Deixando a vida de fodido S01E02

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
5 min readMay 23, 2017
Pensa numa lâmina que corta, então…

Tem pouco mais de um mês que eu fiz esse post aqui falando sobre como eu tava usando o Mobills pra tentar melhorar um pouco a minha vida financeira. Acho que já tá na hora de atualizar essa epopeia com tudo o que rolou depois desse post.

Mas antes de começar a falar de coisa triste, vamos falar de coisa boa! O meu 1o texto apareceu lá no site do Mobills, que tá cheio de outros textos ajudando fodidos como eu a saírem do buraco. Achei bacana o reconhecimento deles ainda mais se for levar em conta o fato de que eles curtiram tanto a minha história que resolveram me bonificar com 6 meses de uso da ferramenta premium. Valeu pelo incentivo! A responsabilidade pra sair do buraco ficou até maior agora depois dessa ajuda, mas vamo que vamo.

Bom, o primeiro mês basicamente serviu pra conhecer a ferramenta e pra entender melhor qual era a minha real situação financeira. Atingi o sucesso nas duas tarefas: Eu consegui me acostumar bem com o mobills, tanto na parte web como no app e, apesar da falta de alguns detalhes (como ajustes pras novas regras de cartão), considero a ferramenta bem completa. Já na parte da minha situação financeira, apesar de saber que vai demorar um pouco até eu poder dizer que estou livre de dívidas, eu fiquei bastante otimista ao ter a noção real do problema e finalmente conseguir vislumbrar um futuro relativamente mais tranquilo.

O meu problema, como o de milhões de outros brasileiros, sempre foi o de se perder com o crédito fácil, principalmente o do cartão de crédito. Querem um exemplo prático? Vamos lá.

Minha esposa e eu gostamos bastante de sair para comer fora e sempre que possível a gente faz um esforço pra ir num restaurante legal pelo menos uma vez no mês. Nada fora do normal, afinal de contas a gente trabalha e merece um afago no estômago, certo? Nesses últimos tempos, mesmo a gente sabendo que a grana estava curta, ainda assim a gente mantinha esse hábito, afinal de contas não iam ser R$120,00 que iam falir a gente.

O diabo, como dizia o poeta, mora nos detalhes. O problema desse nosso pequeno luxo era o fato de que esses R$120,00 geralmente eram gastos no cartão de crédito. Muito provavelmente este cartão já estava próximo do limite pois utilizamos ele para os gastos do dia-a-dia depois que o dinheiro do salário acaba. E no mês seguinte acabamos não pagando todo o cartão porque senão o dinheiro do salário não daria pras outras despesas do mês. Resultado: dos R$120,00 a gente paga R$60,00 num mês e deixa R$60,00 pro outro. Como o cartão de crédito não é instituição de caridade, nessa brincadeira eu pago mais R$6,60 de juros. Um mês depois o meu jantar custou R$126,60. Acontece que eu não faço isso só esse mês, né? Como dizem, dor de barriga nunca dá uma vez só, então lá vamos nós pagar só metade do cartão de novo… logo a dívida que era de R$66,60 foi alongada mais um pouco e sobrou R$33,30 pra pagar no OOOOUTRO mês. Mais 10% de juros e em 2 meses o meu jantar de R$120,00 virou uma despesa de R$129,60 QUE AINDA NÃO PAROU DE CRESCER.

Eu fiz umas contas bem rudes aqui sobre o cartão de crédito e eu acredito que muita gente realmente saiba como esse pedacinho de plástico pode destruir vidas, mas a diferença ter um auxílio como o do Mobills é que quando você não paga toda a fatura, o valor que você não pagou automaticamente entra como débito no mês seguinte e fica lá gritando pra você “ME PAGUE”. Sem esse tipo de auxílio visual, a gente fica com a impressão de que não tem dívidas e que está tudo bem. Então ter essa nova percepção me abriu os olhos para dois hábitos ruins que eu tinha, um deles era o de me permitir alguns luxos mesmo quando financeiramente eu não podia pagá-los e o outro era o de acreditar que o cartão de crédito era uma extensão do meu dinheiro.

Eu percebi esses dois pontos e já estava agindo em cima deles quando o banco central resolveu implementar uma nova regra pro pagamento do rotativo dos cartões de crédito. Eu particularmente achei essa nova regra muito boa, pois ela evita que o cliente utilize o rotativo continuamente ao mesmo tempo em que propõe uma nova forma mais justa de quitar sua dívida. Acredito que essa nova regra vá acabar ensinando pra mais gente o que eu só fui aprender com o Mobills. Aliás, falando em Mobills, é importante salientar que essa nova forma de negociação dos cartões ainda não está inserida no sistema, então se você for utilizar o novo formato, terá que apelar pras famosas gambiarras. No meu caso eu resolvi da seguinte forma: Paguei o valor acordado da negociação com meu cartão e apaguei manualmente o restante da fatura que vai pro outro mês. Aí eu inseri também manualmente o valor TOTAL da negociação como se fosse uma despesa dentro do cartão e coloquei o número de parcelas acordado. Assim eu consigo manter todas as minhas contas controladas e sem sustos no futuro.

Uma outra ferramenta do Mobills que comecei a usar esse mês foram as metas. Eu comecei a utilizá-las pois com dois meses de uso eu já consegui identificar melhor onde e com o que eu costumo gastar meu dinheiro. Como nem todas essas despesas são fixas, eu não tenho como colocá-las no sistema como conta de TV a cabo, energia etc. Então ao colocar essas despesas como metas, eu tenho uma visão ainda mais detalhada de como serão os meus próximos meses. Um exemplo são as minhas despesas com mercado. Eu não tenho como colocar o valor de mercado em despesas futuras porque nunca sei exatamente quanto vou gastar de mercado e nem sei qual é o dia de mercado. Vamos combinar que marcar o dia da compra é hábito antigo, né? Hoje em dia eu vou várias vezes por mês ao mercado e faço várias pequenas compras. Então nesse caso pra que essa despesa aparecesse nas minhas simulações dos próximos meses eu estipulei uma meta mensal de gastos com mercado. Toda vez que eu tenho um gasto nessa categoria, o sistema deduz automaticamente dessa meta e o sistema também me avisa quando estou próximo de atingir a meta, assim eu fico esperto pra não extravasar.

As metas vão evoluindo e ficando cada vez mais certeiras a medida que você vai utilizando o sistema e entendendo melhor pra onde vão seus gastos. Inclusive pros próximos meses a minha meta e ter metas bem estabelecidas e ficar todos os meses dentro das minhas metas.

Falando em meta, vamos ver se vocês conseguem cumprir a meta de ao chegar até aqui no texto, apertar no coraçãozinho ao lado ou embaixo pra dar uma moral pra este que vos fala. Não vamos estipular meta, mas se atingirmos a meta, dobramos a meta.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.