Uma futura biomédica na Espanha

Eduarda Toledo
AGEX
Published in
3 min readMar 25, 2019

“Ele despertou em mim novos objetivos, curiosidades e vontades. É como se descobrir todo o dia” — CAMINSKI, Emanuelle

Foto: arquivo pessoal / Málaga — Espanha

Emanuelle Sistherenn Caminski é uma jovem de 23 anos que decidiu sair do ninho e ir explorar uma nova cultura. Ela faz parte do grupo de estudantes que foi selecionado semestre passado para as bolsas de intercâmbio com o programa Ibero-Americanas do Santander.

Em três meses sua vida mudou bastante. Dos corredores da Ulbra Canoas, a futura biomédica foi para o seu primeiro voo de avião ruma à Málaga, na Espanha. “Tudo está acontecendo com uma intensidade muito grande, desde o momento em que eu embarquei sozinha na viagem, até a experiência de encontrar pessoas de todas as partes do mundo.”, relata Emanuelle. A estudante afirma que esse momento está sendo incrível, pois além de adquirir conhecimentos gerais relacionados à cultura, ensino e idioma, o intercâmbio também está auxiliando ela a desenvolver seu autoconhecimento. “Ele despertou em mim novos objetivos, curiosidades e vontades, além disso ampliou minha visão e aceitação sobre muitos assuntos, é como se descobrir todo o dia.”, afirma a jovem.

Fotos: arquivo pessoal / Málaga — Espanha

Emanuelle também conta que a presença de mais 3 estudantes da Ulbra, em Málaga, o que a tem auxiliado a se adaptar no país. O grupo começou a se organizar antes mesmo da saída do Brasil. Como o português e o espanhol são línguas semelhantes, Emanuelle afirma que não está enfrentando dificuldades com a comunicação. “O único desafio é a questão do sotaque, dialetos e falsos cognatos, mas as pessoas são muito receptivas e dispostas a ajudar.”, relata.

Em relação ao ensino, ela afirma que mesmo estando no início das aulas, notou algumas diferenças entre o ensino espanhol e brasileiro. “Em geral, a universidade possui mais recursos, as aulas práticas contam com mais tecnologias e são inovadoras e modernas, algo que eu só conhecia na teoria”, explica a aluna. Outra mudança é em relação a distribuição dos horários. Segundo ela, todos os dias da semana eles têm contato com a mesma disciplina.

Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsas Ibero-Americanas do Santander. Para participar do intercâmbio estudantil é necessário que o aluno esteja vinculado aos cursos de graduação da Ulbra. São oferecidas quatro bolsas-auxílio com o valor de 3 mil euros cada uma. Para mais informações clique aqui.

Conheça a história de outros três estudantes que foram selecionadas no mesmo programa que Emanuelle para fazer intercâmbio:

Um futuro biólogo no Chile | Descubra a história de Ben Hur Graboski Pinheiro

Uma futura arquiteta na Espanha | Descubra a história de Gabriela Bueno Souza

Uma futura veterinária na Espanha | Descubra a história de Simone Stefani Miranda

--

--