O Fim de Uma Era (tchau, tchau Medium)

Estou me mudando para o Substack – tu vens?

Luis, um @reaprendiz
Reaprendiz
Published in
3 min readJun 12, 2024

--

Qual a próxima parada?
Qual a próxima parada?

É chegado o fim de mais um ciclo.

Estou saindo do Medium.

Sinto que preciso de um lugar novo – e acho que encontrei.

O começo

Em 2020, eu havia começado meu primeiro blog em outra plataforma, o Medium. É engraçado perceber como muita coisa mudou na minha forma de escrever e no meu posicionamento em relação à educação. Ao mesmo tempo, a essência se manteve a mesma: a pergunta que nunca se calou na minha mente ainda é “como tornar o aprendizado mais eficiente, prazeroso e saudável”.

Clique aqui para ler o meu início.

E um recomeço

Desde então, passei por muitas fases na minha escrita e criação de conteúdo. Já foquei no feed do Instagram, depois nos stories (a famosa TV Lulu, para quem me acompanha por lá). Por um tempo, foquei no TikTok (até viralizei e fiz publis 💁‍♂️), testei vídeos no YouTube e, mais recentemente, lancei o podcast Transborda Cast junto com Alex Bretas.

Mesmo depois de tantos experimentos eu nunca deixei de escrever. A escrita tornou-se a base do meu modo de pensar, aprender e compartilhar. Por isso, “agora eu vou recomeçar”, como cantava Gal Costa.

Nos últimos meses passei um bom tempo escrevendo, mas pouco tempo compartilhando. Agora, com o Substack (essa plataforma que você está vendo abaixo), consegui o refresco que eu precisava para voltar a postar.

Venha para minha nova casa!
Chega mais!

Se você não me conhece, muito prazer! Quem vos fala é apenas um jovem curioso e apaixonado por investigar como tornar o aprendizado mais eficiente, prazeroso e saudável.

Durante 6 anos, fiz uma graduação informal em Ciências da Aprendizagem: uma área de pesquisa interdisciplinar que estuda como as pessoas aprendem e como melhorar a aprendizagem, combinando conhecimentos de educação, ciências sociais, psicologia e design.

Como resultado dessa graduação, criei a Reaprendiz, um empreendimento social, estúdio de conteúdos e laboratório educacional dedicado a experimentar e divulgar práticas inovadoras.

Durante a pandemia, a Reaprendiz impactou mais de 130 jovens e adultos através de experiências online e alcançou mais de 120 mil pessoas com seus conteúdos no TikTok. Em 2023, de forma presencial, realizamos a Expedição Reaprendiz, uma viagem pelas cinco regiões do Brasil, criando residências de aprendizagem — casas coletivas e temporárias — para investigar como aprender e se relacionar com qualidade.

Essa viagem impactou mais de 470 pessoas de diversos contextos sociais e resultou em um livro que você pode baixar aqui — e aprender a criar uma residência na sua própria casa 🏡.

Hoje (est)sou professor na rede pública, gerente de desenvolvimento humano no mundo corporativo e empreendedor com a Reaprendiz. Vivendo entre esses mundos, me dedico a cruzar os fios desses universos, estudando culturas de aprendizagem.

Em todos esses anos minha paixão continua sendo escrever sobre educação e relações humanas baseadas em autonomia e conexão. Bora continuar essa história? Entre no meu Substack.

--

--

Luis, um @reaprendiz
Reaprendiz

Apenas um jovem curioso e apaixonado por investigar como tornar o aprendizado mais eficiente, prazeroso e saudável.