Product Hero #38 — Gabriel Breves

“Create the things you wish existed”

Arthur Castro
Product Arena
8 min readJan 28, 2022

--

Olar!

Olaaaar e bem-vindo ao medium da Product Arena! Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes! 🤓

A série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

O último Hero foi o Josenildo Amorim, Product Manager da Farfetch, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais um Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Gabriel Breves

Breves é de Volta Redonda, interior do RJ. Se formou em marketing e começou a jornada produteira em uma consultoria de marketing, criando alguns produtos que deram bem errado e ajudaram ele aprender um monte.

Depois disso, passou por Stone, PicPay e hoje é Group Product Manager na TC, auxiliando a tribo de “Novos usuários” responsáveis por introduzir o usuário em uma jornada de investimentos, seja ele com o conhecimento alto ou inexistente. Além disso, é um dos hosts e fundador do Papo de Produto, um dos podcasts mais escutados do Spotify na categoria Tech.

Como você virou Product Manager?

Foi absolutamente do nada. Eu tinha acabado de vender um empreendimento (talvez possamos dizer que eu fiz um exit hahaha), e nesse período eu conheci o dono de uma empresa que trabalhava com marketing e estava criando uma área de consultoria de software, por já ter sido gerente em uma outra empresa, ter formação em marketing e ter vendido uma empresa, esse cara achou que eu seria uma boa pessoa para ajudar a estruturar a área de produtos/projetos e ser o PM número 1.

Foi uma oportunidade muito boa, pois eu tive que aprender do dia pra noite o que era daily, o que era kanban, refinamento e por aí vai. Tivemos muita autonomia para lidar com os dois produtos que atendemos pois a empresa era sócia, um deles foi um completo fracasso, mas de uma forma egoísta para mim foi muito bom, pois me ensinou muito de que não se cria produto com base em achismo.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Ninguém entende nada, mas a gente sempre tenta né? Eu costumo dizer que trabalho com aplicativos. E que cada um é um produto com inúmeros produtos dentro de si. Dou o exemplo simplista do Nubank e PicPay que são bem conhecidos, digo que eles são um produto, e as funcionalidades lá dentro como: Cartão de Crédito, Empréstimo, e Extrato são produtos que possuem times responsáveis por aquilo, olhando para como aquilo gera mais satisfação para os usuários e resulta em mais grana pra empresa.

Gerenciamento de Produto em um tweet:

A gente não liga para produtos, a gente liga para que os nossos problemas sejam resolvidos por soluções inovadoras, baratas e práticas. Por isso existe a gestão de produtos nas empresas que consumimos ou utilizamos o serviço.

#JABÁ

Bora começar 2022 incrementando o cinto de utilidades de produto? 🤓 Então se liga na data dos próximos cursos:

dias 7, 8, 9 e 10 de fevereiro de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

dias 7, 8, 9 e 10 de fevereiro de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

dias 14, 15, 16 e 17 de março de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

leitor do producthero tem 10% de desconto em TODOS os cursos já aplicado no link

Qual é sua rotina diária como Product Manager?

Em grande parte do tempo com ligações, com as pessoas Product Managers que trabalham comigo, com os stakeholders, diretoria e obviamente, nossos usuários.

Uma das coisas que também faz parte da minha rotina é acompanhar os dados dos produtos que estão sob a minha gestão, entender se possuem algum gap não mapeado, se tem alguma coisa alarmante e etc.

No meu dia a dia eu gosto muito de ter o controle das milhares de coisas que aparecem no decorrer do dia, por isso invisto o meu tempo em tornar essas coisas tangíveis em um Kanban pessoal, onde relato conversas, tarefas que preciso realizar e até memes que eu preciso enviar.

Qual o momento do produto que você gerencia?

Atualmente a nossa tribo está responsável por uma jornada, isso quer dizer que não temos o controle de uma área muito bem determinada ou de uma “caixa” em que podemos dizer: “hey, este é o nosso produto”.

Além disso, ela é nova, tem apenas 2 meses de existência. Isso tudo acaba sendo desafio muito legal, pois além de ter muita expectativa, vejo muita oportunidade pois hoje olhamos para um problema latente e que ainda não estava sendo visto na empresa.

E também traz alguns desafios, por que a empresa não estava acostumada a trabalhar dessa maneira de olhar o produto por Jornada, portanto temos muitos alinhamentos a serem feitos para qualquer construção que formos realizar.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Eu busco inspiração em pessoas. Por já ter um pouco de prática e cara de pau, que o Papo de Produto me proporcionou, eu saio abordando pessoas que compartilham conteúdos interessantes, que palestram em eventos para aprender mais e tirar as minhas dúvidas.

