Máquina de Feedbacks para Produto: Por que criamos a nossa e quais os resultados obtidos?

Jacqueline Yumi Asano
Ship It!
Published in
4 min readFeb 17, 2017
“Como um RDoer* se sentia ao dar um feedback para o produto antes de existir um processo de Feedbacks

Entrevistas com clientes, testes de usabilidade, análises dos tickets do suporte, questionários para times que lidam com usuários. Informações e feedbacks de clientes chegam a todo momento das mais diversas formas. Sintetizar essas informações e transformá-las em insights é um exercício diário para quem gerencia produto.

Veja nesse artigo porque criamos nossa Máquina de Feedbacks Internos para Produto e os resultados obtidos aqui na Resultados Digitais.

O Problema

“80% dos Gerentes de Produto sentem que o feedbacks de times que lidam diretamente com clientes é importante, porém apenas 14% deles possuem um processo efetivo de coletar feedbacks desde o time de vendas ao suporte.”

Uservoice State of Product Management Survey, 2014

Antes do RDoer Voice, uma maneira de buscarmos feedback para o RD Station era conversar com RDoers que lidam diretamente com o cliente, afinal, são pessoas que estão em contato diário com nosso usuário e que tem bastante propriedade sobre os gargalos do nosso produto.

Porém era muito comum selecionarmos apenas nossos amigos e conhecidos para uma conversa sobre o produto, tornando a nossa visão enviesada.

Se algum RDoer quisesse dar um feedback para o RD Station ele abria um ticket no suporte do tipo “Funcionalidade Inexistente”, falava com algum/a Gerente de Produto ou comentava no canal do Slack do time responsável pela temática. Ou seja, não existia um processo estruturado para receber feedback e nem responder a esse feedback.

A Oportunidade

87% das pessoas que trabalham na RD estão em contato direto com clientes do RD Station, seja nas fases iniciais ou finais do Product Lifecycle.

Cada uma dessas pessoas conversa diariamente com nossos usuários e possuem um amplo entendimento sobre as principais dores e problemas que os clientes enfrentam com o produto.

"E a gente sabe que problema é o prato preferido do/a Gerente de Produto" Diego Pereira

Melhor ainda quando ele vem acompanhado de informações como qual o tipo de cliente e quais as consequências do problema indicado.

A Solução: O RDoer Voice

Em maio de 2016 lançamos o RDoer Voice, uma ferramenta para todos os RDoers contribuírem com feedbacks para o nosso produto, o RD Station.

O RDoer Voice é uma ferramenta na qual o RDoer descreve o problema que seus clientes estão enfrentando com o produto e cada Gerente de Produto responsável pela temática do problema se encarrega de explicar o status sobre a solução do problema levantado.

Se você quer saber “Como construímos essa Máquina de Feedbacks para o RD Station em conjunto com os times que lidam diretamente com os clientes” clique aqui

Principais Benefícios e Resultados

Desde o lançamento foram mais de 70 feedbacks para o Produto vindos de 5 diferentes áreas: Sucesso do Cliente, Vendas, Marketing, Business Development e Produto.

Pelo Gráfico podemos ver como está distribuído a participação das diferentes áreas da Resultados Digitais no desenvolvimento de Produto

Cerca de 50% dos problemas relatados nos feedbacks foram priorizados em roadmap, estão em desenvolvimento ou tiveram uma solução implementada.

Se falarmos em termos de produto, diria que o RDoer Voice é um produto que tem uma alta retenção e que nosso grande desafio hoje está no aumento da sua adoção.

Estamos constantemente trabalhando para obter mais transparência em nosso Roadmap aqui na Resultados Digitais. Por causa de ações como o RDoer Voice temos hoje uma grande aproximação e participação das áreas que lidam diariamente com o cliente no desenvolvimento do Produto.

E posso dizer como atual Gerente de Produto e ex-Gerente de Sucesso do Cliente que vale muito a pena.

É bom para você, Gerente de Produto, pois escutar a percepção de quem lida todo dia com nossos usuários é muito rico e ajuda a reforçar os problemas conhecidos que já priorizamos em Roadmap ou entender aqueles problemas que necessitam de um estudo maior.

É bom para seus colaboradores que se envolvem ativamente com o desenvolvimento do produto, participam de testes, expressam feedbacks em projetos e entendem a fundo o porque de um problema ser ou não priorizado.

Você possui um processo para coletar feedbacks para o seu produto? Como ele funciona? Compartilhe com a gente :)

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Ship It!

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.