Mulher e Líder, quem são as RDivas exemplos de liderança na Resultados Digitais? parte 1

Jacqueline Yumi Asano
SER mulher
Published in
14 min readMay 1, 2016
Artigo publicado originalmente em http://jacquelineasano.com.br em Maio,2016

19h57 do dia 29 de março de 2016, uma terça feira, dia normal de muito trabalho aqui na Resultados Digitais e eu viro para o lado e pergunto para Josy: “Josy, o que é ser mulher pra você?”

Ela responde: Ser mãe
Eu: Ser mãe?
Josy: Sim, ser mãe. Mas mãe no sentido amplo da palavra. Ser mãe é ser tudo. Igual minha mãe que é mãe, pai, mulher, trabalha, faz um monte de coisa.

O que vou escrever hoje é uma análise de respostas que foram dadas numa pesquisa sobre “O que é ser uma Líder Mulher” aqui na Resultados Digitais, onde trabalho.

Pesquisa que fiz com os RDoers (quem trabalha na RD) sobre quem eles consideravam uma Mulher Líder e porque

Essa pesquisa surgiu quando estava em processo de Rotation para Product Manager na RD. Durante meu processo entendi que para ser uma Product Manager (PM ou Gerente de Produto), precisaria ser uma líder. Uma líder FODA. E fui buscar o que as pessoas entendiam como LÍDER FODA. Fui buscar inspiração e pedi que as pessoas me respondessem duas perguntas:

  • Quem é um exemplo de liderança na RD?
  • Porque?

E sim, deveria ser uma liderança feminina porque acredito que mulheres e homens possuem grandes diferenças e eu estava afim de descobrir características específicas de uma liderança feminina. 23 pessoas participaram da pesquisa e me responderam o que significa ser uma líder. Com essa análise não consigo traçar nenhuma estatística e nem é esse o objetivo.

Então, qual o objetivo dessa pesquisa?

Encontrar uma percepção sobre a líder mulher.

Quem é ela, o que ela faz que fazem as pessoas olharem e falarem: “Que Líder (desculpe a palavra novamente) Foda!”. Quis fazer a pesquisa em meu ambiente de trabalho porque ele é repleto de mulheres inspiradoras.

Cada uma das mulheres citadas como exemplos de liderança responderam as seguintes perguntas:

  1. Quem é você por você mesma?
  2. Complete: Eu sou uma líder porque…
  3. Complete: Eu amei ler (nome do livro) porque (motivo)
  4. Complete: Um conselho que eu daria pra mim mesma seria…

Vamos conhecer as RDivas* Líderes e Inspiradoras?

*RDiva = RDoer mulher = RDoer diva = RDiva

Lilian Klemz, Customer Success General Manager na Resultados Digitais

Mais que tudo, sou alguém que segue o coração e a intuição. Alguém que tenta não se motivar por problemas mas por sonhos. Alguém que que procura tomar decisões e agir sobre elas.

Porque as pessoas consideram a Lilian uma líder?

“Cara, mulher sensacional, faz gestão de pessoas como ninguém”

“Porque ela acredita que impacto é mais importante que lucro e que essência é mais importante que uma Job Description.”

“por sua força, influência, e principalmente inteligência.”

“Trabalhei já diretamente com ela e, apesar de pouco, tive como avaliar como ela lida com problemas relativamente sérios.”

“Sempre que precisamos de algum tipo de consultoria/informações sobre CS ela é a referência para nós em Produto”

“A Lilian tem uma desenvoltura inigualável, sabe lidar com os grandes e pequenos problemas. É líder de uma grande equipe, consegue atender e ouvir todos da sua equipe. Tem voz de peso perante os fundadores e demais gerentes e se destaca quando o assunto é respeito naquilo que fala e no modo que age. Lilian é demais, e um exemplo para mim”

Lilian, quem é você por você mesma?

Essa sempre foi uma pergunta que tive dificuldade de responder, o que dizer de mim mesma?

Talvez, alguém sempre em busca de coisas novas, tentando fugir do cotidiano colocando muitas interações diferentes e energia positiva no meu dia a dia.

