Product Hero #33: Franks Freitas

"produto é a pessoa responsável por direcionar profissionais de diferentes áreas para um mesmo propósito que resolva a dor de alguém e que contribua com a empresa a ganhar dinheiro"

Arthur Castro
Product Arena
7 min readMar 5, 2021

--

Cena do filme Pantera Negra (Foto: Divulgação)

Olar!

Chegamos com mais uma entrevista pro Product Heroes, a série do Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

A última foi Silvia Machado, diretora de Produtos digitais da Jüssi, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Franks Freitas

Cria de São Paulo, Franks tem 29 (óia os 30 chegando ai!) e é formado em Adm pela FIAP. A primeira experiência dele com produto foi numa LegalTech onde cuidava de 3 produtos.

Depois foi responsável pelo app da CVC, e atualmente é Product Manager do Nubank, cuidando das jornadas de entrada de dinheiro.

Como você virou um Product Manager?

Eu sempre digo que foi algo meu natural para mim me tornar PM, pois fiz uma graduação de administração com ênfase em TI pq sempre gostei muito de tecnologia e queria trabalhar com isso, em umas das empresas que eu trabalhei, eu fui da área de suporte técnico por um tempo onde eu tive muito contato com o time de desenvolvimento o que me deu certo conhecimento técnico e por fim entrei no mundo do design pois queria aprender coisas novas e com isso acabei fazendo Gama Academy, sai de lá querendo ser UX Designer porém todas as vagas que eu via pediam UI (e não sei nada disso)… Aí comecei a ver as vagas de Produto e vi que tinha mais a ver comigo, pois tem aquela famosa imagem de para ser um bom PM tem que conhecer de Negócio (coisa que a faculdade me deu), Tecnologia (coisa que o tempo de suporte me deu) e Design (coisa que o os cursos me deram) e foi assim que eu cai nesse mundo.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Depende para quem eu explico.

  • Para minha avó: "trabalho com computador",
  • Para meus pais: "trabalho com tecnologia",

Mas para as pessoas mais da nossa idade eu costumo falar assim “sabe o Uber, então quando eles vão lançar uma funcionalidade nova como por exemplo agendar corrida, eles precisam entender se as pessoas vão usar, quando de dinheiro vai trazer, como vai ficar no app, como vai ser o design, e cada pessoa faz isso, mas precisa de alguém para ser responsável para juntar e alinhar tudo isso, é isso que eu faço”

Se tivesse que explicar o que é gerenciamento em um tweet, como explicaria?

"A pessoa responsável por direcionar profissionais de diferentes áreas para um mesmo propósito que resolva a dor de alguém e que ajuda a empresa a ganhar dinheiro"

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Para mim é difícil falar de quando se é PM, mas geralmente eu utilizo a parte da manhã para dar uma olhada nas principais métricas do meu produto, preparei um doc onde contém informações relevantes como os OKRs da empresa e da BU que eu faço parte e também para dar uma olhada nas atividades que estão em desenvolvimento. Dependendo do dia começo a planejar a semana seguinte, maaas, no período da tarde geralmente sou tomado por reuniões.

#PausaProJabá

Quer saber mais sobre gerenciamento de produto e como é o dia a dia de uma pessoa que é Product Manager? Se liga nas datas dos próximos cursos:

Product Manager, com Arthur Castro e Horácio Soares

Dias 5, 7, 12 e 14 de Abril INSCRIÇÕES AQUI

Métricas para Produto, com Horácio Soares e Gustavo Esteves

Dias 8, 9, 10 e 11 de Março. INSCRIÇÕES AQUI

Product Discovery, com Rafael Louzada e Rafael Xavier

Dias 22, 24 e 25 de Março. INSCRIÇÕES AQUI

e para ver todos cursos, clique aqui

**leitor do Product Hero tem 10% de desconto!

Qual o momento do produto que você gerencia?

Growth! Sou responsável pelas jornadas de entrada de dinheiro no Nubank, com o recente lançamento do Pix, já dá pra imaginar o quanto de coisas temos para fazer, né?

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Procuro sempre ler uns artigos no Medium na hora do almoço também, mas tirando o Product Arena, não sigo nenhum blog específico.

