Product Hero #34 — Jéssica Seixas

"Gerenciar um produto é construir algo que os clientes amam e ainda assim faz sentido para o negócio"

Arthur Castro
Product Arena
8 min readJul 13, 2021

--

Ada Lovelace, primeira programadora do mundo.

Olar!

Chegamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

O último foi Franks Freitas, Product Manager do Nubank, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

JÉSSICA SEIXAS

Jéssica é carioca, já quis ser cientista e atualmente é Group Product Manager no Banco Pan. Formada em publicidade, fez MBA em gestão da Tecnologia da Informação e mora em São Paulo há 3 anos.

Começou a carreira em Produto na Gazeus Games, onde ajudou na criação de mais de 20 jogos. Depois passou por empresas como Concrete Solutions, PagSeguro, SumUp, participando da criação de contas globais em dólar, apps de cartão de crédito, plataforma de parceiros e muito mais.

Como você virou um Product Manager?

Quando eu tinha 15 anos, eu decidi que seria cientista. E aos 17 anos, ingressei em Ciências Biológicas e logo percebi que eu gostava mais de gerenciar e organizar os eventos da faculdade do que a rotina de laboratório. Foi aí que decidi mudar para Comunicação Social — Publicidade, e logo no primeiro período eu entrei num estágio de produto. Eu buscava algo que me conectava de alguma forma com a ciência e também com assuntos que me interessavam.

Óbvio que eu não sabia a fundo do que se tratava, mas achei interessante porque era para ajudar a construir aplicativos de jogos, no qual eu sempre fui muito usuária. Durante o período do estágio, entendi melhor do que se tratava e junto com a empresa, passei por transformações ágeis e então, me tornei Product Owner (após um tempo como analista de produto júnior). Ao passar dos anos e com experiências distintas, naturalmente me tornei Product Manager.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Normalmente eu falo que trabalho organizando a criação de aplicativos e sites. E aí, se eu tiver um tempo a mais, eu explico que na criação de apps e sites, precisamos estudar o que pode entrar de novo, acompanhar os resultados, entender como está sendo o uso, etc…

Se tivesse que explicar o que é gerenciamento em um tweet, como explicaria?

Gerenciar um produto é construir algo que os clientes amam e ainda assim faz sentido para o negócio.

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Começo meu dia no final do dia anterior, olhando a minha agenda do dia seguinte, organizando os convites de reuniões e planejando o que preciso resolver. Isso inclui atualizar meu kanban e anotar coisas importantes que não posso esquecer (para de certa forma, me desconectar das mil coisas do dia a dia).

E começo meu dia olhando o que planejei no dia anterior. Dou uma olhada em algumas métricas importantes dos produtos e do negócio, converso com bastante gente, principalmente stakeholders, faço 1:1 com PMs para ajudar a direcionar os produtos e carreira, estudo o mercado, leio sobre regras bancárias e sistema financeiro no geral, participo de reuniões mais estratégicas, ajudo a resolver impedimentos para os times, etc…

E claro, uma fração do meu tempo é direcionada a enviar memes e rir de coisas banais com meus colegas de trabalho (isso inclui liderados, pares e líderes). Não dá pra não levar as coisas de forma leve e descontraída.

#PausaProJabá

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de um Product Manager? Se liga nas datas dos próximos cursos:

Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares

Dias 2, 3, 4 e 5 de Agosto: INSCRIÇÕES AQUI

Tecnologia para PMs e UX Designers, com Mauricio Brizoti (COMEÇA HOJE!)

Dias 13, 15, 20, 22 e 27 de Julho. INSCRIÇÕES AQUI

Métricas de Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves

Dias 16, 17, 18 e 19 de Agosto: INSCRIÇÕES AQUI

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier

Dias 24, 26, 31 de Agosto e 02 de Setembro: INSCRIÇÕES AQUI

leitor do mobilinks tem 10% de desconto usando o cupom “mobilinks

e para mais infos e ver a agenda completa, só mandar um alô pra gente! 😉

Qual o momento do produto que você gerencia?

