Criativos cansados S.A.

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival

--

Já faz um tempo que eu estou com a síndrome do criativo cansado. Não sei bem o que causou ela, mas eu já vi que tem muita gente que também tá na mesma que eu.

É um sentimento misto: você se empolga em criar algo, começa a fazer e quando vê está fazendo coisa demais e começa a se descontentar e quer abandonar tudo. Não que seja ruim abandonar, muito pelo contrário, abandonar é bom e faz bem pra cabeça.

Mas eu também acredito muito no poder dos projetos paralelos. Pra mim, são os melhores lugares onde você pode colocar todas suas energias e ideais para construir algo que você realmente acredita. E eu faço muito isso.

Porém, a espiral maluca que as redes sociais nos enfiou é sufocante. Se você tem um projeto paralelo, você precisa pensar em como fazer ele ser conhecido, você precisa criar perfil nas redes sociais, você precisa ficar falando o tempo todo sobre esse projeto para as outras pessoas conhecerem, você aaaaaaaaaaAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Eu acho que, nós, criativos e cansados, precisamos nos unir. Eu acho que, eu só continuo a tentar fazer os projetos que acredito porquê encontrei gente que acredita neles também e vou levando desse jeito. As comunidades foram a melhor coisa que a internet nos trouxe, vamos nos encontrar nelas?

Fiz uma “masterclass” (nome chique pra aula) com a Bia Guarezi, do Bits to Brands e agora faço parte de um grupo no Whatsapp com outras pessoas que também tem newsletters e é incrível. Quando você encontra pessoas parecidas com você, com os mesmos problemas, com as mesmas dúvidas, tudo fica mais de boa. A gente precisa parar de olhar tanto pras redes sociais, onde você só vê um recorte da vida ou projeto das pessoas, só a parte boa, na maioria das vezes. E olhar mais pras comunidades, pras pessoas que tem algo em comum com você. Ali sim está o real valor para não se tornar (tão) cansado.

Fica aqui o convite para você participar da nossa comunidade no Discord, ela é aberta e só tem gente legal, bonita e com as mãos macias.

Deixo aqui, também, uma das coisas mais legais que fizemos em comunidade nas últimas semanas: UM CONTO EM CONJUNTO. Cada pessoa podia mandar frases de até 3 palavras, no total 7 pessoas participaram da criação.

Um dia ensolarado, quebrei o pé chutando o meio-fio. Um dia difícil para um cachorro da raça pinscher de orelhas pontudas. Me chamo Paçoca de Bragança Orleans e sou metade raiva e metade fome.

Esses dias eu sonhei que tava virando um humano. Isso foi horrível. Mas quando acordei estava pronto para fugir de casa, alçar novos voos, atrás daquela cadela que me roubou a melhor bolinha. Ela era azul, com muito glitter e cristais Swarovski.

Encontrei a cadela, era uma Pitbull, resolvi esquecer isso, não tenho tamanho para encarar a realidade antes de almoçar, nem consigo pensar. Depois de um tempo, corri até o quiosque da praia, pedi uma caipirinha e pensei na vida.

Quando me virei, vi um senhor de barba ruiva. Enquanto tocava legião ele dizia alegremente: “…Será só imaginação. Parece cocaína, mas é só tristeza. Talvez tua cidade…”. De repente ali perto, aparece o Nicolas Cage andando de bike, com sua pochetinha gritando para todos:

— O Sh*ft vai acontecer!

Aquilo foi mágico. O céu ficou neon, as nuvens escritas “inovação”. Um arco-íris apareceu, fiz um pedido: — “Quero ser grande”.

--

--

Gabriel Nunes
Sh*ft Festival

dev criativo, fundador dos eventos Codecon e Sh*ft Festival