Retorno sobre investimento: nunca deixe de calcular o seu

Se você é um empreendedor ou trabalha com Marketing Digital provavelmente já ouviu falar na sigla ROI. Se nunca escutou, recomendamos ler este texto. Ele pode mudar sua visão de negócio.

Todo empreendedor quando abre o seu negócio ou startup quer ver o retorno do dinheiro investido e o lucro. O termo ROI, do inglês Return on Investment (ROI), pode ser aplicado a qualquer empreendimento ou investimento — até mesmo os mais simples — para descobrir se os resultados de um projeto foram mesmo positivos e rentáveis.

Se você tem uma startup em fase inicial e precisa de um investidor anjo, o ROI será de grande importância para o seu acordo. Não há nada mais gratificante para um investidor do que ver seu dinheiro rendendo. Mas, para que você possa ver esses resultados, é preciso usar um pouco de matemática.

Como calcular o ROI

O resultado será a porcentagem de lucro que você obteve desse investimento inicial. Sabendo disso, você pode aplicar o ROI para qualquer meta dentro da sua empresa, tanto as de pequeno quanto as de longo prazo, e o percentual lhe garantirá se o objetivo está ou não sendo alcançado. Ou melhor, se o seu negócio está sendo rentável.

Essa métrica de performance pode ser aplicada de diferentes maneiras, de acordo com os seus objetivos e necessidades. Os empreendedores e empresários podem usufruir do ROI durante todo o processo do seu negócio, desde a concepção até a execução. Basta que tenha-se um valor investido para que o ROI, no outro lado da equação, apresente o lucro ou o prejuízo.

Importante ressaltar também que para calcular o ROI deve-se somar todos os custos injetados no processo. Ou seja, toda despesa gasta no seu projeto deve ser vista como um investimento. Essa é uma das particularidades da métrica, já que a partir dela você consegue “enxergar” se determinada iniciativa é de fato necessária para o seu negócio. Por exemplo, você precisa de um programador para desenvolver algo simples em seu site. Contratar os serviços de um profissional referência no mercado não vai trazer o lucro esperado, pelo contrário, vai te trazer prejuízo, pois o valor investido será maior que o retorno financeiro.

O ROI vai te ajudar a desenvolver metas realistas e indispensáveis ao seu negócio. Por isso é tão fundamental que ele seja calculado de maneira abrangente, mas também específica. Dessa forma você encontrará os erros e acertos em cada etapa ou área do seu negócio.

Na publicidade, por exemplo, o ROI já está ditando as regras do marketing e trazendo muita dor de cabeça para as empresas de propaganda. Isso porque, se o plano de marketing não está trazendo resultados reais e tangíveis para o cliente, então, meu amigo, de nada vale o seu serviço. É o que aconteceu com o Mc Donald´s ao firmar novo contrato com uma empresa de publicidade de acordo com sua performance. Ou seja, sem resultados, nada de dinheiro.

Como deu para perceber, a lógica do capitalismo ainda vigora, e nos tempos atuais, com maior agressividade. E se você não correr contra o tempo e aprender de vez sobre as métricas de resultado, as chances de você perder o seu negócio são grandes, muito grandes.

Gostou do texto? Clica no ❤ ali embaixo e ajude mais gente a encontrar este artigo!