UMI Z — O 1o Fim de Semana

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
5 min readFeb 20, 2017
É bonito. MUITO BONITO. MESMO.

Não tem nem 2 meses que eu estava aqui nesse mesmo espaço escrevendo aquela bíblia sobre a minha 1a compra de um celular na China e aqui estou eu, já falando sobre outro aparelho que veio de lá. Antes que pensem que eu virei o louco da importação, é preciso dizer que este celular que estou tendo a sorte de avaliar foi enviado para mim pelo pessoal da Gearbest. Sim, alguém lá do outro lado do mundo achou que seria interessante mandar um celular pra que eu avaliasse e escrevesse algumas linhas sobre ele. Loucuras chinesas a parte, eu fui aos Correios buscar o aparelho na última sexta e agora vou contar em poucas palavras como foi o meu primeiro fim de semana com ele.

O texto vai ser curto por um motivo bem simples, eu não consegui testar o celular do jeito que gostaria pois no mesmo dia que peguei o celular eu passei por uma pequena cirurgia e fiquei de cama quase esse período todo. Não se preocupem comigo, não foi nada grave. Apenas vou dizer que este Izzo não deixará mais descendentes no mundo.

Enquanto eu zelava pelas “jóias da família” na minha cama, eu pude usar bastante o celular e fazer vários testes, mas ainda não consigo fazer uma análise completa pois não utilizei ele no meu dia-a-dia, fora de casa, nas tarefas de trabalho e também itens como GPS e sinal das antenas. Essa análise será feita assim que eu conseguir andar sem parecer um cowboy sem cavalo, acreditem! Bom, chega de passar vergonha e bora falar do celular.

Quando a Gearbest me informou sobre o envio do aparelho, uma grande interrogação surgiu na minha cabeça. Eu não sabia nada sobre tal Umi, e muito menos conhecia o novo lançamento da empresa: o Umi Z. Duas googladas depois eu percebi que se tratava do novo topo de linha deles, equipado com o novíssimo chip Helio X27 da Mediatek e tudo o que há de melhor pra um smartphone que pretende ser chamado de topo de linha. Mas o detalhe que realmente me chamou a atenção foi o fato de que a Umi era conhecida por fazer aparelhos que utilizam o Android Puro. Quem acompanhou a saga do meu Redmi sabe do cagaço que foi trocar a Rom do aparelho pra poder utilizar ele sem medo. Então aqui vai um ponto ultra-positivo pra Umi: comprar celular e já sair usando é benefício quando se trata de celulares chineses.

Troca de rom a parte, ter o Android puro é uma grande vantagem mesmo que você não precise trocar de sistema e arriscar seu celular. Dentre todos os aparelhos que tive, as melhores experiências foram com celulares que tinham Android Puro. E aqui não foi diferente. Na análise completa eu vou falar melhor sobre as diferenças entre a MIUI e o Android Puro, mas que eu gostei, ah eu gostei.

Um outro ponto positivo do Umi Z é sua câmera frontal. A câmera traseira precisa de mais testes afinal de contas não consegui tirar uma só foto em ambientes externos, mas a câmera de selfies é DE LONGE a melhor câmera frontal que já usei na vida. A explicação nesse caso é bem simples: ela tem os mesmos 13 megapixels que sua câmera irmã. E pra ajudar, a câmera ainda conta com um flash frontal.

Esqueçam o modelo e foquem nos detalhes.

E pra não dizer que não falei da outra câmera, apesar de ainda não ter uma opinião formada sobre ela, posso dizer que o flash da câmera traseira também é o melhor flash que já testei na vida. Enquanto estava em meu quarto escuro lamentando as minhas dores em lugares pitorescos, eu tirei umas fotos apenas pra testar o flash e gostei MUITO do que vi. A boa impressão foi causada pelo flash Quad-Led, que não sei o que significa, mas tá fazendo um bom trabalho.

Já que o assunto é imagem, vale a pena dizer que o Umi Z é muito, mas muito, MAS MUITO bonito. Sim, lembra demais o Iphone 7, mas qual o problema nisso? E a beleza já começa na apresentação, afinal de contas ele vem numa embalagem metálica que poderia muito bem ser vendida separadamente como um porta-jóias ou algo do tipo, de tão bonita que é. Ponto para a Umi nesse caso.

Uma SENHORA embalagem.

Como nem tudo são flores, tem sim alguns pontos que me desapontaram nestes dois dias de uso. O maior desses pontos é constatar que o Umi Z esquenta bastante. O problema acontece principalmente durante o carregamento. Eu sei que não é recomendável usar o celular enquanto ele está carregando, mas mesmo sem utilizar, dá pra notar que ele esquenta demais e eu não sei se isso é bom pra vida útil da bateria.

Um outro ponto que me desapontou também diz respeito a câmera, mas dessa vez o problema é o app. Achei o aplicativo de câmera MUITO simples e pouco intuitivo. Resolvi este problema baixando alguns apps de câmera de terceiros pra poder fazer mais testes, mas bem que a Umi poderia resolver este problema em futuras atualizações, né?

Ainda vou botar esta belezura pra testar bastante, mas posso dizer que a experiência dele tem sido bem positiva nestes dois dias. Atualmente ele se encontra em promoção na Gearbest e custa por volta de R$ 770,00. Ainda é cedo pra cravar se é mesmo uma boa compra considerando outros celulares chineses, mas posso dizer de olhos fechados que se formos comparar com o mercado brasileiro, o celular VALE DEMAIS. O link pro aparelho está aqui.

Em alguns dias eu prometo aparecer aqui com uma análise completa do Umi Z, mas enquanto ela não chega aproveitem para me seguir aqui no medium, lá no twitter, ler meus outros textos (tem um sobre uma gambiarra que eu fiz que a galera curtiu bastante) e também apertem o coraçãozinho aqui embaixo pra que esse texto e esse universo dos celulares chineses chegue pra cada vez mais pessoas. Valeu!

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.