História dos Estados Unidos

Uma breve história das origens até ao século XXI

William
Resumos & Resenhas
8 min readMay 22, 2021

--

Sem sombra de dúvida, a história dos Estados Unidos desperta a atenção de muitas pessoas, seja por curiosidade, interesse ou apenas influência da cultura pop.

Mesmo assim, muitos de nós desconhecemos como este país foi formado, e talvez ainda mais relevante, como se tornou a potência que conhecemos hoje.

Por isso resolvi ler o excelente livro uma breve história dos Estados Unidos que conta com detalhes como todo esse processo ocorreu.

Roteiro de leitura:

  • A origem dos Estados Unidos
  • Formação do território americano
  • Guerras e mais guerras
  • Personagens históricos

Origem

O continente americano era habitado por povos indígenas em sua ocupação original. Estes povos, por sua vez, possuíam costumes, culturas e estruturas próprias.

Isso era muito diferente e contrastante do povo europeu, potências que exploraram a terra e, de certo modo, expulsaram os povos nativos.

Similar ao que aconteceu no Brasil, os nativos americanos foram sistematicamente combatidos, mortos e subjugados. Isso é contado no excelente livro O Povo Brasileiro, tem resumo e resenha dele aqui no blog:

Ao mesmo tempo que o povo nativo era exterminado, iniciava-se um denso e complexo processo de formação do novo país.

As colônias americanas eram vistas, em sua magnitude, como polos de exploração apenas.

Por isso, na maioria das vezes, plantações eram cultivadas e comercializadas na Europa. Por sua vez, o emprego da mão de obra escrava era usado.

Isso deixou marcas profundas na formação dos Estados Unidos, levando a Guerra Civil — que veremos adiante — até personagens históricos, como Martin Luther King e George Floyd.

No início dos tempos, muito provavelmente, o que se via no atual Estados Unidos eram portos em cidades litorâneas, pequenos povoamento e povos nativos.

Além disso, um extenso pedaço de chão inabilitado e também inexplorado.

Anexação de territórios

Fonte: Wikimedia

No início, a densa camada populacional dos Estados Unidos pertencia ao lado do Oceano Atlântico, em cidades costeiras como Nova York.

Mas, aos poucos, novas faixas e extensões de terras foram anexadas ao território.

Por isso mesmo, os Estados Unidos tiveram e uma geografia muito diferente da que conhecemos hoje.

Suas fronteiras eram, na verdade, muito mais irregulares. Por anos seu território era dividido por Reino Unido, Espanha e França.

Além disso, posses que hoje são americanas já pertenceram a Rússia e ao México.

Isso tudo demonstra duas coisas: a primeira delas é a influência plural de diferentes culturas. A segunda delas é a sua imensa extensão territorial.

Todos os problemas derivados desses fatores também atuaram na formação do país. Desde estados próximos com leis diferentes até mesmo culturas distintas em um espaço reduzido.

Em resumo, podemos organizar da seguinte forma a formação territorial:

  • A costa leste (Oceano Atlântico) pertencia a exploração inglesa assim como outros trechos de terra;
  • O centro do país era Francês (chamado Louisiana);
  • O Texas era espanhol, assim como grande parte da Flórida;
  • Um grande pedaço da Califórnia e da costa oeste (Oceano Pacífico) era Mexicano;
  • O Alaska foi comprado da Rússia e o Hawaii anexado;

Guerras, guerras e mais guerras

Muitos conflitos marcaram a história dos Estados Unidos. Podemos citar vários deles, em diferentes épocas e contextos que atuaram nos ideias americanos.

Guerra civil americana

A guerra civil americana é o maior confronto armado pelo qual o país passou até hoje. O número de baixas é tão alto que supera a soma de muitas guerras que os Estados Unidos enfrentou, inclusive as mundiais.

Em suma, o conflito foi travado por dois territórios, os estados do sul e os estados do norte. O Sul era escravista e defendiam a separação do país. O Norte era contrário a escravidão e possuía um ideal muito diferente.

Pessoas de ambos os lados pensavam que a guerra seria curta e fácil de ser vencida. Mas, foi totalmente o contrário.

O conflito se estendeu por anos, ceifou a vida de muitos soldados e destruiu cidades, plantações e criou uma cisão no país.

Como veremos mais abaixo, o problema do racismo estrutural ainda está enraizado no país e não foi completamente resolvido.

Guerras mundiais

Os Estados Unidos se envolveram nos dois maiores conflitos globais: a 1ª e a 2ª Guerra Mundial.

Os americanos venceram ambas as disputas junto com a sua aliança. Mesmo assim, não foram tempos fáceis.

Na 2ª Guerra Mundial, por exemplo, o Japão atacou a frota marítima em Pearl Harbor de surpresa e matou mais de 2.000 pessoas e praticamente aniquilou as embarcações americanas.

No entanto, os porta-aviões e os suprimentos vitais em Pearl não foram atingidos, o que permitiu aos americanos lançarem ataques rápidos e poderosos.

