Tecnologia na Balança: -10kg em 55 dias

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
5 min readMar 27, 2017
Parece que é SERIOUS BUSINESS a parada

E lá se vão 2 meses desde o presente que fez com que eu tomasse uma atitude pra melhorar a minha saúde. O começo dessa história você pode acompanhar com mais detalhes aqui e aqui, mas resumidamente a parada aconteceu assim: eu ganhei uma Mi Band da minha esposa e decidi que aquele presente poderia ser um bom impulso pra começar a ser mais saudável. Junto com a Mi Band eu comecei a monitorar a minha alimentação também. E 55 dias depois, aqui estou eu 10 quilos mais magro.

Eu sei que tenho uns bons 15 quilos até chegar perto do meu peso ideal, então a caminhada ainda é longa e eu não sei quais desafios me esperam nesses próximos meses, mas é fato que a minha motivação pra chegar nesse objetivo nunca esteve tão alta. O mais importante pra mim até aqui não tem sido os excelentes resultados, mas sim o fato de que não me sinto fazendo um grande esforço para chegar neles. E acho que isso tem a ver com a forma que conduzi as principais mudanças na minha rotina e não com as mudanças em si.

Antes de falar um pouco mais sobre estes últimos dias, é importante salientar que passei por um médico antes de começar toda essa revolução. Então se alguém se sentir inspirado a mudar sua rotina, comece com uma visita ao seu médico, blz?

Dito isso, a grande diferença desde o último texto até hoje tem sido a inclusão dos exercícios físicos na minha rotina. Mais precisamente, a caminhada e a corrida leve. Eu queria poder fazer mais, mas no momento não tenho dinheiro para academia e sou cagão demais pra sair fazendo exercícios mais complexos sozinho, então tô no básico do básico mesmo. Mas olha, a experiência tem sido muito boa, viu?! Sabe quando falam aquelas groselhas das substâncias boas que são liberadas com o exercício? Parece que essa parada é real. O que antes era algo bem chato, agora eu até sinto falta. Eu tenho tido ideias e insights ótimos tanto pro trabalho como pra vida pessoal enquanto corro e já sinto falta no dia que não consigo correr, pra quem conheceu o Rafael sedentário, esse novo ser é uma grande revolução.

Ah, e agora eu posso dizer que estou usando a Mi Band 2 de forma plena. A união do app com a pulseira realmente fica estupenda quando você começa a praticar este tipo de exercícios. Deem só uma olhada no tipo de informação que você consegue correndo com a Mi Band.

1 — Percurso 2 — Resumo do exercício 3 — Ritmo 4 — Frequência cardíaca

Eu não sei vocês, mas eu piro com esses dados. O monitoramento cardíaco é um excelente aliado para que você pratique os exercícios de forma responsável e os dados de distância e velocidade são ótimos para quem é competitivo como eu. Eu já coloquei como meta chegar aos 5k em 30 minutos até o meio do ano graças e essas análises, será que dá? Só o tempo dirá.

Na parte de alimentação, o MyFitnessPal continua sendo alimentado religiosamente todo dia. Já virou rotina diária e faço sem nem pensar. Atualmente estou seguindo uma dieta de cerca de 1.500 calorias/dia que geralmente me faz perder cerca de 0,75kg por semana. Eu comecei lá atrás apenas medindo a minha dieta pra ver o que eu estava fazendo de errado e hoje já fiz vários ajustes para que eu consiga atingir o limite de calorias sem prejudicar meu paladar e sem fazer com que a dieta me deixe amargurado. As principais mudanças nesses dois meses foram:

- Eliminei os sucos no almoço (de 100 a 200 calorias a menos, dependendo do suco)
- Repetição, só de salada
- Inseri Snacks saudáveis no dia-a-dia (bolachas integrais, iogurte light etc)
- Faço todas as principais refeições, mesmo se estiver sem fome

Quarta feira passada eu chutei o balde levemente, como podem ver.

Esse último item tem sido bem interessante. Antes eu não tinha como hábito por exemplo tomar café da manhã todos os dias, e isso era um desastre, pois fazia com que o meu almoço fosse uma explosão de calorias. Agora eu tomo café todo santo dia, e geralmente eu faço um revesamento, comendo um dia pão francês e outro dia com um pacote de bolacha salgada integral. E o jantar passou a ser o grande coringa da minha alimentação. No dia que eu exagero no almoço, eu geralmente como algo leve na janta, mas nunca deixando de comer algo. Esse equilíbrio tem sido bem interessante pois estando bem alimentado as chances de você chutar o balde em alguma refeição diminuem bastante. E assim como no caso da corrida, o hábito faz com que seu corpo se acostume com essa rotina. Nos raros dias em que eu exagero, meu corpo já me avisa da estupidez em forma de congestões.

Pra resumir, eu estou empolgado pois me parece que quanto mais se praticam essas mudanças de hábito, mais fáceis e mais rotineiras elas ficam. É por isso que não encaro essas alterações como um regime, pois não vejo isso acabando quando eu atingir o meu objetivo final. Uma hora eventualmente eu vou parar de emagrecer, mas não me vejo voltando aos meus antigos hábitos pois eles nem parecem ser mais meus, entendem?

Se quiserem acompanhar mais de perto essa rotina, me sigam lá no twitter que direto tô enchendo o saco da galera com esse assunto. Se tiverem dúvidas sobre o uso do app, o uso da pulseira ou sobre qualquer coisa relativa a esse processo todo, não se acanhem! Podem me perguntar aqui nos comentários, lá no twitter ou por email (izzo.trade@gmail.com) também.

A Mi Band 2 você pode achar lá na Gearbest nesse link aqui.

Ah, e se possível cliquem no coraçãozinho aqui embaixo ou ao lado porque isso ajuda DEMAIS a fazer esse texto chegar a cada vez mais gente, blz? Brigado, de nada.

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.