Quando era possível frequentava muitos Meetups e eventos da comunidade, porém agora com a pandemia dei uma boa diminuída com tudo isso.

Eu lia muito livro, então todas aquelas listas de “X livros que todo PM” tem que ler, eu já devo ter lido uns 70%, então vou listar o top7:

  • Design Thinking
  • INSPIRED: How to Create Tech Products Customers Love
  • Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.
  • A Lógica do Consumo: Verdades e Mentiras Sobre por que Compramos
  • Jobs to Be Done: A Roadmap for Customer-Centered Innovation
  • Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster
  • Crossing the Chasm, 3rd Edition: Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream Customers

Qual seu tipo de Product Manager?

Acho que até pela minha jornada e pra um PM que tem que flutuar entre diversas áreas, sou do tipo generalista que consegue conversar e tem conhecimento em várias áreas.

Qual foi sua maior falha? E o que você aprendeu com ela?

Me apaixonar por uma ideia/funcionalidade.

Lá no meu começo, por achar que sabia bastante do negócio, tinha certeza que determinada funcionalidade resolveria o problema do usuário. Fiz de tudo para essa funcionalidade ser implementada, e por conta da empresa ser pequena essa "forçação de barra" foi um pouco mais fácil. Obviamente a funcionalidade não performou bem, né?

Meus aprendizados foram: "se apaixone pelo problema, não pela solução". Já tinha visto isso nas minhas leituras, porém na teoria a prática é outra né? E talvez esse foi meu principal aprendizado. Também comecei a buscar mais dados para poder validar minhas ideias, e até mesmo apresentar mais meu racional para o time e stakeholders para trazer eles pra mais perto.

Por último, mas não menos importante, aprender a ter pequenas entregas de valor, o famoso "MVP". O mais engraçado é que isso são "coisas básicas" de qualquer PM (ou deveriam né?) mas no começo de carreira é assim mesmo. Essa falha me ajudou muito a começar a melhorar como profissional e ter outros pontos de vista, e na real, foi a melhor falha que eu poderia ter.

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

  • Consumir muito conteúdo é a primeira: blog, medium, eventos online (Product Arena, Product School e outras tem muito conteúdo grátis).
  • Para quem quer mudar de empresa buscar nas suas experiências atividades que você desempenhou que são do escopo de PM e montar um storytelling para mandar bem nas entrevistas;
  • Buscar por vagas de PO, muitas empresas confundem as duas posições;
  • Usar muito bem seu linkedin, adicionar as referências de produto e chamar para trocar ideia (eu mesmo fui almoçar com o Arthur uma vez, e tem vários outros profissionais que são abertos e disponíveis pra isso).

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

  • Jira (para gestão do backlog)
  • Slack (para todas as comunicações — Nubank não utiliza email!)
  • Meet e Zoom (para video chamadas)
  • Trello (para organizar o que eu preciso fazer)
  • Miro (para dinâmicas e whiteboardings)
  • Drive (para documentação)
  • BigQuery (para pequenas análises e consultas)
  • Looker (para visualização das métricas)
  • Amplitude (para analisar compartimento dos usuários no app)

Qual é o seu super herói favorito?

Essa é fácil: o Pantera Negra! Pois por tudo que ele representa para o povo negro e é um rei e um super héroi, mora no país mais tecnologico e o melhor, esse pais fica na Africa e tem toda a ancestralidade presente na historia dele.

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Não sei se chega a ser um super poder, porém eu sei dançar muito bem, já ganhei algumas competições (e até uma competição de sarrada no ar 😅)

Um produto/serviço que você é fã e não vive sem

Eu gosto muito do Kindle, embora eu não esteja lendo tanto nessa pandemia. Foi uma das melhores aquisições que eu fiz no passado, o produto e serviço da Amazon são fantásticos, principalmente o Kindle Unlimited.

Suas considerações finais

Eu já acompanho vocês há um tempo e sempre foi meio que um sonho participar do Product Hero, eu sempre fiquei imaginando minhas respostas, por isso foi fácil respondê-las. Quando o Rafa me chamou para participar do “Como virei um produteiro” já me senti muito lisonjeado, agora com esse convite sinto que estou no caminho certo. Muito obrigado Arthur!

Se quiser trocar mais ideia com o Frank, chama ele lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu