a gente fritou pra sair essa última

prosa de fim de ano: editorial da edição_3

Bruno Seri
prosajornal
Published in
3 min readDec 16, 2017

--

Chegando mais uma vez (ou pela primeira, para alguns) o tempo de férias. Com o encerramento do calendário acadêmico o campus se esvazia e temos finalmente um descanso pós-provas. A gente merece. Especial de Natal Roberto Carlos já tá aí virando a esquina. O sentimento da equipe nesse final de semestre é que no ano que vem tenhamos professores mais coerentes e menos estresse com a graduação. Ou que o prosa vire um jornal de escala nacional. Também achamos mais provável a segunda opção.

Neste último editorial do ano queremos fazer uma pequena retrospectiva desse experimento jornalístico que surgiu no campus. Já na primeira edição alcançamos 800 pessoas, e isso vêm crescendo. Nossa publicação mais viral (da história!) teve 1500 impressões no facebook. O Prosa vai continuar firme e forte em 2018, e temos alguns projetos pra levar a prosa (sacou?) para outros meios e também interagir com novas pessoas e de diversas vivências. Se você gostou/amou/odiou/quer xingar muito a gente, manda uma mensagem no nosso facebook ou nos comentários que a gente lê e fica feliz.

confere a última edição do ano que tá ótima, feita por pessoas que fizeram malabares entre a graduação, o prosa e o sono. Clica na imagem:

As nossas três queridinhas em visualizações (até agora) são:

Para fechar, não precisamos enfatizar que o debate no Brasil em geral (não só o político) está muito deteriorado. Melhorar isso, nem que seja numa escala dentro do nosso curso, com as pessoas que a gente convive, é um dos intuitos desse experimento. Deixamos aqui algumas recomendações de jornalismo, que vão além das manchetes e realmente se preocupam em subsidiar o debate com fatos e argumentos sólidos:

Sobre o Nexo: Nexo é um jornal digital para quem busca explicações precisas e interpretações equilibradas sobre os principais fatos do Brasil e do mundo. Nosso compromisso é oferecer aos leitores informações contextualizadas, com uma abordagem original. Para o Nexo, apresentar temas relevantes de forma clara, plural e independente é essencial para qualificar o debate público.
fonte: nexojornal.com.br

https://theintercept.com/brasil/

O The Intercept foi lançado em 2014 por Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill com o objetivo de produzir um jornalismo destemido e combativo. Acreditamos que o jornalismo deve promover transparência, responsabilizando instituições governamentais e corporativas. Portanto, nossos jornalistas contam com a liberdade editorial e o suporte jurídico necessários para desempenhar tal missão.
fonte: theintercept.com/brasil/

http://piaui.folha.uol.com.br/

A piauí busca boas histórias — e bem contadas. Cobre qualquer assunto que uma reportagem possa tornar interessante. Tem sempre em mente que a informação vem antes do comentário, que os fatos precedem as opiniões. Demonstra que seriedade não é sinônimo de sisudez e que profundidade é compatível com leveza.
fonte: facebook da revista

Um abraço e boas festas.

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/prosajornal/

Curta nossa página no facebook: https://www.facebook.com/prosajornal/

--

--