Como aumentar a produtividade no trabalho em times remotos

Sergio Fiorotti
Ship It!
Published in
7 min readOct 23, 2019

Desde junho, entrei no foguete 🚀 chamado Resultados Digitais, e faço parte do Mushin, responsável pela parte de analytics. Fomos formados esse ano e já somos dez pessoas, atualmente estamos em fase de performing.

Durante esse período, encontramos algumas nem tão “novas” práticas de trabalharmos que aumentaram significativamente nossa produtividade nas tarefas.

A principal dúvida que paira sobre a cabeça de quem trabalha em times de tecnologia e busca acelerar as entregas pode ser:

Como podemos fazer para entregar essa tarefa mais rápido? Será que colocando mais uma pessoa para ajudá-la conseguiremos?

Muitas vezes nos questionamos se isso realmente é eficaz, parece até desperdício de capital humano, duas ou mais pessoas trabalharem em uma mesma tarefa. Tem até um ditado muito utilizado em algumas empresas, que diz assim: “nove mulheres não geram um bebê em um mês”.

A ideia aqui não é falar sobre um método milagroso super eficaz, que irá resolver todas as suas tarefas pela metade do tempo, mas expor como, e quais ferramentas e práticas utilizamos para aumentar a produtividade do trabalho remoto, o que nós estamos testando e utilizando e algumas práticas que tem feito a diferença para lidarmos com as situações do dia a dia de um time de engenharia totalmente remoto.

Ferramentas

  • Live Share

Cola aí vem me ajudar num negócio aqui!

Essa frase poderia ser dita por duas pessoas que trabalham no mesmo lugar, mas e nós que trabalhamos num mesmo time em Jaraguá do Sul, Florianópolis, Santos, Santo André e São Paulo?

Bom você pode até me dizer que daria pra fazer a mesma coisa utilizando uma ferramenta de vídeo conferência com a função de compartilhamento de tela.

Legal, mas e se todo mundo tivesse a possibilidade de mexer no mesmo arquivo ao mesmo tempo, um vendo o que o outro fez e vice e versa? Basicamente é isso que o plugin Live Share nos proporciona, ele faz seu Visual Code virar um Google Docs.

E também compartilhar seu projeto rodando na sua máquina e seu terminal com os demais da sessão, 😄!

Live Share em ação

Parece até meio clichê falar dessas ferramentas, mas a realidade foi outra. Foi realmente surpreendente você estar codificando com alguém já te corrigindo em tempo real, se dividir na tarefa no mesmo arquivo (vários copy and paste rolando ao mesmo tempo, surreal 😅) sem problemas de merge até porque tudo vai ser feito por uma única máquina, a de quem compartilhou.

Conforme os outros membros da sessão vão acessando outros arquivos, eles vão magicamente sendo abertos no seu editor, e logo que você troca a aba, você já consegue ver o cursor do amigo.

Em nossa pequena experiência semanal, pegamos uma tarefa de frontend para fazer, e foi bem produtiva, não sei estimar o quanto economizamos, apesar de que minha parceira estava tendo problemas de lentidão com o Docker em seu Mac e eu consegui compartilhar também o projeto rodando na minha máquina com ela, o que leva a crer que economizamos um tempão dela.

  • Slack

É nossa ferramenta oficial de comunicação, e é realmente produtiva para nós quando o assunto é monitoramento e publicação de uma nova versão.

Recentemente fizemos uma simulação de um incidente em produção, nos comunicaram que durante a semana teríamos que resolver um incidente proposital, e só nos foi possível identificar a causa por conta dos alertas que recebemos nos grupos via integração com o Datadog e o Rollbar, detalhe foi tudo friamente calculado, só afetando contas internas do próprio time. Em breve escreveremos os detalhes dessa experiência.

Nosso canal #mushin-errors durante o incidente proposital

Temos também um bot dentro do Slack que tem um papel fundamental para enfileirar os pull request's, rodar a integração, publicar as alterações e fazer o merge com a master.

Se sua ferramenta de comunicação é um grupo no WhatsApp ou e-mail da firma, você realmente está perdendo produtividade e tirando o foco do seu time.

  • Checker Plus

É fundamental para o trabalho remoto ficar ligado nas reuniões, não vai ter ninguém ao seu lado para ficar te chamando, rs.

Lá na RD é comum as pessoas agendarem uma reunião com o link automático do Zoom, caso haja necessidade de alguém entrar na reunião remotamente.

Eu particularmente uso o Checker Plus pra me organizar e entrar nas reuniões, é um plugin para Chrome ou Firefox, que mostra toda a sua agenda de reuniões, e ao clicar na reunião aparece o link do Zoom para você entrar.

