20 coisas para fazer antes dos 30 (sem pressão!)

Carolina Bataier
Revista Subjetiva
Published in
6 min readMay 8, 2018

Eu tinha 28 anos quando vi uma daquelas listas de sei lá quantas coisas para se fazer antes dos 30 e senti que certamente não ia dar. Sem chance. “Tenho que correr, putaqueopariu, como é que em dois anos eu vou conhecer mais 25 países pra inteirar 30 e ainda acampar sozinha na Islândia para fotografar uma aurora boreal?”, pensei. Bateu aquela palpitação e a certeza de que minha vida era muito chata porque eu nunca em 28 anos de existência tinha andado no lombo de um camelo nem cantado cantigas ancestrais com crianças vietnamitas.

Cheguei aos 30 sem completar a tal da lista, obviamente, na paz, tranquilona, entendendo que 30 é só um número e que a vida não é uma disputa de quem pula de bung jump dos lugares mais ousados (inclusive, deus me livre). Então, fiz essa listinha de coisas realmente importantes para se fazer antes dos 30, que pode te ajudar a chegar lá com tranquilidade e autoconhecimento. Se você é do time dos ansiosos, chega mais. Esta lista é para você.

1. Parar de ler revistas de beleza
Sério. Agora. Já. Porque é o seguinte: aos 30, o metabolismo fica mais lento, as marcas de expressão começam a aparecer, o cansaço aumenta e ler sobre a rotina semanal de aulas de boxe da Fernanda Souza só vai te fazer se sentir uma péssima pessoa. Além disso, aquela pele é Photoshop.

2. Criar o hábito de ler diariamente
Se não começou, comece e leve para a vida. É um hábito que só te acrescenta coisas boas e ajuda espairecer. Um alento nessa rotina insana. E tem tanta coisa para ler nesse mundo: de notícias a livros, as possibilidade são infinitas.

3. Aprender um novo idioma
Falar outro idioma é bom não só para o currículo. Ler livros na linguagem original ou ver séries sem legenda são pequenas felicidades cotidianas e eu juro pra você: é bom se apegar às felicidades cotidianas.

4. Passar tempo com seus avós
Se você tem a sorte de ainda contar com a presença deles neste mundo, aproveite o quanto puder. Quando você chegar aos 30, eles estarão com, mais ou menos, 80. E talvez estejam vivendo os últimos anos por aqui. É a triste e cruel realidade da nossa insignificância sobre a terra. A nós, cabe ser feliz e ficar perto de quem nos faz bem.

5. Aprender a respirar
Parece estranho, mas não é. A maioria de nós respira errado. A correria do dia a dia, a ansiedade, o constante estado de alerta, nos fazem manter a respiração curta, aquela que não preenche o pulmão por completo. Aulas de teatro, yoga ou canto são ótimas para nos ajudar a respirar corretamente e entender o mecanismo dessa coisa básica que nos mantém vivos.

6. Aprender sobre manutenção básica de casa
Trocar chuveiro, tirar teias de aranha do teto, renovar móveis. Qualquer coisa que seja útil e que possa te salvar de um imprevisto, te distrair ou pelo menos ajudar a poupar uma grana.

7. Desenvolver um hobbie
Pode ser pintura em tecido, violão, bordado, cinema, poesia, culinária. Há tanto nesse mundo para ser feito e aprendido, e parece que depois da faculdade a gente entra no modo automático e se afasta daquelas coisinhas que dão sentido ao cotidiano. Se possível, não deixe isso acontecer.

8. Aprender a se alimentar bem
Alimentar-se de 3 em 3 horas, beber água, comer vegetais: não é tão difícil assim. O lance não é virar a louca da dieta, aliás, longe disso. O negócio é diminuir os industrializados, perceber o que te faz bem e o que faz mal e respeitar seu organismo. A saúde agradece (e você vai ver que faz uma grande diferença no dia a dia).

9. Criar hábitos saudáveis
Praticar atividades físicas, dormir bem, meditar, caminhar. Existem milhares de possibilidades de mexer o corpo e cuidar da mente. O importante é chegar aos 30 com a cabeça boa e a saúde em dia. A gente acaba aprendendo que a sensação de felicidade está diretamente relacionada com o corpo funcionando bem.