Eu gosto muito de olhar para fora também, ambientes que possuem mais maturidade de produto, que possuem mais estrutura, tento entender como fazem para fazer uma “gambiarra” e ver se encaixa no meu contexto hahaha

Qual seu tipo de Product Manager?

Eu diria que prático. Como product manager, somos contratados para explorar problemas e soluciona-los, independente da maneira… mas que seja direcionada ao atingimento dos objetivos setados pela empresa. Portanto, para mim o PM que tem esse modo de pensar, que trabalha esse feijão com arroz bem, qualquer outra qualidade ou skill é um plus!

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Poderia citar alguns produtos que deram errado, por diversos motivos, como o Mutt que cheguei a comentar anteriormente, pois foi um produto criado de forma “stakeholder centric”, e que pela minha falta de maturidade deixei levar e criamos algo que ninguém queria usar. 6 meses de desenvolvimento para entendermos que não tínhamos aderência ao mercado, não tínhamos um diferencial competitivo e nem robustez para construir um produto que tivesse relevância frente a concorrência.

Aprendi que não devemos criar nada atoa, desenvolvimento de produto é coisa séria e coisa cara. Uma squad custa mensalmente alguns milhares de reais, não vale a pena construir coisas com base no achismo e cruzando os dedos — mesmo que o CEO diga que sim. Faz bem questionar, desde que você esteja embasado e saiba ir atrás dos por quês corretamente.

Suas dicas pra quem quer ser um Product Manager

  • Comece conversando com pessoas de produto, entenda a área, os desafios, prós e contras;
  • Antes de comprar um curso, bootcamp, pós, consuma os conteúdos gratuitos, como podcasts e artigos. Com os aprendizados você vai conseguir planejar melhor seus investimentos para se aprimorar.

Ah! Eu publiquei uma série de dicas no LinkedIn que teve mais de 100 comentários e recebi alguns feedbacks positivos sobre as dicas. Então, tá aqui o link.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

Além dos básicos como Jira, Confluence, Slack, Looker, e etc. Dois que utilizo muito são:

  • Notion: onde aplico meu kanban de tarefas pessoais e documento as coisas do meu dia a dia;
  • Miro: onde rabisco, rascunho ideias, fluxos, estratégias, consolido informações e etc.

E por último e não menos importante: Google Slides, me ajuda muito a tangibilizar ideias de forma sucinta.

Qual é o seu super herói favorito?

Não é necessariamente um super herói, mas é um personagem de vídeo game em que eu me identifico bastante, se chama Arthur Morgan de Red Dead Rendemption 2, por mais que seja num contexto de fora da lei, e esteja mais para um anti-herói, ele é aquele protagonista que tá sempre buscando o bem estar das pessoas que estão com ele.

Enquanto não está a assaltar comboios e a fugir da lei, está buscando fornecer ao grupo os recursos necessário e comida. É varias vezes colocado como o mediador nas disputas entre os membros da gangue, mesmo quando não está envolvido nelas. Sabe aquele tipo de líder que não precisa do título para ser visto assim?

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Ajudar. Puts, pensa numa pessoa que gosta de se enfiar num problema e ajudar as pessoas que amo. Tá precisando de uma mão na mudança, me chama. Tá precisando organizar as contas? Bora montar uma planilha. Quer organizar uma festa? Passa a lista que já tô indo no mercado comprar as coisas.

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Eu sou um eterno curioso, então se você curte bater um papo, comer churrasco e tomar uma cerveja. Eu sou dessas pessoas, que com uma boa comida e uma boa prosa é capaz de perder horas — falando desde carros, viagens, esportes, estoicismo, vida, negócios e até sobre o por que da nossa existência.

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Google. Grande porcentagem das coisas que aprendi não só em produto, mas na minha vida são provenientes dessa ferramenta de busca. O conhecimento está em nossas mãos, é só buscar.

Suas considerações finais

Cara, eu fiquei felizão de participar do Product Hero, é quase uma entrevista do Jô, só que da comunidade de produtos hahahaha. Fiquei feliz de compartilhar coisas além da minha vida de produteiro, acho que isso é muito legal de ser feito… por que no final das contas, apesar de passarmos muito tempo no trabalho, o que somos além dele? Somos muita coisa além disso!

Espero que tenha sido útil pra alguém, abração pra você Arthur, tamo junto!!!

Fica aí uma frase pra fechar, que eu tenho tatuada inclusive:

“Create the things you wish existed”

Se quiser trocar mais ideia com o Breves, chama ele lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu