5 empresas que utilizam o Medium

E porque você pode considerar criar um para sua marca!

@tutinicola
Revista Subjetiva

--

Quero começar contando pra você sobre uma decisão radical que eu e minhas colegas do blog Fantástico Mundo RP tomamos nesse ano de 2017, mais especificamente no mês de Fevereiro. Depois de alguns meses estudando possibilidades, migramos nosso blog (que — por 4 anos — e até então, era WordPress) para o Medium e essa experiência tem sido muito positiva. Grande parte dessa decisão foi devido ao blog ser totalmente voluntário, e portanto, não contamos com verba para investir em grandes produções e um site pago, por exemplo. Mas também, pelas possibilidades que o Medium oferece.

https://medium.com/fmrp

Cheguei a conclusão de que não é mais sobre o canal, é sobre o conteúdo. Cada vez mais as coisas na internet se encaminham para você pensar primeiro na informação/mensagem que quer passar, para depois “adaptar” ela para a rede social ou meio em que será inserida. O Medium permite justamente que você e seus leitores se concentrem em uma coisa: o conteúdo que você criou.

"O Medium é apenas um meio. Suas ideias são o início e o fim".

Depois de alguns meses utilizando a plataforma, além de recomendá-la, trago algumas das vantagens em migrar seu blog ou criar um no Medium:

  • Primeiramente, de forma curta e eficiente: É GRÁTIS.
  • Você não precisa se preocupar com a interface: a plataforma tem um design minimalista que já é ótimo, você tem a opção de personalizar alguns detalhes como logo, avatar e um cabeçalho (veja como aqui) e mudar o domínio, além disso, ela oferece o suficiente para tornar o visual do seu post agradável (destaque para imagens, possibilidades de incorporar categorias, vídeos, gifs e links, por exemplo). Mais pontos positivos: é responsivo (e isso em tempos de mobile é ouro!), intuitivo, simples e rápido de operar.
  • Há facilidade em construir uma audiência: a lógica é de rede social: você pode seguir e ser seguido. O sistema se encarrega de espalhar os textos, recomendando-os para quem ele acreditar que vai achar interessante baseado em outros textos que leu e recomendou. Você ganha uma audiência qualificada e interessada dentro, mas também pode ter leitores de fora ao divulgar o link do post pelo oceano da internet.
  • É mensurável: Números importam e o Medium está ciente disso. O dashboard que mostra os resultados de engajamento dos usuários com as publicações também é uma excelente razão para utilizar o Medium na estratégia de conteúdo da sua empresa. Ele apresenta o número de leitores nos últimos 30 dias, a quantidade de leitores únicos em cada publicação, de onde vieram estes leitores (Google, hiperlinks, redes sociais, outros sites etc.) e, o mais importante: o percentual de tempo de leitura, ou seja, as leituras reais (não só pageviews).
  • Gera interação: o Medium possui alguns mecanismos dinâmicos que promovem engajamento com o seu conteúdo: as highlights (ferramentas de grifar texto), as recomendações, respostas e marcações são formas dos leitores responderem ao seu conteúdo. Você ainda pode utilizar tags para sua história seja encontrada.
  • É colaborativo: Você pode ter várias pessoas de dentro da sua empresa produzindo conteúdos focados em suas áreas. Pode inclusive, criar comunidades em torno de um assunto, ou uma revista para demonstrar autoridade na sua área através das publicações.

*Mais informações você pode conferir no Guia do Medium.

Vamos agora, aos exemplos reais oficiais:

  1. Itaú
    "Estamos aqui para contar histórias sobre cultura, educação, esporte, mobilidade urbana e ações que mudam o mundo para melhor. Acompanhe em medium.com/itau ;-)"
https://medium.com/itau

2. Neon
"O mundo está mudando e as marcas, automaticamente, mudam junto (…) Não é a toa que, assim como o Neon criou esse blog, grandes marcas começaram a direcionar sua comunicação para a internet, e acabaram percebendo que, muitas vezes, o entretenimento é a melhor saída para captar a atenção das pessoas".

https://medium.com/contracorrente

3. Runrun.it
"Ideias sobre gestão de pessoas e tarefas — e o que separa o chefe do líder"

https://medium.com/@runrun_it

4. ContaAzul e Editorial ContaAzul
"Usamos este espaço para compartilhar um pouco da nossa cultura e os nossos aprendizados!"

https://medium.com/cultura-contaazul

5. GE do Brasil
"O GE Reports Brasil conta as melhores histórias sobre a transformação digital da indústria e tendências de inovação do mercado".

https://gereportsbrasil.com.br/

Se você gostou compartilha, clica nas palmas ou dá um alô! ❤

--

--

@tutinicola
Revista Subjetiva

Relações Públicas de formação, marketeira e Copywriter. Vivo da minha arte (de escrever) na praia.