O mundo é de um jeito, ou pode ser de outro

Lama Padma Samten fala sobre a visão budista de Terras Puras e sua relação com a Revista Bodisatva

A busca por uma forma de vida em maior harmonia com a natureza, mais favorável para a saúde, para a economia doméstica, e que, principalmente, possibilitasse o aprofundamento e a prática do Darma, fez surgir há 20 anos a primeira Aldeia CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva) Caminho do Meio, em Viamão, no Rio Grande do Sul. Atualmente, lá residem várias famílias e é onde está instalada, desde 2010, a Escola do Caminho do Meio, que atende crianças de dentro e de fora da comunidade a partir de um ano de idade.

“Estamos dentro de um mundo que se organiza de um jeito, mas, de repente, inventamos outra forma de nos movimentarmos. Nós sonhamos, desenvolvemos essa coragem e nos colocamos em marcha”, contou o Lama Padma Samten ao relembrar o início deste movimento das Aldeias, durante o Retiro de Verão deste ano, que teve como um dos temas abordados o Projeto Terras Puras.

De 1997 para cá, as Aldeias foram se expandindo e amadurecendo, gerando benefícios e oportunidades para quem ali vive ou busca um local mais apropriado para a realização de retiros curtos ou longos.

Imagens do CEBB Darmata em Timabúba/PE e CEBB Recôncavo em Santo Amaro/BA. Fotos: arquivo CEBB.

Hoje, contando com a Aldeia CEBB Caminho do Meio, são oito Aldeias espalhadas pelo Brasil: Alto Paraíso, em Goiás, que comporta a Escola Vila Verde; a CEBB Mendjila, que fica na região de Canelinha, em Santa Catarina; CEBB Recôncavo, em Santo Amaro, na Bahia; CEBB Sukhavati, na região metropolitana de Curitiba; CEBB Darmata, em Timbaúba, Pernambuco; CEBB Bacopari, que fica em Palmares, e CEBB Jetavana, ambas no Rio Grande do Sul.

“Nós pegamos essa substância que é a energia que constrói as coisas, esse fio dourado, e tecemos uma teia na direção que achamos mais favorável. É isso que estamos fazendo. Cada uma dessas iniciativas tem suas dificuldades, mas seguimos com paciência, mantendo os propósitos, e as coisas vão se resolvendo”, explica o Lama.

Na opinião dele, uma das questões cruciais deste movimento é a constatação e que é possível ir na contramão do processo econômico operando através dos méritos.

Região do entorno do CEBB Bacopari e CEBB Jetavana, ambos no Rio Grande do Sul. Fotos: arquivo CEBB.

[…]
Continue a leitura no site da Bodisatva → ir para o texto


Veja na íntegra a apresentação do sonho da Bodisatva, expandindo o Darma na web e sobre as Terras Puras, durante o Retiro de Verão de 2017, em Viamão.

Projetos Bodisatva e Terras Puras | Retiro de Verão 2017.

Saiba Mais

  • Para participar da Campanha de Doação para expansão da Revista Bodisatva, acesse aqui.

Aldeias do CEBB

Veja a localização das Aldeias do CEBB no mapa abaixo e saiba mais sobre cada uma delas, nos links listados na sequência.