Mais que tudo, sou alguém que segue o coração e a intuição. Alguém que tenta não se motivar por problemas mas por sonhos. Alguém que que procura tomar decisões e agir sobre elas. Alguém que comete erros, muitos, mas que já aprendeu a aceitá-los e mais que isso aprendeu que mesmo errando nunca posso deixar de tentar fazer melhor. Sou alguém feliz e grata pelas oportunidades que tive e continuo tendo, oportunidades essas que me ajudam a chegar cada vez mais próximo da minha melhor versão.

Sou apaixonada pela vida e uma incansável otimista, já entendi que a maneira como nos vemos está totalmente ligado com a forma como agimos, pensamos, e com tudo que acontece a nossa volta.

É tão difícil conseguir falar de si mesmo, não é? Fica ainda mais difícil quando entendemos o poder que as palavras possuem. Tudo que falamos para nos mesmos, é um diálogo de vida, nossas palavras são um reflexo de quem somos, do que acreditamos e do que sonhamos ser.

É difícil pra mim me descrever talvez porque nunca me preocupei em me definir, procurei muito mais me perceber através do meu cotidiano, interações, cooperações e opiniões.

Complete: Eu sou uma líder porque…

Ser líder nunca foi um propósito, algo que eu busquei. Eu busquei outras coisas que me trouxeram até aqui é e por elas que continuo me esforçando. Entendo que a boa liderança não é resultado do líder ou dele se entender como essencial, mas muito mais sobre o impacto que ele é capaz de causar nas pessoas, nos seus liderados, no seu ambiente.

Eu acredito que antes de liderar outras pessoas, você deve liderar a si mesmo.

O que eu quero dizer é: conhecer a si mesmo, suas emoções, sentimentos, reações, valores e crenças. Só depois de se conhecer é que é possível querer entender mais sobre outras pessoas. Entender como elas são diferentes umas das outras e por quê.

Que coisas são essas que me trouxeram até aqui? Sem dúvida a paixão pelas pessoas, a vontade de ouví-las, protegê-las, de ter a oportunidade de inspirar e mais que tudo, fazê-las acreditar que são parte de algo muito importante! Pra mim, isso é o que um líder deve ser, isso é o que eu procuro ser.

Eu amei ler o livro…

Um livro que li recentemente e recomendo é o Daring Greatly: How the Courage to Be Vulnerable Transforms the Way We Live, Love, Parent, and Lead da Brené Brown. Eu não sou muito fã de livros de auto-ajuda. Na verdade eu nunca terminei um, mas com este livro foi diferente. A introdução por si só é tão boa que eu devo ter lido umas 3 vezes e toda vez que li fiz novas anotações! Conheci o trabalho da Brené durante uma conferência em Boston e me apaixonei, não pensei duas vezes em adquirir o livro depois de assistir a palestra.

No livro, Brené trata de uma das mais trágicas ironias da vida moderna: porque tantas pessoas se sentem isoladas umas das outras pelos sentimentos que mais têm em comum. Sentimentos que incluem o medo do fracasso e o sentimento de não ser suficiente, de estar sempre devendo. A autora revela como esses sentimentos podem interferir na capacidade de realização, na educação, no trabalho e na vida em família. Ela mostra também como esses mesmos sentimentos podem ser transformados para nos ajudar a viver vidas mais sinceras cheias de liderança, coragem, empenho e propósito. Super recomendo.

Um conselho que eu daria pra mim mesma?

São tantos! Mas vou escolher um que veio de uma reflexão que tive vendo um documentário sobre divas do cinema. Mae West, atriz norte americana muito conhecida por seus filmes que expunham sexualidade sem cortes e tinham configurações picantes, isso em 1918, era super ousada para sua época. Foi conhecida também por suas frases impactantes, uma vez disse: “You only live once, but if you do it right, once is enough” ao ouvir essa frase conclui pra mim mesma:

Faça cada segundo valer muito a pena!