Facilita também porque posso tirar as notificações por e-mail que não adiantavam muito pra mim, mesmo tendo elas no relógio ou no celular, e forço um alerta cinco minutos antes do início via popup do browser bem na minha cara.

Minha agenda no Checker Plus

Cara, você está falando de produtividade e colocou um plugin do Google Calendar, para aquelas reuniões que poderiam ser um e-mail né?

Bom, durante esse tempo que tenho trabalhado na RD, não tive reuniões alongadas demais, no início achei muito estranho não ter nenhum dia dedicado a reuniões, review, retrô e outras tantas como em experiências anteriores, mas hoje todas são super rápidas e objetivas, parece bem natural isso dentro da empresa. Quase todas não passam do limite agendado e a maioria tem duração de 30 minutos.

E isso não serve somente a reuniões, mas também para agendarmos as práticas do time.

Práticas

  • Pair

Trabalhar em dupla ou em grupo pode até ser visto como uma prática ruim tanto pelo lado de quem está “indisposto” a trabalhar como por quem está olhando o trabalho de fora.

Mas deixamos o ceticismo de lado, e vamos olhar os benefícios que isso pode trazer, sem olhar números, podemos tirar algumas conclusões. Fica para um próximo artigo trazermos números de throughput e cycle time do time trabalhando em pair e trabalhando sozinho, e acredito muito serem próximos, visto que nosso time tem mantido o nível de entrega quase igual toda semana, salvo algumas variações esperadas.

Há uma troca de conhecimento boa nessa atividade, você aprende muito e ensina muito ao mesmo tempo, mesmo que sejam duas pessoas de níveis diferentes, ou com o mesmo nível de experiência e conhecimento sempre a algo a aprender e a ensinar.

As pessoas não costumam resolver os problemas da mesma forma, isso faz com que uma delas tenha que pensar diferente por um instante. O nível de concentração e foco durante um trabalho em dupla é maior visto que uma pessoa vai estar esperando sua resposta ou opinião. E não há muito espaço para pausas ou interrupções que temos ao trabalhar sozinho.

  • Dojo

Existem vários formatos de coding dojo, nosso time usa bastante um chamado kata, na real nem sei se eles sabem que esse nome existe rs, mas é o formato em que temos um apresentador.

Alguém do time se propõe a apresentar alguma novidade ou uma tecnologia usada no projeto em que temos dificuldade ou falta de experiência nela.

Reservamos uma hora por semana ou quinzenalmente, e nos conectamos via Zoom ou Matrix da RD, para aprendermos mais alguma coisa interessante.

Uma sacada bacana que a Nath Paiva teve foi trazer o dojo junto com o CodeSandbox, mas só se o conteúdo for de frontend, funciona como o Live Share todo mundo mexe junto, a vantagem é que não precisa instalar e rodar nada é tudo em nuvem. Ao final da apresentação damos cinco minutos para cada um dos participantes colocarem a mão na massa, da última vez fiquei tão empolgado que mexi na vez de outra pessoa até, foi mal pessoal.

  • Daily

Nossas reuniões diárias são basicamente o encontro de todos do time no dia para um alinhamento das tarefas. Em alguns lugares que trabalhei via uma indisposição com essa reunião por parte de alguns do time, não sei ao certo o porque, alguns não viam utilidade ou não queriam expor suas fragilidades ou dificuldades, mas faz todo sentido para nós trabalhando remoto, conseguimos fazer um alinhamento rápido e um ou outro alinhamento de produto, design e avaliação de um cliente.

Essa reunião também serve para alguma tomada de decisão em conjunto caso encontramos alguma dificuldade, ou finalizamos alguma estória e iniciaremos o lançamento da nova funcionalidade, ou estamos com alguma tarefa para revisão e ainda nem um outro integrante começou a revisar, enfim esse é um dos únicos momentos que temos juntos no dia e tem sido um dos mais divertidos.

Ponto Final

Bom nunca escrevi tanto em tão pouco tempo, espero que tenham gostado de ler o que tem funcionado em nosso time remoto, essas são algumas ferramentas e práticas que estão fazendo nosso time crescer, em maturidade, conhecimento e que os novos integrantes rapidamente se adaptem as entregas.

O mais importante além das práticas e ferramentas certas é escolhermos pessoas dispostas a aprender, a ensinar, sem vaidades, sem medo de mostrar suas fragilidades e com muito tesão pelo que faz. E nosso time tem essas características, é muito bom trabalhar com pessoas bacanas e que sempre estão ali pra te ajudar, seja puxando um pair ou dojo seja respondendo suas dúvidas no Slack, Matrix ou Zoom, a grande sacada são as pessoas.

Acredito que se você estiver buscando saber qual metodologia de trabalho utilizamos e ficar por dentro de como lidamos com as entregas dentro da Resultados Digitais é só nos seguir aqui também!

--

--