Product Hero #39 — Letícia Moschini

"A prática é ainda muito melhor que a teoria"

Arthur Castro
Product Arena
6 min readFeb 14, 2022

--

Olar!

Olaaaar e bem-vindo ao medium da Product Arena! Sou o Arthur Castro e trouxe mais uma entrevista marota com Product Heroes! 🤓

A série da Product Arena onde entrevistamos verdadeiros heróis e heroínas que ajudam a criar produtos incríveis no Brasil e no mundo!

O último Hero foi o Gabriel Breves, Group Product Manager da TC, e você pode conferir AQUI! E se você quer conhecer todos outros Product Heroes é só clicar aqui.

Tá na hora de apresentar mais uma Hero. Com vocês…

E pra assinar nossa newsletter, e receber o nosso giro no mundo de produto e tech, é só CLICAR AQUI

Letícia Moschioni

Letícia Moschioni é sócia, CPO e CXO da Mobile2you, mobile-house especializada no desenvolvimento de aplicativos financeiros sob medida, tanto corporativos quanto para startups, que recentemente foi aderida pela Dimensa (empresa em união à TOTVS e B3).

Logo que formou em Administração, Letícia teve um divisor de águas na vida: foi morar nos EUA por 1 ano. Na volta ao Brasil, trabalhou com Customer Success e começou a entender mais sobre o mundo de produtos até chegar na Mobile2you, onde no princípio era responsável por monitorar as redes sociais dos clientes, quando a empresa tinha cerca de 8 pessoas.

Ela sempre falava que um dia a equipe de produto teria um andar só pra eles. Apesar de hoje não ter um andar (trabalho remoto agradece ❤), 6 anos depois e com participação no processo de desenvolvimento de mais de 50 bancos digitais, ela é CPO com uma equipe que conta com 15 profissionais, e se orgulha de ter um time majoritariamente (95%!!!) do gênero feminino, coisa rara no mercado.

Como você virou Product Manager?

Ao estagiar como atendimento ao cliente e marketing para gestão das redes sociais em uma software house, me interessei em descobrir o que empresas em que eu admirava faziam para conceber um produto.

E então, encontrei a Mulheres de Produto, que é uma comunidade que a ajudou fortemente com cursos, livros, meetups e networking.

Como você explica seu trabalho para pessoas normais (como avós, amigos…)

Apesar de sempre falar “trabalho com gerenciamento de um produto” e ninguém entender, eu sempre tento deixar claro que soluciono através da tecnologia a dor de algumas pessoas com aplicativos que otimizem o tempo e experiência das pessoas.

Gerenciamento de Produto em um tweet:

Fazer tudo acontecer da melhor forma, no menor tempo possível.

#JABÁ

Bora incrementar o cinto de utilidades de produto? E ainda com 10% de desconto em qualquer curso? Se liga na data dos próximos:

dias 14, 15, 16 e 17 de março de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

dias 28, 29, 30 e 31 de março de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

dias 11, 12, 13 e 14 de abril de 2022. INSCRIÇÕES AQUI

Qual é sua rotina como Product Manager?

Hoje atuo como CPO, mas acompanho as atividades das POs e Líderes de Produto da equipe. O trabalho é extremamente dinâmico e isso que faz com que a gente se apaixone pelo que fazemos.

Além das atividades comuns de produto, como o “técnico” de estruturação de backlog, cerimônias e etc, o mais apaixonante é remover impedimentos todos os dias e resolver problemas. Afinal, como sempre brinco, não há um problema se há solução. E na tecnologia, para tudo há uma saída. O desafio está em encontra-la!

Qual o momento do produto que você gerencia?

Como a Mobile2you é uma mobile-house, a parte onde há mais concentração é no início dele. Mas, na real a gente acaba participando de todas as etapas pra ajudar os clientes, desde a contratação do produto, concepção de ideias, entendimento de escopo para medir esforços, validação de usabilidade, homologação, sustentação, revisões recorrentes e planejamento de roadmap.

Onde você busca inspiração? (links, blogs, podcasts…)

Sempre gosto de ler livros e podcasts sobre produtos. Um que eu recomendo muito é o Comece pelo porquê, do Simon Sinek. O livro traz as semelhanças e padrões entre os grandes líderes que remodelaram o mundo de maneiras poderosas, com personalidades diferentes e tal.

Além disso, meetups e cursos. Porque são pessoas de diferentes empresas e realidades que vivem a área de produto e enxergam de maneiras diferentes.

