Product Hero #37 — Josenildo Amorim

"as pessoas de produto devem ter um olhar crítico, analítico e principalmente: descobrir a dor do cliente e fazer ela sumir"

Arthur Castro
Product Arena
8 min readOct 21, 2021

--

Olar!

Olaaaar e bem-vindo ao medium da Product Arena! Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes! 🤓

A série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

A última Hero foi a Mariana Urrutia, Product Manager do PicPay, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Josenildo Amorim

Josenildo é carioca, trabalhou por quase 8 anos como QA, onde organizou por um tempo o Agile Testers, e também meetups de QA pelo Rio junto com a Samanta Cicilia, além de palestrar em eventos como TDC e Minas Testing Conference. Até num dos bate-papos da Product Arena sobre testes, ele participou.

Ai veio o mundo de produtos (e lááá em 2019, participou de uma das turmas presenciais do workshop de Produto da Product Arena). Desde então, trabalhou em empresas como Wirecard, Clickbus, Locaweb e atualmente é Product Manager na Farfetch, em Portugal.

#JABÁ — Arena Sessions!

Vamos comemorar os 5 anos da Product Arena, em grande estilo: de 8 a 12 de novembro, se prepare!

  • 5 dias de evento
  • mais de 20 palestrantes
  • mais de 15 horas de conteúdo exclusivo.
  • Palestrantes confirmados de empresas como PicPay, iFood, daki, Loft e muitas outras.

E ainda tem camiseta da Product Arena, kit dos cards de produto e muito mais! Tá afim de participar?

CLIQUE AQUI para se inscrever! 🤓 (O primeiro lote já tá esgotado!)

Como você virou Product Manager?

Por quase 8 anos, desde o primeiro estágio, eu trabalhei como QA. Chegou um certo ponto em que a automação de testes entrou em alta e não me via indo por essa vertente mais técnica, muito voltada para desenvolvimento e código. Quando entrei na Concrete em 2016, tive meu primeiro contato com esse papel de produto e tive a chance de participar de um Product Discovery que foi divisor de águas na minha carreira. Ver aquilo tudo acontecer e ver a pessoa de produto orquestrando todo aquele movimento me fez ter a certeza de que era isso que eu queria fazer. Então comecei um processo de mentoria com a Andressa Chiara, que era a pessoa de produto do time, que me ensinou muita coisa e desde então estou nessa caminhada aprendendo cada vez mais.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Olha… não é fácil viu? Nem meu marido consegue descrever bem o que eu faço até hoje! Eu tento dizer de uma forma mais lúdica e simplista, mostro geralmente os sites das empresas que trabalho e digo que ajudo a construir aquilo que eles estão vendo, que trabalho em uma das equipes por trás daquele site. Acho que se eu entrar em muitos detalhes eles se perdem hahaha 🤷‍♂

Gerenciamento de Produto em um tweet:

Criar pontes para pessoas se comunicarem. Ter um olhar crítico e analítico, estar ligado no que está acontecendo no seu mercado e a oportunidades. E principalmente descobrir a dor do seu cliente e fazer ela sumir.

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

A agenda é cheia né? Por esse ponto acho que nem preciso passar porque todos nós sabemos que temos várias reuniões durante o dia, sejam de alinhamentos, cerimônias, definições estratégicas… são muitas!

Mas quando não estou em nenhuma reunião eu estou sempre olhando o backlog, as métricas dos meus produtos (minha parte favorita!🤓), atualizando as demandas, tirando dúvidas dos times que atuo e fazendo algum trabalho de benchmarking ou discovery com os designers.

Qual o momento do produto que você gerencia?

A mil por hora! Nossa ferramenta é voltada para o público B2B e digo que estamos expandindo muito, tanto nessa vertente como também internamente para o marketplace. Estamos num momento de unificar as soluções, de forma que tanto nosso marketplace como os parceiros possam ter a melhor experiência possível. E tá sendo super desafiador e gratificante pra mim.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Ultimamente tenho procurado muito conteúdo sobre discovery, então ninguém melhor que a Teresa Torres pra falar sobre isso. Inclusive estou lendo o livro dela, Continuous Discovery Habits, que super recomendo!

Para além disso, também acompanho sempre meus queridos amigos da K21, o podcast deles Love the Problem é um dos meus favoritos; e também recomendo muito o podcast Produto pelo Mundo, que dá uma ótica muito interessante de como é ser PM em empresas referências pelo mundo afora, e lógico, o Mobilinks e as entrevistas do Product Hero da Product Arena.

Qual seu tipo de Product Manager?

Eu diria que o background de QA me ajudou a ser muito analítico. Então eu sou muito voltado para métricas, dados, resultados. O que vou entregar vai afetar que KPI, que OKR, vai mexer em qual indicador da empresa? O que estamos contribuindo para o sucesso da empresa, do meu cliente? Gosto muito dessas perguntas e fico muito feliz de ver essas alterações positivas se entrego uma feature ou produto de sucesso.

