Contar histórias, gerar registros e praticar escrita — Entrevistas da Soluíses

Lai Amorim
soluises
Published in
3 min readJun 1, 2021

Ao longo da minha vida profissional, uma das perguntas que mais ouvi quando falava que sou maranhense é “E quem mais tá fazendo inovação por ai?” Eu sempre tive um incomodo enorme com isso, e aí eu fui entendendo a importância de contar histórias e com isso, gerar registros. Foi então que comecei a levar a sério o meu gosto por escrever.

Fazer algo com e em comunidade

A Soluíses é a comunidade de inovação nacionalmente conhecida como representante de São Luís no que tange comunidade de inovação e startups. Desde o começo de 2021, tivemos uma nova fase de líderes ativos (que criamos o carinhoso apelido de Luisões) e com isso começamos a encarar a atuação em comunidade como também uma forma de desenvolver habilidades pessoais. Foi daí que me propôs o desafio pessoal de lançar um projeto da comunidade que foi a série de entrevistas com o objetivo de registrar a trajetória de quatro pessoas que já estão a alguns anos fazendo inovação no estado.

Deixo aqui os links para quem quiser entender um pouco mais sobre o ecossistema local de inovação à partir de um olhar das lideranças da comunidade e fundadores.

Iniciei as entrevistas conversando com Andreia Costa e o texto tá disponível aqui. O massa de ver é que pouco meses depois, a vida de Andreia mudou bastante e isso me faz perceber como tudo é um constante criação :)

Logo depois, tive um papo super inspirador com o Alexandre Frazão, confira aqui . Que meses depois, se tornou um Luisão e puxou diversas iniciativas :)

E aí eu queria trazer a história de uma mulher fundadora de uma das startups mais consistentes de São Luís, a ImaginaKIDS, foi então que conversei com a Ali.

E para encerrar essa primeira temporada, convidei o Italo Brasil da comunidade Cocais Valley que é da região leste do estado. Depois dessa primeira ação entre as comunidades, nos juntamos e estamos organizando a Matraca Jam, um evento de #servicedesign feito por e para pessoas de São Luís e Caxias. :D

Deixo aqui meu agradecimento pra todo mundo que participou, em especial para as pessoas entrevistadas, a Marcos Aquino por ter cuidado da parte gráfica. Feliz por ter espaço para criar coisas que legais para a comunidade e ainda praticar a escrita :)

PS.: Pra quem gosta de podcast, o Rich Soares que também um dos líderes da Soluíses, lançou o Soluíses Cast que tá muuuuito legal :D

--

--

Lai Amorim
soluises

Plantando semente e cultivando raízes, atuando em comunidades e facilitando vivências :) Mais em: in/amorimlaiza4