Qual seu tipo de Product Manager?

Costumo dizer que para ser PM, é necessário ser “pau para toda obra”. De uma forma geral, não há como se limitar somente ao que o job description diz. O dia a dia de produto é imersão, entender completamente o produto, as pessoas da equipe, o mercado. É estar atento em tudo o tempo inteiro e aberto a mudanças e novas soluções. Um dia você pode cuidar de banco de dados, outro cuidar de um teste, outro rascunhar uma tela, outro falar com cliente, outro escrever uma tarefa, outro documentar um novo fluxo, outro colar post its, e assim vai. É necessário um pouco de tudo!

Qual foi sua maior falha? E o que vc aprendeu com ela?

Minha maior dificuldade de todas sempre foi aceitar os meus erros. Naturalmente, em tempo de aprendizado e conhecimento da área, erramos muito em tentar minimizar as etapas de concepção de um projeto, não conduzir todas as cerimônias, não envolver pessoas necessárias e criar o fluxo com base nas minhas referências, sem validação de ideias. Isso fez com que no início, criássemos vários produtos que apesar de terem potencial, não evoluíram como imaginávamos.

O que aprendi é que apesar de ser uma etapa morosa, a parte de Discovery e a concepção do negócio como um todo é extremamente importante e devemos investir um tempo para consolidarmos o que de fato é uma entrega de valor.

Suas dicas pra quem quer ser Product Manager:

Muitas pessoas me perguntam sobre isso e eu sempre recomendo: mentorias e muito estudo!

Quando quis me aperfeiçoar, fiz todos os cursos possíveis (inclusive os da Product Arena), ia em vários meetups e eventos, assistia vídeos no youtube, lia livros recomendados por amigos, seguia influenciadores nesta área e a Mulheres de Produto, que me ajudou bastante também.

Não é fácil. Requer muito esforço, muitos erros e muita paciência, mas vale a pena e uma coisa é fato: a prática é ainda muito melhor que a teoria, no caso de produto.

Quais ferramentas você utiliza para facilitar seu dia?

  • Jira
  • Trello
  • MIRO
  • Figma
  • Instagantt
  • Slack
  • Keynote

Essas são as principais, mas toda hora tô tentando usar uma nova haha.

Qual é o seu super herói favorito?

Apesar de não ser muito ligada a super heróis, o Hulk é especial. E me identifico porque sempre busco uma força interna em mim para qualquer que seja o desafio, seja ele na vida pessoal ou no trabalho.

Além do gerenciamento de produtos, qual é seu super poder?

Tenho uma forte habilidade, modéstia parte, de lidar com pessoas e influenciá-las. Liderar a equipe de produto hoje é fruto disso.

Ter paciência, força de vontade, querer que todo mundo cresça junto, empatia e principalmente, gostar de ensinar e admirar os que crescem comigo, é realmente meu motivo de iniciar todos os dias.

Fale alguma coisa que gostaria de compartilhar sobre você (ou não né)

Sou uma pessoa em descoberta constante. Hoje eu gosto de algo, amanhã não mais e eu me permito aprender a gostar das coisas. Estou me descobrindo cada vez mais e isso faz com que eu me permita viver coisas que já falei nunca viver/fazer. Adoro falar sobre astrologia, e considero que sou do melhor signo do zodíaco (canceriana romantica e chorona, sim!)

Todo mundo acha que sou fã de fazer exercícios e fitness. A verdade é que eu sou apaixonada por comer! Sair pra jantar, comer uma bela feijoada aos sábados, hamburguer, pizza e japa são meus pontos fracos. Então eu só treino pra comer mesmo.

E tem muita coisa sobre mim ainda, tem coisa que eu sei, e até o que ainda não sei e to descobrindo (haaaaja terapia!).

Um produto/serviço que vc é fã e não vive sem

Sou fã e não vivo sem iFood. Até queria gostar menos, porque né?

Mas produtinhos da Apple também me fascinam: iPhone, Macbook, AirPods e Apple Watch.

Se quiser trocar mais ideia com a Letícia, chama ela lá no LinkedIn.

Curtiu? Não esquece das 👏👏👏👏👏 né? Assim mais pessoas podem ver e interagir com esse conteúdo! 🤓

--

--

Arthur Castro
Product Arena

Founder @ProductArena. Previously led products for millions of users at tembici, Yellow, InstaCarro, Youse, Movile, Dafiti, Turner and Meitu