10. Avaliar seus hábitos de consumo
Afinal, não faz sentido gastar dinheiro com coisas que a gente nem precisa, né não? Maturidade tá aí pra ensinar que de repente aquela bolsa custa mais que 5 jantares no seu restaurante preferido, com bebida e tudo mais. E que aquela calça rasgada pode ser, simplesmente, reformada e virar uma peça nova.

11. Cuidar de plantas
Além de ter hortaliças frescas em casa, cuidar de um jardinzinho proporciona minutos de higiene mental (e ver as plantinhas florescendo é coisamaislindaorgulhodamamãe).

12. Botar as contas em dia
Elas chegam todo mês sem falta, atrasam, acumulam. Tem cartão de crédito, receita federal porque a gente cai na malha fina sim, cartão da Renner. Escuta a tia: para, faz as contas, organiza, se for o caso fica uns dois meses sem beber, sem comer fora, sem ir ao cinema mas pelamordedeus não deixa as contas virarem uma bola de neve porque essa avalanche vai uma hora te carregar pro fundo do poço do Serasa.

13. Viajar sozinha
Não precisa ser para o Vietnã. O Brasil tem lugares lindos em qualquer canto. O que vale é tirar umas férias com você mesma e ver no que dá. Vai ser delícia, vai ser gostoso.

14. Aprender a cozinhar
Ninguém aqui quer ser o próximo MasterChef, mas é válido saber fazer pelo menos um arroz com feijão e uma lasanha bem gostosa pra quando quiser surpreender alguém com um jantarzinho.

15. Rever seu filme preferido da adolescência
Reassisti As patricinhas de Berverly Hills e descobri que a Cher não é uma má pessoa.

16. Sair da casa dos pais
Se você ainda não saiu, agora é a hora. Morar sozinho (ou com amigos) é maravilhoso! Você vai descobrir o seu jeitinho de fazer as coisas e conhecer todo um novo universo feito de possibilidades, como receber quem quiser na hora quiser ou ficar sem açúcar no meio de um bolo e ter que pedir pro vizinho. E seus pais vão sentir sua falta mas, sério, vão curtir bastante porque queridão: 30 anos e morando com os pais não dá!

17. Fazer a festa na loja de departamentos
Comprar cortinas, tapetes, potes, velas aromáticas, prendedores de sacos plásticos, canecas, jogo de talher e mais um monte de coisas que você nem sabia que precisava até entrar numa dessas lojas é maravilhoso. E cuidar da casa é uma delícia.

18. Mudar o cabelo
Na verdade, a ideia é: perder o medo de mudar o cabelo. Cortar curtinho, ou deixar crescer, pintar de azul, descolorir. Enfim, vale tentar pelo menos uma vez até porque em breve eles vão ficar brancos e você não terá escolha a não ser aceitar a mudança. rs

19. Aceitar que haverá muitos sábados em casa
De pijama, vendo Netflix. Faz parte e é DELICIOSO.

20. Ser legal com você mesma
A gente se cobra demais, vive se comparando e agora ainda tem a internet para jogar na nossa cara o sucesso alheio, mas olha só: todo mundo fica às vezes meio fodido. Faz parte. O negócio é entender que cada um tem seu tempo. Essa lista, inclusive, talvez nem sirva para você e nesse caso tudo bem, você pode me mandar tomar no cu porque eu tenho 30 e poucos anos e já sei lidar com comentários negativos.

Quer montar uma timeline agradável no seu Instagram? Venha ver essas dicas.

Para comprar o livro com textos inéditos da autora, você pode clicar aqui.

Gostou? Clique nos aplausos — eles vão de 1 a 50 — e deixe o seu comentário!❤

Nos siga no Facebook, Instagram e Twitter.

Se inscreva em nosso canal no YouTube!

Saiba como publicar seus textos conosco clicando aqui.

Leia a nossa revista digital clicando aqui.❤

Participe do nosso grupo oficial, compartilhe seus textos e adicione os amigos!

--

--