“The evil of the century” | Arte por Raul Andreo de Paiva

O mal do século

Segundo Organização Mundial da Saúde, metade dos problemas mentais começa aos 14 anos

Matheus Rottava
Salus: Uma ode à prevenção
5 min readNov 26, 2020

--

Quando todas as coisas boas da vida como o dinheiro, amor, diversão e sexo se tornam o motivo de preocupação, é sinal de que algo está errado. Entenda o que é ansiedade e aprenda a conviver com esse sentimento, que é mais comum e antigo do que você imagina. A ansiedade está associada ao esgotamento mental e as fontes traumáticas vividos. Ela pode ser sentida do nível leve até o nível elevado. No nível leve, inicia com pequenos desconfortos como pensamentos acelerados, inquietude e dificuldade para se concentrar; já no nível elevado, tem sintomas mais fortes, como crises de irritabilidade, cansaço excedente e até crises físicas de insônia, taquicardia e falta de ar.

Créditos: Fotógrafo Aaron Tilley e o Diretor Kyle Bean

O Brasil é o país que tem o maior índice de transtornos de ansiedade do mundo: 9,3% da população sofrem com a doença, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), de 2017.

Por trás de números, histórias de vida. A professora, atualmente dona de casa, Janete Aparecida Piza, por exemplo, conta que começou a ter problemas com transtorno de ansiedade na fase adulta, quando ainda estava trabalhando. “Os primeiros sinais da ansiedade chegam muitos sutis, nem sabia que se tratava de ansiedade. No meu caso, era querer que tudo se resolvesse rápido, pensamentos recorrentes, principalmente pensamentos de medo de que algo ruim estava prestes a acontecer. Falta de paciência, irritação, isso tudo vai fazendo parte da vida e a gente não percebe que é um problema, parece ser algo do seu temperamento, é tudo muito sofrido, instala um nervosismo, um medo constante, qualquer dor, uma doença por mais simples que seja, a mente cria uma cena de terror, e o sofrimento por aquela criação de um fim trágico e terrível ”, relata. Ela conta que foi diagnosticada com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e depressão, e começou a fazer acompanhamento terapêutico.

“A psicoterapia consiste no diálogo entre psicólogo e paciente, o discurso livre leva ao autoconhecimento e busca de estratégia para lidar com os conflitos.” Diz Sirlene Pereira Ferreira Psicóloga CRP 08/15529

A terapia já demonstrou sua eficácia no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. Ao ser tratada com uma psicóloga, uma pessoa aprende a reconhecer em que aspecto sua mente está distorcida; controlar os pensamentos distorcidos; modificar seu comportamento adequadamente. “A psicoterapia consiste no diálogo entre psicólogo e paciente, o discurso livre leva ao autoconhecimento e busca estratégias para lidar com os conflitos. As pessoas com dificuldades para dizer não têm maior probabilidade de desenvolver transtorno ansioso e outros ”, explica a psicóloga Sirlene Pereira Ferreira.

Renan Bertolini, 23 anos, estudante diz: “identifiquei meu problema e consegui perceber meus gatilhos, eu criei alguns hábitos como evitar essas situações muito estressoras”

Na maioria dos casos, reações ansiosas que se repetem com frequência e com longa duração costumam apontar para uma angústia bastante difícil de se ligar e, portanto, de se suportar. Para isso, procurou ajuda, como fez o estudante Renan Bertolini, de 23 anos, que estava com dificuldades na vida acadêmica, depois da dica de um primo da família. “A ansiedade causava alguns empecilhos na minha vida e que só percebi durante o tratamento, sentado, conversando com a Karen. Por exemplo, eu tenho o hábito de leitura, e uma das consequências é eu saber os conteúdos das matérias e acabar explicando tudo pros meus colegas, mas na hora de fazer prova muitas vezes eu ia mal. Enquanto eu estava na engenharia, eu achava que era por causa da falta de identificação com o curso, mas quando fiz a primeira prova em economia e fui mal,ainda mais em um conteúdo que eu dominava, eu percebi que algo não estava certo. Conforme eu fui me tratando, percebi que minhas notas melhoraram, mesmo eu não tendo mudado nada nos meus hábitos, eu consegui desempenhar melhor, porque a ansiedade me atrapalhava a pensar com clareza. Às vezes, ansiedade atrapalha tanto na construção dos pensamentos que eu mal consigo formar frases médias, e quando tento proferir uma sentença mais longa eu perco antes de terminar ”. O importante é sempre buscar ajuda quando a ansiedade parece fora do controle.

Dr. Fernando Andrade: “ A Microfisioterapia e a Psicologia são ferramentas que se somam, nenhuma substitui a outra.”

Uma alternativa para ajudar no tratamento da ansiedade é a microfisioterapia. A microfisioterapia ajuda o seu corpo a liberar todos os traumas passados ​​ou presentes guardados na memória celular e que o impedem de funcionar bem. O microfisioterapeuta Fernando Andrade fala dos benefícios da técnica para os pacientes. “A microfisioterapia entra no tratamento da ansiedade. Hoje 90% da busca em consultório pela microfisioterapia é para tratamento de ansiedade. Ela trabalha liberando os traumas vivenciados pelo indivíduo, que são gatilhos para ansiedade. Libera ainda a herança vinda através da epigenética familiar, e também consegue fazer um equilíbrio nas glândulas que também podem estar alterando o humor ”. Ansiedade tem cura, basta procurar ajuda de um profissional habilitado e fazer o tratamento corretamente.

Na pandemia

A ansiedade na quarentena tem sido uma grande preocupação em meio à pandemia do novo Coronavírus. Desde o começo do isolamento social, muitas pessoas têm se sentindo ansiosas por conta do novo modelo de vida que estamos vivendo. O isolamento tem como função principal deixar as pessoas em casa para que não tenha grandes aglomerações para uma maior transmissão do vírus. O mundo todo teve que se adaptar a uma nova rotina e novos comportamentos. Diante disso, o corpo e a mente são o que mais sofrem com isso. Aqui você pode ouvir um podcast sobre os impactos do Coronavírus X Ansiedade:

--

--