O tempo é o recurso mais valioso das nossas vidas. Tenha sempre tempo para o que realmente importa, mas para o que importa hoje, não amanhã, nem no ano que vem. Procure viver o momento, encontrar muitas paixões na sua vida, ver o mundo e viajar, ou apenas apreciar o mundo que está à sua volta, hoje e agora. Procure estar com as pessoas que você mais ama, fazendo coisas incríveis, saboreando comidas surpreendentes e se deliciando com pequenos prazeres da vida.

Lembre-se, Lilian! O seu tempo é precioso, mas é grátis. Você deve possuí-lo, mas acima de tudo você deve usá-lo. Aproveite para gastá-lo, porque você não pode mantê-lo. Uma vez que você perder seu tempo, você nunca mais poderá obtê-lo de volta. Você realmente só tem um curto período de vida. Então deixe seus sonhos serem maiores do que seus medos e suas ações maiores que suas palavras. Faça seu tempo valer a pena, faça do seu tempo algo para ser lembrado com muito orgulho.

Ana Rezende

O que me mantém querendo exercer liderança é meu interesse genuíno pelo desenvolvimento das pessoas…

Porque as pessoas consideram a Ana uma líder?

“Porque ela tem presença e persuasão na oratória, independentemente do público para quem está falando e muito pela postura com a equipe que coordena (só de mulheres até pouco tempo).”

“Ela é uma mulher que expressa paixão por tudo o que faz. Muito profissional e confiante. Um exemplo. ❤️”

“Ela é uma pessoa doce e calma que consegue passar confiança.”

“Porque é uma mulher que se comunica bem, é educada, inteligente e faz com que seu time alcance ótimos números e estejam sempre motivados”

“Porque ela é muito capaz, simpática, eficiente e faz tudo isso mantendo a feminilidade, que é o principal 😊”

Ana, quem é você por você mesma?

Vixi, pergunta complexa, eu sou muitas Anas, frequentemente “me viro do avesso” e se não estou satisfeita, mudo tudo de lugar hehehehe Sou uma mãe coruja; uma esposa esforçada; uma amiga paciente e boa ouvinte; uma filha impaciente; uma irmã um pouco relapsa 😞; uma profissional dedicada, que gosta de interagir, criar e entregar junto com time, um pouco dura e braba, é verdade; uma cidadã atenta às necessidades dos outros, disposta a ajudar e a me intrometer se achar adequado.

Já fiz planos de longo prazo, mas achava isso meio angustiante, agora faço planos curtos, confio que tenho energia, dedicação e amorosidade para lidar com o que vem. Tenho mil defeitos mas confesso que tenho orgulho da minha jornada interna, dos amigos e familia que conquistei e espero que tenha ainda muitos anos para melhorar o que não faço bem, o que não gosto em mim…

Complete: Eu sou uma líder porque…

Minha mãe diz que eu nasci líder, desde pequena sinto prazer em mobilizar as pessoas rumo a um norte ou objetivo comum, mesmo que na infância isso fosse brincar de alguma coisa e liderar meus amigos. Sempre gostei de ajudar e impactar positivamente as pessoas.

Quando comecei a trabalhar, a vontade de ser líder veio naturalmente quando via alguém com dificuldade ou precisando de orientação. O que me mantém querendo exercer liderança é meu interesse genuíno pelo desenvolvimento das pessoas, acreditar que as pessoas podem fazer melhor e aprender coisas novas, gostar de ver o resultado do time (como é muito maior do que a soma das entregas individuais, é clichê, eu sei) e AMAR interagir e ter conversas sobre assuntos que impactam a vida das pessoas, simplesmente adoro quando estou tendo uma conversa e vejo que a pessoa teve um insight, ampliou sua autoconsciência.

Sinto uma realização enorme quando vejo um liderado meu fazendo algo que não conseguia fazer antes, se desenvolvendo, pedindo por mais, muitas vezes, consigo perceber o que foi que eu disse ou fiz que contribuiu de alguma forma para isso acontecer. O time que tenho é muito amoroso e talentoso, é uma honra e um desafio liderá-los .

Eu amei ler o livro…

“Confiança Inteligente” de Stephen Covey porque ele desmitificou muitas crenças minhas sobre aquisição e perda de confiança, me fez refletir sobre meu posicionamento “tudo ou nada”. Mas o livro que realmente me marcou, pode parecer bobagem, mas foi um livro que li quando estava grávida da Laís, o Caçador de Pipas.

Sempre acreditei que mais importante do que o que acontece com a gente é como contamos para nós mesmos sobre o que aconteceu, isso determina como reagiremos ao que aconteceu, como vítimas, como protagonistas, etc. Admiro a forma como o protagonista do livro lidou com as diferentes situações. Ele me inspira.

Um conselho que eu daria pra mim mesma seria…

Ai, Ana Carolina, não se leve tão a sério. Se você aceita as falhas dos outros porque não é capaz de aceitar as suas? Foque no saldo das suas ações, vc acerta mais ou erra mais e vai ser feliz

Lívia Amorim, Front-End na Resultados Digitais

Acredito que todas/os somos capazes de discutir, trabalhar em grupo, agir e tomar decisões em conjunto. Basta empoderarmos as pessoas

Porque as pessoas consideram a Lívia uma líder?

“Pessoalmente não tenho muito contato com ela. Até por isso a ideia de liderança é muito forte para mim sobre a Lívia. Ela divulga e participa e levanta a bandeira das mulheres na área de tecnologia. Isso é liderança e colocar a mão na massa! A melhor combinação.”

1. Quem é você por você mesma?

2. Complete: Eu sou uma líder porque…

3. Eu amei ler…

4. Um conselho que eu daria para mim mesma seria…

Flavia Bernardes, Talent Management

Ser líder é muito mais do que um cargo. Está relacionado ao poder de transformação e mobilização que podemos causar em um ambiente 😉

Porque as pessoas consideram a Flávia uma líder?

“A Flavinha conseguiu impactar positivamente o negócio em que eu trabalhava na época em que a conheci. Fui cliente da RD e despertei a curiosidade pelo marketing digital por causa de sua atenção dedicada. Creio que ela tenha um enorme potencial de liderança aonde quer que esteja atuando, de vendas a TM (Talent Management).”

Flávia, quem é você por você mesma?

Uma ariana aventureira e curiosa em constante processo de descobertas. Sou uma pessoa determinada, amiga, carinhosa mas também um pouco teimosa, exigente e impaciente pois quero ver as coisas acontecendo logo. Acredito muito que somos seres espirituais e estamos aqui numa passagem de aprendizado e evolução, por isso temos que aproveitar bem a vida e aprender o máximo dela.

Eu sou uma líder porque…

A liderança está no quanto você faz a diferença na vida das pessoas, o quanto você influencia, cuida, ajuda e se preocupa com a evolução das pessoas que estão à sua volta. Ser líder é muito mais do que um cargo. Está relacionado ao poder de transformação e mobilização que podemos causar em um ambiente 😉

Eu amei ler…

“Qual é a tua obra?” de Mário Sérgio Cortella pois fala que cada um contribui de alguma forma para o mundo e todos os seres dependem uns dos outros.

O próprio título do livro já traz uma reflexão ao instigar o questionamento sobre o que buscamos. O autor explica porque o trabalho ainda é tratado como uma espécie de castigo e porque precisamos mudar este conceito pela ideia da realização de uma obra. De certa forma, isto explica o fato da espiritualidade ser um assunto cada vez mais presente no universo corporativo pois o trabalho tem que ter também um propósito e estar alinhado ao nosso objetivo pessoal e até mesmo de vida.

Um conselho que eu daria pra mim mesma seria…

Viva a vida de forma mais leve, sem sofrer tanto quando algo der errado. Exigir muito demanda uma energia muito alta e às vezes desnecessária, por isso respire e fique tranquila, tudo vai dar certo!

Juliana Bortoluzzi, Infrastructure Manager na Resultados Digitais

Eu espero poder fazer diferença no desenvolvimento, na carreira, no crescimento dessas pessoas

Porque as pessoas consideram a Juli uma líder?

