#4 SOLuíses Entrevista — Italo Brasil da Cocais Valley

Lai Amorim
soluises
Published in
3 min readApr 16, 2021

Quem são as pessoas que estão inovando no Maranhão?

Essa é a segunda pergunta que mais ouço quando falo que sou maranhense. E olhe, eu conheço tantas pessoas maranhenses incríveis! Nessa quarta e última edição da temporada, aumentei os horizontes e o convidado especial é o empreendedor o @italodeverdade de Caxias — Ma.

Conta pra gente a tua história e de como um maranhense de Caxias foi parar na Europa, voltou e agora tem um studio de produto maranhense com clientes gringos?

Trabalho com produtos digitais há 12 anos, isso me permitiu ter bem definido desde o começo da minha careira o que eu queria fazer/ser. Trabalhar com Desenvolvimento e Design sempre foi minha paixão mas além disso, com toda certeza, vem a paixão por empreender. Já montei e fechei várias vezes meu studio (muitas vezes por questões da região não abraçar tanto o conceito de estúdio de experiência ou até mesmo software house).

Vivi meu lado empreendedor desde o dia que descobri que amava desenvolver produtos digitais e sabia que nossa região ainda estava numa etapa muito nova, isso me vez entrar de cara em vários mercados.

Consegui meu primeiro cliente internacional pelo LinkedIn, de lá pra cá já se foram 3 anos de muita comunicação e dedicação onde me permitiu visitar a Espanha, Portugal, Finlândia e Marrocos. Desde então, o estúdio tenta crescer nosso relacionamento com clientes de fora e expandir o número de clientes também.

Quais são as principais comunidades que existem em Caxias? E como que faz pra acessar vocês?

No começo, quando eu puxei o ponta-pé inicial das comunidades só havia a Start, comunidade criada por mim e mais 5 amigos para tentarmos abrir a mente da região sobre comunidade criativa. Depois de várias ações em conjunto com outros segmentos, decidimos ampliar horizontes e foi assim que a Cocais Valley surgiu, com intuito de expandir nossa area de atuação e o número de canais que a comunidade abraça.

Hoje, na Cocais nós possuímos várias entidades de apoio á inovação e a economia criativa, como o SEBRAE, a Facema, IFMA, o governo municipal e isso nos deixa felizes e buscando sempre trazer mais e abraçar a comunidade sempre que possível.

Para participar e saber mais das ações da Cocais, temos um canal no Telegram onde falamos só sobre inovação e eventos. E também temos os instagram da Start e da Cocais.

Saúde mental é algo fundamental pra quem trabalhar com criatividade, então conta pra gente como é esse teu processo de cuidado pra não surtar e continuar (ou tentar) ser produtivo?

Hoje no estúdio estamos nos preocupando como um todo quando o assunto é relacionado a saúde mental e trabalhos isso diariamente.

💬 FAÇA-TERAPIA: Hoje no estúdio nós pagamos plano psicológicos para todos, é uma forma que encontrei de ajudar quem trabalha comigo a entender melhor o que estamos passando e também a se manter alinhado com seus objetivos (profissionais e pessoais). Tento ao menos uma vez na semana ir ao psicólogo pra alinhar os pensamentos, ouvir um pouco e falar sobre meu ponto de vista e como vejo o mundo, isso me ajuda bastante;

🖥️ TRABALHE INTELIGENTE: Acredito que produtividade tem muita conexão com o quão bem e focado você tá, e não com quantas horas você passa na frente do computador. Tento sempre não levar o trabalho como uma rotina diária rígida e com tudo sempre bem definido. Por exemplo: aqui no estúdio não colocamos horários para chegar ou sair e sempre que você precisa tem como você tirar o dia off e descansar a mente.

🌱 DESCONECTE: Quando percebo que perto de uma crise de ansiedade ou de algo que pode mexer um pouco com minhas estruturas eu tento desconectar e fazer outras coisas que me tirem 100% daquele contexto, isso me ajuda muito quando tô ansioso e faço isso sempre que possível.

E assim encerramos essa primeira temporada de entrevistas! Quero agradecer demais a Andreia Costa, Alexandre Frazão, Alionália Lopes e Italo Brasil pelo privilégio de registrar a história de vocês aqui :)

Produção: Perguntas e edição feitas com 💚 por Lai Amorim e arte de gráfica feita a base por Marcos Aquino.

--

--

Lai Amorim
soluises

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4