Estamos vivendo uma fase bem legal aqui no Banco Pan, com um crescimento exponencial de clientes, produtos e serviços. Quase todos os produtos que lidero estão em uma fase inicial, no processo de definições iniciais, descobertas e desenvolvimento.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Ultimamente 50% da minha leitura tem sido através de newsletters. Sigo algumas pessoas importantes e é uma maneira fácil e simples de me manter atualizada. E a outra metade é lendo livros. De vez em quando escuto uns podcasts e assisto vídeos no youtube (principalmente do Mind the Product e Product Tank). Seguem minhas dicas:

  • Newsletters/Medium must-read:

Product Management:

Business, tecnologia, mercado e afins:

Podcasts:

Qual seu tipo de Product Manager?

Sou generalista e comunicativa. Gosto muito de aprender sobre qualquer tema. E também bastante energética, que já chega fazendo amizades, marcando happy hour (quando dava) e criando laços importantes. Me sentir conectada às pessoas é fundamental para mim.

Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?

Poderia citar falhas nos produtos (entregar produtos sem valor, por exemplo). Mas na verdade, acho que a minha maior falha foi ser impulsiva e não me comunicar empaticamente em alguns momentos da minha carreira. Aprendi e aprendo diariamente a sempre entender o lado do outro e que independente da situação, a gente nunca sabe o que o outro está passando. Respire fundo e seja gentil.

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

Seja apaixonada por resolver problemas. É o que você vai pensar e fazer na maior parte do seu tempo. Em seguida, estude sobre o que faz uma Product Manager e porque esse papel existe. Se você se encaixar nisso, faça um curso online (tem para todos os bolsos, Product Arena, Coursera, PM3, Tera…) para entender os conceitos básicos importantes e peça ajuda para outros PMs para estudar o mercado. Aplique os conceitos aprendidos na sua carreira, ela será seu primeiro produto.

Ah, nunca tente aprender tudo de uma só vez, isso nunca dará certo. Priorize e respire fundo, nem quem está nessa área há anos sabe tudo. Define sempre o seu objetivo, valide hipóteses e soluções. E por último, faça networking e compartilhe seu conhecimento.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

  • Notion para tudo (gestão do tempo, atividades, documentações, rascunhos, ideias, etc). Eu já uso há anos e tenho um bom histórico de tudo, isso me ajuda a economizar tempo em algumas situações em que preciso usar algum material já criado anteriormente. Ou quando não consigo sair da página em branco. Releio o que já fiz antes e sempre surgem novas ideias.
  • Google Docs
  • Miro
  • Favoritos do Chrome (eu tenho uma pasta com mais de 300 links e referências, já favoritado e categorizado)

Qual é sua super heroína favorita?

Serve mulheres que trabalham no mercado de tecnologia?
De acordo com essas pesquisas, somos apenas 25% no mercado e mulheres ocupam apenas 10% dos cargos executivos (c-level). Sem contar que 20.4% das mulheres acima de 35 anos continuam em posições junior, em contraste com 5.9% dos homens. Ainda existe muita disparidade.
Então, acredito que trabalhar, estudar e crescer profissionalmente num mercado predominantemente masculino é um baita desafio e nos torna cada dia mais fortes, resilientes e super poderosas.

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Gerenciar viagens. Eu AMO organizar todos os detalhes, coloco em pastas, salvo mapas no Google Maps, pesquiso e estudo a história local, etc…

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Amo skincare (como uma boa generalista curiosa, estudo a fundo todos os detalhes dos componentes químicos, reações… quando percebo, tô lendo artigo científico do uso da tretinoína na pele hahaha). E meu lado nerd grita quando sai um novo jogo pro Switch, ou quando vou praticar Arco e Flecha. Ou quando leio Schopenhauer e Nietzsche.
Ahh, tem um tweet que me define. Como uma boa carioca, eu também tenho a habilidade da gambiarra comunicativa, eu consigo falar praticamente de todos os assuntos possíveis, mesmo sem saber de forma aprofundada.

Um produto/serviço que você é fã e não vive sem

Notion. Uso pra tudo, vida pessoal, profissional, social.

Suas considerações finais

Obrigada Arthur pela oportunidade e também você que está lendo pelo seu tempo. Espero que tenha tido algum insight legal.

E meu lema sempre será uma frase que li no User Story Mapping, do Jeff Patton:

“Remember: at the end of the day, your job isn’t to get the requirements right — your job is to change the world.”

Meu trabalho no final do dia nunca é só fazer um produto certo. É mudar o mundo, mesmo que seja o mundo de alguém.

Se quiser trocar mais ideia com a Jéssica, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu