importância da leitura

Liliane Wanessa
Projeto Montag
Published in
6 min readNov 1, 2017

oi seja bem vindo!

Ler é importante e quando você entra na faculdade isto fica mais evidente. Logo no primeiro período o (a) professor (a) pedi para fazer uma resenha crítica (um tipo de texto). No meu caso as aulas tinha começado apenas há duas semanas e nunca tinha ouvido falar disso, para mim resenha era mangar (rir) dos outros. Porém logo entendi que para fazer a resenha que professor da cadeira de filosofia pediu, para quem não sabe a matéria na faculdade chama - se cadeira, eu precisaria ler. E no momento tratava se de ler o capítulo 1 do livro Paideia e resenha lo. Tinha cerca de 100 pessoas na sala e toda pessoa que lhe achava difícil compreensão de tanta as pessoas falaram professor deu um mês ou quase um meses, não lembro direito, e adivinha que foi a aluna que foi fazer dois dias antes da entrega (eu), não se preocupe eu mudei, virei uma estudante, quando eu peguei o capítulo para ler adivinha que aconteceu? Eu não tive dificuldade de entender, ou seja, de cerca de cem pessoas eu entendi de primeira, mas por que será?

Vamos para teoria:

Meus colegas de escolas diriam porquê eu sou do contra . Porém eu tenho outra hipótese eu costumo ler bastante e os livro que não são de fácil compreensão, como por exemplo Noite na taverna entre outros, e além disse eu gosto de ler e quando vou ler algo já leio com curiosidade e tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, sem saber é claro, o capítulo que eu precisa resenhar tem vários exemplos com a mitologia grega e sabia bastante porquê tenho um livro de mitologia que ganhei de presente de aniversário, atrasado mas ganhei, do meu professor de português/redação/literatura, beijo meu querido e novamente obrigado pelo presente, Observação: não é mesmo professor de Português que falei na última postagem. Caso você queira ver depois de ler esta aqui esta o link:

https://medium.com/projeto-montag/como-fazer-um-poema-89eb735f929a

Voltando para o assunto foi pensando nessa parte da minha história da minha vida que decide falar sobre motivos/benefícios da leitura.

1 Descobrimento de novas palavras:

Vou citar outro exemplo na minha vida. Minha tia deu me três livros de Machado de Assis. Todo mundo que já pegou algum livro de Machado de Assis sabe que o livro tem palavras esdruxulas que tem que ser rebuscadas no dicionario senão você não entende patavina. Não precisa falar eu exagerei, mas de qualquer essas palavras que não fique com preguiça de procurar agora fazem parte da minha. Elas não estavam ali para atrapalhar leitura elas tinha um motivo para estar ali e só descobri quando peguei o dicionario que agora é meu amigo intimo que me fez descobrir que possível se deleitar com descoberta de uma nova palavra. Meu coração fica pusilânime (palavra que aprendi com Machado de Assis) toda vez que prima me pede o dicionario emprestado.

2 Descobri novos ou diferentes pontos vistas:

Recentemente eu li um livro,chama-se O homem Bicentenário, que levantou uma importante questão será se um robô tiver sentimentos, se parecer com um humano, se conseguir cativar e criar amizades sera que isto não o torna humano?. O melhor da historia personagem principal é o robô. Então pode ver estão questão não só lado do ser humano, pelo lado do robô também. E pode formar a minha também. E levanto a seguinte questão será que nós já não estamos fazendo isto tornar humano as coisas, por exemplo, o celular as pessoas se sentam juntas para mexer no celular e dedicam mais tempo a mexer no celular do que falar que ama as pessoas com seu esposo ou sua esposa, sua mãe ou seu pai, seu filho ou sua filha, enfim sua a família. Posso ter exagerado um pouco, só um pouco, de qualquer forma é minha opinião pode discorda.

3 O livro não tem bateria e isto significa que ele dizer é diversão em qualquer lugar e quem vai lhe roubar o livro se por acaso você aproveitar que esta na parada esperando ônibus para ler ? O celular com certeza levam.

4 Como tudo na vida a leitura tem benefícios

Como eu sou a favor que as formulam suas próprias opiniões falar das desvantagem da leitura.

1 Não conheço nenhum

2 Se você senti sono quando lê provavelmente é ato sabotagem

3 É caro. Meu bem estamos no mundo globalizado tudo muda, na internet existe livros de graças.

4 Ocupam espaços. Se tem problema de falta de espaços livro virtuas são a solução.

5 Tem muita pagina. Nenhum momento foi citado que você tem que lê um livro com numero de paginas igual ao livro Volta ao mundo em 80 dias que tem cerca 370, a proposito este livro é Júlio Verne e Santos Dumont gostava muito de ler os livros desse autor arrisco me a dizer que Santos Dumont consegui inventar o avião porque antes voo nas asas da imaginação. Bem voltando ao assunto o assunto você pode simplesmente começar com livros bem pequeno e ler no minimo duas paginas por dias, ou melhor ainda comece por contos são historia bastante curtas vão lhe alegria pois você verá que pode terminar uma historia.

Como sou uma pessoa generosa vou lhe indicar alguns contos.

O projeto Montag possui um livro de contos vou dizer minha opinião sobre dois deles:

1 Paradigmas do velho

É conto curto de um capitulo apenas. Ele é uma historia de amor, mas não é uma amor qualquer é amor que não importa o seculo ele sempre renasce. Uma frase que tocou me bastante no conto foi: As coisas boas vem com o tempo as melhores vem de repente.

Autor Jonh Carter

Mulher contagiante

Este conto é narrado por uma pessoa apaixonada, ela narra os detalhes da mulher amada que a multidão não repara. Porém olhar apaixonado ver este detalhes tão pequenos que torna a mulher amada especial. Uma parte que marcou bastante foi esta: Ela é perfeita com as suas imperfeições, é como alguém a tivesse criado um computador e nunca serão necessária alterações.

Para mim este conto trata se de aceitar a pessoa amada como ela é, não como você deseja como ela seja.

Autor: Zackbp

Temos vários contos, talvez você gosto de um dele. Também lhe alguns contos de Agatha Christie O livro se chamado assassinato no Beco. Dentro dele existe quatro contos de suspense.

“Os quatro contos mostram que Agatha Christie consegue levar o suspense ao limite, tantos nos contos como nos romances.”
Daily Mirror

Tchau, sinto enorme prazer em conhecê-lo (a) espero te rever de novo.

Agradeço sua visita
Agora vamos ler?

--

--