Acho que além disso, o background também me ajudou a ter ali uma pontinha técnica. Eu não acho que seja essencial para ser PM, mas que ajuda muito na hora de entender o que está acontecendo no dia a dia das entregas e a se comunicar de maneira efetiva com os times de desenvolvimento, ajuda e MUITO. Não custa nada dar uma lidinha melhor sobre o que são APIs, por exemplo, né pessoal?

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Eu reconheço que no começo da minha jornada como PM eu fui muito intransigente com várias situações e pessoas. Eu tinha uma visão de que eu deveria defender o time e o backlog priorizado com unhas e dentes, e tudo que viesse de fora era uma ameaça. Não preciso dizer que isso me custou caro. Precisei aprender muito a ser mais conciliador, aberto a sugestões e a mudanças, e principalmente a maior das skills de um PM a meu ver: negociação. Negociar com stakeholders, com os times, com clientes… Grande parte do nosso trabalho é estar constantemente conversando e negociando com diversas áreas, então com certeza me comunicar melhor e baixar minha bola foi o que mais aprendi.

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

O fato de passar um processo de mentoria me ajudou muito a lapidar habilidades e aprender com o erro de forma segura. Então se eu posso sugerir algo é que, se você puder, procure uma pessoa de produto pra te mentorar. Além disso, muita leitura de conteúdos já recomendados como Marty Cagan, Teresa Torres, Roman Pichler e também acrescento ai a minha amiga e mentora Andressa Chira, que já tem 2 livros excelentes lançados.

No youtube também tem diversos vídeos de grandes eventos de produtos totalmente gratuitos. Já vi vários do Mind the Product e do ProductCon.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

A Atlassian é quase 50% do meu leque de ferramentas! haha

O JIRA no topo da lista como a ferramenta número 1 do meu dia a dia. Lá que gerencio meu backlog, meu roadmap. Além disso tem o Confluence pra gerenciar documentação, o Trello para organização pessoal do que preciso fazer e falar com as pessoas (eu tenho uma memória bem ruim pra um PM, então anoto tudo). Também uso bastante Slack pra me comunicar com todos diariamente, o Miro para facilitar reuniões e dinâmicas com as equipas e o Figma pra acompanhar como estão os wireframes com as equipas de design. E ah, definitivamente a Gsuite inteira que não vivo sem!

Qual é o seu super herói favorito?

os super-heróis favoritos do josenildo ❤

Durante grande parte da minha vida foi o Batman. Mas depois cresci e vi que prefiro admirar as pessoas reais, então hoje posso dizer que meus super heróis favoritos são minhas avós e meus avôs, vieram do interior sem nenhum estudo, criaram suas famílias sem nenhuma instrução e deram oportunidades a eles de estudar, crescer e consequentemente, a mim também. Então tudo o que eu conquisto hoje é por consequência do esforço deles. Eu os amo de paixão!

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Eu gosto de conciliar. Não tenho aversão a conflitos, até porque não fujo deles quando aparecem, mas eu prefiro a satisfação dos momentos de paz. Gosto de ver as pessoas ao meu redor bem, chegando a um acordo, concordando no que seja possível, então sempre que posso faço um meio de campo para conciliar duas partes, duas pessoas

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Eu uso sempre esses espaços pra me afirmar como uma pessoa LGBT. Estamos em uma realidade de constante evolução nos direitos LGBTs e ainda temos um caminho a percorrer em questão de diversidade nos ambientes que estamos, principalmente se tratando de pessoas Trans. Então sinto que é importante usar esse espaço pra dizer a outras pessoas LGBTs que estamos aqui, que esses lugares também nos pertencem, e que não desistam! Somos capazes. Procurem suas redes de apoio, se ajudem. E contem comigo.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Google Maps! Me mudei a pouco aqui pra Portugal e tem sido minha ferramenta essencial pra circular pela cidade, saber qual transporte pegar, pegar dicas de restaurantes, bares, lojas. Tem sido meu melhor amigo nos últimos meses.

Suas considerações finais

Fiquei muito feliz pela oportunidade de escrever aqui. Eu me sinto ainda muito cru na minha jornada, mas esses convites me dão a validação que eu preciso pra continuar em frente. Tenho admiração enorme pela Product Arena, já participei de mesa redonda antes como QA, já fui aluno e agora estou aqui compartilhando conhecimento também como PM. Se posso deixar aqui um recadinho, digo para darmos mais espaço para pessoas juniors/iniciantes. Eu fiz transição de carreira porque alguém acreditou em mim sem experiência alguma. Então adote um iniciante, um dia ele vai ser um sênior incrível.

Se quiser trocar mais ideia com o Josenildo, chama ele lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu