Recibos (finalmente) disponíveis

Tatiana Balachova
Operação Serenata de Amor
3 min readOct 23, 2019

Bom, quase todos.

A gente tinha dois problemas:
1. As despesas em questão têm como comprovantes notas fiscais eletrônicas e, nesses casos, não há um arquivo PDF, mas sim um HTML, copiado por scrapping dos sites de controle estaduais.
2. Uma parte da URL de acesso ao documento é gerada pelo sistema de Dados Abertos, e a equipe da Câmara dos deputados precisará trabalhar para ajustar essa implementação.

O segundo problema continua dependendo do pessoal da Câmara e o primeiro problema foi resolvido — iremos falar sobre ele aqui:

Um breve resumo

Em abril desse ano, escrevi um texto sobre o problema dos recibos digitalizados e não disponíveis. O fato do recibo não estar disponível (vide imagem abaixo) não só dificulta como também na maioria das vezes impossibilita o ato de verificar um gasto como irregular ou não. O recibo contém várias informações importantes para essa checagem: data, horário, estabelecimento comercial, valor de cada item comprado etc.

Recibo digitalizado não disponível

Em agosto, o Mário Sérgio, nosso líder técnico e gerente de programa do Programa de Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil, escreveu um segundo texto indo para o lado técnico do problema. Os protagonistas vocês já conhecem: Rosie (nossa robô tuiteira de gastos suspeitos) e Jarbas (ferramenta de busca e pesquisa dos gastos).

(crédito: Giphy.com)

O poder da nossa rede de pessoas maravilhosas

Desde o começo a gente bate na tecla do engajamento e foi isso que fez o projeto crescer e chegar onde chegou. Algumas pessoas contribuem com o nosso financiamento recorrente; algumas pessoas, que já são da área de programação ou que estão aprendendo, contribuem com código e soluções de issues no nosso Github; e claro, tem as pessoas que fazem parte dos dois grupos — obrigado a todos vocês!

O Giovani, o Felipe e o Mário Sérgio

O Giovani é uma pessoa que escreve códigos e tem um histórico de contribuir com a Serenata ❤ E a parte legal é que ele resolveu o problema (que era uma issue no nosso GitHub) dos recibos não disponíveis. Como?

(crédito: Giphy.com)

O Giovani foi motivado pelo questionamento que o Mário Sérgio fez ao pessoal da Câmara e a resposta deles. O desafio e a solução estavam ali: a Câmara passou a disponibilizar as notas fiscais eletrônicas em html, uma linguagem que o projeto não previa. Assim, ele fez a mudança para as notas do “tipo 4”, e que tinham a URL salva de forma diferente apontando para esse endereço de notas fiscais eletrônicas.

Não é de hoje que Giovani contribui com a Serenata. Tudo começou depois que ele leu um texto do Felipe de Morais — no qual ele contava sobre a primeira contribuição dele e oferecia ajuda pra quem quisesse começar (❤). O Felipe inclusive montou uma tarefa para o Giovani dar início.

“Depois fui encontrando mais coisas que eu poderia fazer. Aprendi BASTANTE com o projeto, conheci pessoas super legais, e na época nem imaginava mas esse foi um ponto muito importante na minha carreira também. Além de tudo isso, o projeto é uma maneira objetiva e prática de se fazer política.” (Giovani Sousa)

(crédito: Giphy.com)

E tem mais

O Giovani também abriu uma issue para resolver um problema do Jarbas que não estava acionando uma rotina de searchvector, que é um comando do Django que utiliza recursos do Postgres, a fim de otimizar a busca por informações na base de dados. A solução veio pelo uso de Celery que é um gerenciador de filas de processos, que também permite agendamentos.

(crédito: Giphy.com)

Oleg, um programador (russo!) que viu a issue no GitHub resolveu ajudar e trouxe uma solução que também teve ajuda do Cuducos — lembram dele? Ele fazia parte do time que fundou a Serenata, era nosso líder técnico e gerente de comunidade e, sempre que pode, contribui com o projeto. Olha só quanta gente envolvida e engajada!

#Gratidão

Quem quiser contribuir também, o Giovani se ofereceu para ajudar e vocês podem entrar em contato com ele pelo Telegram ou Twitter.

Em nome da Serenata e todo mundo da equipe, muito obrigada ao Giovani, ao Felipe, ao Oleg (спасибо!), ao Cuducos e também a todos os outros que contribuem com o nosso projeto!!!

(crédito: Giphy.com)

Nosso programa de pessoas Embaixadoras é uma rede que tem tudo para ser uma oportunidade de multiplicar estas experiências. Você já conhece?

Nota pessoal da autora: mulherada de programação, por favor notem a gente! Quero escrever sobre vocês ❤

--

--