10 erros de SEO que todo mundo comete sem perceber

Hermes Augusto
SEO Lab
4 min readAug 10, 2020

--

São tão comuns que na maioria das vezes nem percebemos.

1: Esquecer de atualizar conteúdos antigos

Conteúdos são a peça fundamental em SEO quando pensamos em oferecer aos usuários uma resposta para uma busca, porém, isso não quer dizer que seja necessário fazer um conteúdo novo. Se o seu projeto possui um conteúdo antigo já indexado e talvez até bem ranqueado, você pode dar uma repaginada nele atualizando informações para garantir que ele siga sendo relevante.

2: Olhar apenas os números de palavras-chave e tráfego

É muito legal ver um monte de palavras-chave melhorando de posição e o tráfego crescendo em consequência disso, mas esses não são os únicos números que fazem parte da rotina de um profissional de SEO. É sempre válido olhar também:

  • Estatísticas de rastreamento pelo Google Search Console
  • Tempo de carregamento
  • Conversões realizadas por tráfego orgânico
  • Tempo de permanência na página
  • Taxa de rejeição

Mantendo a devida atenção para esses números, é possível analisar e melhorar o comportamento dos buscadores e também dos usuários.

3: Não aprender sobre tecnologia

Os sites hoje em dia não são apenas aquele HTML padrão com estilizações em CSS. Com o surgimento de diversos frameworks baseados em Javascript como Angular, React, Vue e Next, as páginas se tornaram dinâmicas, o que possibilita diversas integrações com muitos tipos de tecnologias. Ao lidar com páginas dinâmicas, é importante garantir que elas são 100% acessíveis para os buscadores, pois caso não sejam, seu trabalho de SEO se tornará muito mais difícil, por isso, estude e aprenda sobre tecnologia.

Leia também: Como aprender SEO? Dicas para os primeiros passos

4: Achar que um plugin vai salvar sua vida

Os profissionais de SEO que utilizam plataformas de CMS como Wordpress acabam se limitando muito ao que é possível fazer utilizando um plugin, ou se baseando nos números que um plugin apresenta na hora de dizer se um conteúdo está adequado ou não, mas essa limitação acaba ofuscando a visão em muitos aspectos. Analise os melhores players do mercado, veja o que utilizam, converse com desenvolvedores e busque sempre alternativas além dos plugins.

5: Planejar conteúdos em cima da hora

Se você deseja posicionar bem um conteúdo para determinada ocasião, é extremamente importante que ele esteja no ar com certa antecedência. Sabemos que os resultados de SEO não aparecem da noite para o dia, portanto, se o seu conteúdo é sobre as melhores receitas para a ceia de natal, é melhor que ele esteja no ar pelo menos alguns meses antes de dezembro.

6: Ignorar a importância de boas URLs

As URLs são a porta de entrada para que os buscadores realizem o rastreamento de todas as páginas do seu site, então, elas devem ser organizadas e limpas. É muito melhor uma URL seusite.com.br/categoria/subcategoria/produto do que uma URL seusite.com.br/178273/subcategoria/x/produto. Quanto mais simples e organizadas, mais fácil para os buscadores.

7: Utilizar imagens muito pesadas

Uma bela imagem realmente dá um destaque especial para uma página, porém, se ela for altamente pesada, acabará se tornando uma vilã na hora do usuário carregar as páginas do seu site. Utilize sempre imagens leves pensando que as vezes a conexão das pessoas que acessam seu site possa ser aquele 3G bem lento que todos nós detestamos.

8: Pensar que backlinks fazem milagre

Os backlinks são muito importantes para SEO e realmente auxiliam na construção da autoridade de um site e no rastreamento por parte dos buscadores, mas não são a única preocupação de um profissional de SEO. Busque sempre bons links em bons sites, mas não foque apenas em aumentar a quantidade de links, foque na qualidade.

9: Não dar atenção para mobile

As buscas mobile aumentam ano após ano, e o Google já anunciou que vai priorizar o mobile first index, mas ainda assim existem muitos sites que não são responsivos ou que não oferecem uma experiência satisfatória para usuários mobile. Se o seu projeto não é adequado para mobile, você terá um longo trabalho pela frente.

10: Deixar de se atualizar

Se você aprendeu SEO há mais de 10 anos, parabéns, você aprendeu antes de muita gente saber o que é SEO, mas isso não quer dizer que você seja um especialista em SEO hoje em dia. Mantenha-se sempre atualizado, entenda as mudanças de algoritmo e comportamento e busque sempre estar informado sobre novos recursos de tecnologia.

Gostou desse conteúdo? Comente e compartilhe! Se quiser receber as principais tendências sobre SEO, inscreva-se na newsletter!

--

--

Hermes Augusto
SEO Lab

Meus textos não são secretos porém não mostro para ninguém.