E, de modo indireto, fez com que a humidade vislumbrasse o terror atômico das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

A Guerra fria, a Guerra do Vietnã e as Guerras contra o terrorismo

Além dos conflitos mencionados anteriormente, os Estados Unidos lutaram (e lutam) em diversas guerras durante a história.

A Guerra Fria, por exemplo, foi um conflito contra a União Soviética e acendeu um alerta sobre a possibilidade do nosso mundo acabar pelo terror atômico.

O cenário ficou ainda pior quando Cuba, distante alguns quilômetros da costa americana, instalou uma série de mísseis nucleares que poderiam arrasar cidades inteiras.

Já a Guerra do Vietnã foi muito revisitada na cultura pop, e mostrava a ironia de um país imensamente rico e militarizando despejando bombas sobre uma nação pobre.

Até hoje isso é discutido. As disputas entre mundos capitalistas e comunistas dividiram muitos países e cidades, como as duas Coreias ou a emblemática Berlim. Sendo que o Vietnã foi só mais um exemplo.

Por fim, as guerras contra o terrorismo. Seja contra o Iraque ou o Afeganistão, os Estados Unidos também se envolveram em conflitos recentemente.

Quem não se lembra onde estava em 2001, quando os aviões atingiram as torres gêmeas.

Pessoas ilustres

Diversos foram os personagens que marcaram a história americana. Entre os presidentes, houveram pelo menos três que são amplamente mencionados e muitos outros que marcaram história.

Além desses, existem personagens que também marcaram profundamente a formação da história americana. Vamos falar deles também.

Presidentes

George Washington: primeiro presidente americano, responsável pela independência do país e que não aceitou concorrer a um terceiro mandato, instituindo um costume na democracia.

Abraham Lincoln: liderou o país durante a guerra civil e foi responsável por consolidar o espírito americano. Seu esforço em unificar evitou uma separação dos Estados Unidos em dois. Além disso, foi o grande responsável por povoar o país por meio de suas políticas.

Franklin D. Roosevelt: reestruturou a economia americana após a depressão de 29 e liderou o país na 2ª Guerra Mundial. Foi eleito quatro vezes presidente, mas morreu durante o quarto mandato.

Além destes presidentes, podemos destacar o Barack Obama, que já tem uma postagem no blog (veja aqui); Thomas Jefferson e Theodore Roosevelt.

Há outros qye marcaram também, como o Nixon, que renunciou a presidência após o escândalo Watergate.

Personalidades

Difícil montar uma lista das personalidades que marcaram a história americana, não é mesmo?

Mas, alguns deles possuem uma história tão interessante que merecem ser apresentados.

Martin Luther King: pastor e ativista político. Marcou toda uma geração com seus ideias sobre todo o problema do racismo na sociedade.

Rosa Parks: Rosa parks se recusou a dar seu acento no ônibus para uma pessoa branca, isso desencadeou e acendeu um amplo debate sobre a luta antissegregacionista.

Inventores e Empresários: Tesla e Thomas Edison são alguns exemplos de mentes brilhantes que inspiraram o mundo com suas invenções revolucionárias. Ford e Rockfeller são exemplos de industriais que fizeram fortuna e moldaram o cenário econômico do país.

Pesquisadores: a ciência e a tecnologia impulsionaram os Estados Unidos e até hoje o país é o celebre destino de mentes brilhantes, seja para estudar ou pesquisar.

Pessoas “comuns”: o povo americano, no geral, talvez seja a grande personalidade americana. Sejam os jovens que viveram o sonho americano, os imigrantes que chegaram nos portos ou os homens e mulheres que lutaram em seus conflitos.

Problemas históricos

Os Estados Unidos, assim como qualquer outro país, possui uma série de problemas históricos para serem resolvidos.

O primeiro deles é o racismo estrutural. Como vimos, isso gerou uma guerra civil e até hoje marca a história americana.

Não podemos esquecer que até metade do século passado alguns estados americanos tinham escolas para brancos e negros. Lugares nos ônibus e nas repartições que segregavam pela cor da pele.

Essa dívida ainda não foi paga, e considerando os fatos recentes, demorará anos para que algo seja de fato modificado.

A presença do racismo é marcante na cultura e na sociedade americana, infelizmente.

O outro deles é o imperialismo que se opõem em meio a outros países e culturas, muitas vezes com um desenvolvimento econômico menor e com pouca capacidade de defesa.

Derivado do imperialismo, temos o consumismo desenfreado. Americanos, no geral, consomem muita coisa.

Sejam alimentos industrializados ou equipamentos tecnológicos. Tudo isso demanda um grande esforço do planeta, para dar conta dessa sujeira.

Por fim, podemos citar que muitos países e pessoas não aprovam as diversas ações americanas tomadas no rumo da história.

Como, por exemplo, o bombardeio atômico contra o Japão ou a chuva de bombas no Vietnã.

Concluindo…

Todo este texto é um recorte da história dos Estados Unidos e não apresenta a totalidade de fatos, eventos e a complexidade sobre a história americana.

Para construir essa narração, usei como base o excelente livro de James W. Davidson, uma breve história dos Estados Unidos.

Outra fonte excelente é o livro do Leandro Karnal, ambos listados abaixo. Recomendo a leitura de ambos.

--

--