Rafael Hancke
Ship It!
Published in
4 min readDec 19, 2018

--

Mobile in The Future by Luke Wrobleski

Conteúdo extraído da palestra do Josias Oliveira , Design Lead at Product Led Growth Team, que participou do meetup realizado por Luke Wrobleski (Director of Product Google), no Vale do Silício.

Como um smartphone impacta nosso dia a dia

Como o ser humano gasta o seu tempo durante o dia? Fácil, 8hs dormindo e o restante fazendo outras coisas (ex: família, trabalho, lazer, etc). Mas e utilizando um smartphone? Em média gastando 3hs do seu dia interagindo com este dispositivo!

Durante esta interação, curiosamente, o celular é desbloqueado 80 vezes e o número de toques na tela são de 2.6 mil vezes.

Ficou impressionado? Saiba que para um heavy user, este número é bem maior, gastando mais de 4hs com o dispositivo e chegando a 5.5 mil touches na tela. Um detalhe bastante interessante aqui, é que não existe relação deste tipo de usuário com a idade, ou seja, não somente as pessoas mais jovens estão neste grupo de usuários.

Estudos mostram alguns comportamentos

Muitas análises e pesquisas são realizadas para melhor entender como é a interação humana com os dispositivos móveis. Um destes relacionam a frequência e tempo de sessão (i.e uso) com o tamanho da tela do dispositivo utilizado.

Outro, realizado entre adultos residentes em US no período de 2011 a 2018, dizem que as pessoas mantiveram o tempo gasto com TVs, rádios e laptops, e que estão preenchendo a janela de tempo que existia no passado com a utilização dos smartphones.

Aplicativos contextualizados

Mas porque as pessoas estão inserindo os dispositivos móveis cada vez mais dentro de seu dia a dia? Porque existem os aplicativos onde cada vez mais vem se adaptando com comportamento natural do humano.

Em conjunto aos propósitos da Graphic User Interface (GUI), mas ao mesmo tempo se apresentando como um novo north star (que vem ganhando força e grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento), é introduzido o conceito e princípios do Natural User Interface (NUI). Esta tendência tem como objetivo entregar qualidade e sucesso para o usuário, levando em consideração o seu contexto. Exemplos: ear pod, iphone 10.

Em outras palavras, para que tenhamos dispositivos e aplicativos que deixem seus donos felizes com base no seus contextos, faz-se necessário soluções com alta complexidade técnica. Um exemplo disto? Amazon go!

Esta tendência ‘contextualizada’ é impulsionada pelos mercados emergente e growth, responsáveis em colocar a prova novos conceitos e realidades, inovações e experimentos, empurrando cada vez mais o mercado que está maduro para o declínio.

Adoção

Você sabia que o consumo de sites web é maior que de aplicativos mobile? Porém existe um mercado gigantesco a explorar no desenvolvimento de apps? Isto se deve ao fato que usuários de aplicativo gastam 18x mais tempo do que em navegadores web.

Visto como uma oportunidade, muitas empresas que estão investindo no desenvolvimento para mobile, perceberam o desengajamento dos usuários com o passar dos dias e semanas, por falta de um onboarding contextualizado.

Para isto algumas dicas que são trazidas dado aprendizados de grandes players de mercado:

  • Entregue valor o mais rápido possível, mas cuidado para não entregar rapidamente! É necessário fazer as perguntas certas para entender o que o seu cliente realmente deseja.
  • Remova as fricções e distrações para entregar o valor mais rápido! Neste caso, muito experimento será necessário, com o objetivo de identificar o que mais atrai as pessoas, e não as afasta!
  • Eduque contextualmente! Quanto mais integrada a informação ao contexto, ao ambiente, mais fácil será o entendimento.

Conclusão

Em 2023, temos uma expectativa de uma população mundial de 8 bilhões, sendo 5 bilhões de smartphones ativos. Como será a nossa janela de tempo gasto com os dispositivos móveis? Depende!

  • Depende da evolução dos dispositivos e aplicativos, e como estarão entregando sucesso e qualidade em nossos contextos.
  • Depende de como o mercado emergente estará colocando a prova novos experimentos, idéias, e como estará influenciando nos mercados já consolidados.
  • Depende do engajamento e adoção dos usuários em novas tecnologias, trazendo novos aprendizados e insights para o next step.

Para ver a palestra completa*, confere a talk no vídeo abaixo:

Vídeo na íntegra sobre a palestra realizada por Josias Oliveira: Mobile in The Future by Luke Wrobleski.

*Conteúdo apresentado em encontro realizado pelo time de Produto e Engenharia da Resultados Digitais. O nome deste encontro? ThursdayDemoBeer! clique aqui e saiba mais sobre.

--

--