“Não trabalho diretamente com ela, mas toda a mudança “suave” de escritório refletiu a capacidade de gerenciamento e a facilidade de lidar com problemas (acredito que não foram poucos).”

Juli, quem é você por você mesma?

Eu sou uma pessoa apaixonada pelo que faço, atualmente buscando o equilíbrio necessário para imprimir essa paixão em ações transformadoras. Acredito no constante aprendizado como gestora e a RD é uma excelente escola que permite uma evolução diária, oferecendo essa possibilidade de troca de experiências.

Eu sou uma líder porque…

Acho que posso contribuir e mais do que isso, quero muito contribuir para o aprendizado e enriquecimento humano, pessoal e profissional das pessoas à minha volta, em especial daqueles com quem tenho o privilégio de trabalhar e orientar. Eu espero poder fazer diferença no desenvolvimento, na carreira, no crescimento dessas pessoas 😄

Eu amei ler o livro…

Ao invés de citar um livro interessante, vou deixar uma sugestão que vale muito a pena pois tenho aprendido muito e tenho tirado lições incríveis com ele. Assisti algumas palestras online (YouTube mesmo) do Mario Sergio Cortella, uma delas em especial fala sobre Gestão e Liderança, então fica a dica 😉

Um conselho que eu daria pra mim mesma é…

…uma citação desse filósofo e escritor, palavras que eu repito toda manhã para reforçar a diferença entre “vou fazer o possível” e “vou fazer o meu melhor”. (trecho da palestra acima)

Já basta que ela curta seja, para que a gente consiga apequená-la de algum modo. E quando é que apequenamos uma vida que já é curta? Quando temos uma vida morna. Conhece gente morna? Gente que é mais ou menos, que não cheira e nem fede, morna no trabalho, morna na comunidade, gente que não tem compromisso, mais ou menos profissional, mais ou menos amigo, mais ou menos religioso, gente morna.

Não sejamos MORNOS!

Ana Carolina Vieira, Implementation Success Team Leader na Resultados Digitais

Continue buscando a melhor versão de si, mantendo seus princípios e personalidade, se desafiando e compartilhando experiências.

Porque as pessoas consideram a Carol uma líder?

“Vejo ela como alguém muito empenhada e com aprendizado rápido. tem postura firme quando necessário e se expressa bem”

Carol, quem é você por você mesma?

Eu sou a Ana Carolina Vieira, tenho 27 anos, paulista, formada em Propaganda e Marketing com mais de 5 anos de experiência em Marketing, trabalhei na COVISA (Prefeitura de São Paulo) e no GuiaMais.com, atualmente sou Gerente de Implementação do RDStation, onde pude orientar e acompanhar mais de 100 empresas a iniciar Inbound Marketing, foi um grande desafio gratificante gerar valor e contribuir para o desenvolvimento e impacto, aplicando estratégias e principalmente gerando oportunidades com o RDStation para essas empresas, além de colaborar com o time da Resultados Digitais compartilhando conhecimento sempre que possível e aprendendo muito. Essa sou eu, focada, dedicada e principalmente, buscando sempre, a melhor versão de mim mesma.

Eu sou uma líder porque…

… inspirar, motivar e ajudar as pessoas a se desenvolver, crescer e alcançar os seus melhores resultados é minha maior motivação.

Eu amei ler…

“Como se tornar um Líder Servidor — Os princípios de liderança de O Monge e o Executivo” de James C. Hunter porque ele apresenta uma forma de liderar desafiadora.

Como ser um líder servidor, com transparência, humildade, confiança, justo e responsável pelo impacto que gera nas pessoas, além de traduzir uma essência de liderança em uma visão questionadora e fascinante. Liderar não é ser chefe, liderar é servir.

Um conselho que eu daria pra mim mesma seria…

Continue buscando a melhor versão de si, mantendo seus princípios e personalidade, se desafiando e compartilhando experiências.

Originally published at jacquelineasano.com.br on May 1, 2016.

--

--

Jacqueline Yumi Asano
SER mulher

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.