Esta é uma tradução de uma série de artigos sobre o cenário de Shadowrun de autoria do usuário do reddit Black Knyght. Você pode acessar os artigos originais clicando aqui.
Prepare-se para aulas semanais!

No último [Intensivão]…

Como discutimos antes, o dia 8 de fevereiro de 2029 mergulhou no caos que ficou conhecido como a Crise de 2029. Cem anos após o mercado de ações entrar em crise e trazer a Grande Depressão, cá estamos nós.

Nessa publicação, vamos nos focar em como a Crise afetou o resto do mundo, e menos em como ela foi contida e destruída. Para quem quiser saber mais, é só checar a aula da semana passada.

Espanha: 8 de fevereiro

A Espanha já tinha sofrido muito. Durante a bagunça ambiental do início desse século, o que era fértil se tornou infértil ou submerso debaixo de lixo tóxico. As partes norte do país foram invadidas pela germinação intensa e louca da população de plantas nativas. Esse crescimento excessivo foi virulento e violento, e eventualmente varreu a maioria das cidadezinhas da costa norte.

Depois, em 2012, com o decreto do Papa sobre a meta-humanidade e a magia sendo ferramentas do diabo, a população já revoltosa tinha um alvo para sua fúria. Essa cólera mal tinha sido apaziguada quando aconteceu a Goblinização, e alimentou ainda mais as chamas do ódio.

8 de fevereiro e a Crise trouxeram mais um motivo para se rebelar. Uma das cidades que enfrentava a invasão das plantas era Astúrias. Com a chegada da Crise, os astúrios foram às ruas para protestar contra suas condições de vida e toques de recolher. Estavam exigindo a abolição do governo espanhol. Mas não estavam só carregando placas e afins. Nada disso. Os cidadãos invadiram os enclaves ricos da região, e pegaram daqueles que tinham mais do que eles.

Esses tumultos iniciais duraram semanas. E ainda aconteceriam surtos periódicos, de tempos em tempos, muitos anos depois. Os ricos abandonaram suas vilas da região e se mudaram para locais mais seguros, como Toledo e Barcelona.

Mas esse não foi o único ponto de dissidência dentro da Espanha. A “comunidade” (tratada como um estado como nos EUA) autônoma do País Basco e Galícia usaram esse tumulto para anunciar sua secessão da Espanha. A comunidade autônoma do País Basco, com a ajuda de financiadores corporativos, se separou de fato e formou o país de Euskal Herria, ou País Basco. Galícia, por outro lado, usou a ameaça de secessão para adquirir considerações especiais do governo, e nunca se separou.

O governo espanhol passa por um enorme esforço de reorganização por todo o resto do ano. Ele saiu de uma legislatura bicameral para uma monocameral, e tomou Madrid, Castela e Leão, e Mancha para colocá-las sob o controle governamental. Esse novo cortiço foi nomeado como Castela.

Shadowrun Archetype Ghosthunter Mageby KARGAIN

Suíça: 8 de fevereiro

Graças à falha dos seus sistemas de computador pela Crise, a Genom Corp. perdeu controle de um mutagênico experimental. Esse mutagênico se espalhou para as áreas ao redor e causou a morte de milhares.

Mas nem tudo foram notícias ruins para a Suíça nesse ano. Graças ao nível paranoico de segurança, os bancos suíços puderam se recuperar mais rápido do que outras instituições financeiras.

Órbita Terrestre Baixa: 8 de fevereiro

Graças ao Vírus Crise, as estações espaciais da Harris-3M Halo, Angel e Nerva foram permanentemente desativadas. Uma metade inteira das estações em órbita sofreram falhas fatais de sistema que resultaram na morte de milhares. Essa continua sendo a maior tragédia espacial até hoje.

Reino Unido e Irlanda:

Nesse dia, o Reino Unido e a Irlanda fecharam suas fronteiras numa tentativa de colocar o Vírus Crise em quarentena. Se passam dez meses até que as fronteiras sejam abertas de novo.

Aztlan: 1º de maio

Tenochtitlán sofre um terremoto devastador que destrói muitos dos locais de cidades históricas. Os esforços de resgate são atrapalhados pelo Vírus Crise, e milhares morrem. Outros milhares ficaram feridos ou perdidos durante a confusão.

França:

A nobreza francesa começou a espalhar rumores de que o Vírus Crise era uma fachada usada por oficiais franceses corruptos para roubar do Tesouro. Os franceses responderam de forma típica francesa: organizando uma boa e velha revolta em 27 de junho. A luta só durou alguns dias.

Pouco menos de três semanas mais tarde, em 14 de julho (Dia da Bastilha, se alguém tem curiosidade), o governo francês foi destronado por um golpe militar.

Seattle: 10 de julho

Graças ao Vírus Crise metendo o Temor do Fantasma em todo mundo, a cidade de Redmond se deparou com um colapso econômico. Com a crise da economia local, o crime aumentou. Finalmente chegou ao ponto de que a Guarda do Metroplexo deu uma de Los Angeles e montou barreiras por todo o distrito e o deixou se virar sozinho. A área se tornou o Desoleiro Redmond que os incursores conhecem e desprezam (e amam) hoje em dia.

Perryby DirkLoechel

Itália: 30 de julho

O Vírus Crise não derrubou só governos e corporações. Em 30 de julho, a Máfia foi atingida pelo Vírus que virtualmente destruiu toda a sua rede financeira internacional. Essa perda de renda, combinada com ataques de organizações como a Vory v Zakone, forçou a Máfia de volta às suas origens. Proteção de vizinhança, extorsão, jogo do bicho, contrabando, etc. tornaram-se o novo foco da Máfia. Que, em grande parte, permanece assim até hoje.

Europa: 10 de agosto

Com suas nações membro entrando em colapso, a União Europeia fechou as portas e se dissolveu.

Salish-Sidhe: 10 de novembro

Os sobreviventes EGO da primeira geração da região se reuniram e foram para o sul para formar uma nova tribo em terras Salish. Essa tribo, chamada de Sinsearch, tem um papel importantíssimo no desenvolvimento (e um ponto de discordância) nos anos que se seguem. Diversos trolls e orks fazem o mesmo, mas nem perto do número de elfos e anões.

Alemanha

A Crise trouxe a dissolução de diversas corporações menores da Alemanha. Ela também conseguiu atingir as organizações que dependiam de transferências eletrônicas (bancos) e troca de informação (acionistas). Infelizmente, quem sofreu mais foi Berlim, já propícia a sofrer. Esse colapso em miniatura gerou uma nova onda de fusões corporativas que definem o cenário para a economia alemã que reconhecemos hoje.

Áustria

A Crise de ’29 gerou uma guerra civil no país que durou por três anos. Leopold Hapsburg, governante hereditário da Áustria, liderou uma facção financiada por tradicionalistas até a vitória, em 2032. Eles reinstalam a monarquia de antigamente, com o próprio Leopold como Imperador da Áustria.

Itália

Essa década é marcada por uma série variada de escândalos de corrupção. Mesmo durante a Crise, os políticos eram expostos e crucificados pela mídia mensalmente. As coisas pareciam piorar durante a Crise, quando os cidadãos insatisfeitos foram para as ruas para protestar contra a corrupção. No fim das contas, isso leva à formação da Confederação Italiana.

Polônia

Quando a Crise chegou, a Polônia já estava severamente endividada. Chegando ao ponto de a Crise de ’29 marcar o fim virtual da economia polonesa como a conhecemos. De alguma forma, o país aguentou pelo resto do ano.

Portugal

Portugal sofreu um golpe e tanto da Crise, mas não tão forte quanto a maioria. Sua infraestrutura permaneceu relativamente intacta, e não começa a sangrar dinheiro como os outros países. Chegando no fim de 2032, as quinze maiores corporações se fundem com o governo português, efetivamente criando a primeira corporação democraticamente controlada. Um acordo nada justo, mas falaremos disso em breve.

Países Escandinavos

Graças à Maré Negra e a Crise de ’29, os países escandinavos sofreram um golpe econômico e tanto. A Noruega foi a que mais sofreu. A Crise aleijou a economia dependente de petróleo desses países quase de um dia para o outro. Uma das primeiras formas de sobrevivência foi a fusão das gigantes de telecomunicações Nokia e Ericsson. Quando isso fracassou em sair do jeito esperado, os países escandinavos se uniram em 2031 para formar a União Escandinava para se proteger da ruína econômica, e de invasões dos russos.

Holanda

Graças à Crise de ’29, Holanda e Flandres começam seu forte relacionamento. Isso era uma necessidade que se tornou uma vantagem quase uma década e meia depois, quando se juntam para formar os Países Baixos Unidos junto de alguns outros vizinhos.

Estados Dissidentes Chineses

Os estados dissidentes chineses recém passaram por suas guerras civis e saíram do outro lado. A Crise parecia ter afetado sua indústria durante o tumulto, e é citada como causa de paz na região pelos anos que se seguiram. Não foi exatamente um milagre, mas trouxe uma certa paz.

Índia

A indústria tecnológica é demolida em absoluto durante a Crise. Incontáveis milhares morrem enquanto os serviços civis são desligados, incluindo água e energia. A região cai nas garras de um fervor religioso, chamando o ano de 2029 o Ano da Dança de Shiva.

Oriente Médio

Extremistas islâmicos viram o ataque contra Teerã como um ataque contra todo o Islã. Isso, combinando com o esgotamento de petróleo, levou ao aumento do Fundamentalismo Islâmico na região por toda a década de 2020. A Crise acabou com a resistência da região, e no fim dela, muitos países se tornaram estados policiais islâmicos. Eventualmente formando a Aliança do Islã.

E é isso que rolou pelo mundo durante a Crise de ’29 . . .

Próximo Intensivão!

Fontes!

· Shadows of Europe p. 148–149, 79–80

· Almanaque do Sexto Mundo p. 45–47

--

--