Nossos primeiros passos — EP 2

Rafael Hundrão Campos Bezerra
soluises
Published in
3 min readJul 10, 2020

Dica: Antes de começar esse texto, leia o EP 1 — Como estamos reativando a comunidade maranhense?

— — —

Bom, começo esse texto com aquele meme icônico da Adélia no Big Brother Brasil de 2015, me fazendo uma pergunta: será que vem aí? Então, depois do nosso segundo encontro acho que a comunidade de inovação vem aí sim.

Passando para atualizar que de seis pessoas, sobraram três. Calma! Como diria Lai Amorim: trabalhar em times pequenos é ótimo porque ou tu se engaja ou então morre logo o projeto e pelo que percebemos as pessoas que ficaram não querer morrer com a ideia de consolidar esta nova comunidade.

Nossa segunda reunião foi proveitosa e conseguimos tirar vários embaraços que nos geravam questionamentos sobre nossa comunidade, tais quais:
1. O que fazemos?
2. Como fazemos?
3. Por que fazemos?

Obs: percebe-se que essas três perguntas são necessárias para o funcionamento de toda organização.

Entendo a necessidade de resposta dessas três perguntas, utilizamos o Golden Circle, que é uma ferramenta criada pelo Simon Sinek, que tem como intuito ajudar organizações a encontrarem o seu propósito, valor e gerarem impacto.

Aqui está o nosso Golden Circle, facilitado por mim e claro ao som de muito brega funk, rihanna e blackpink como exemplo:

  1. Por que: “Precisamos unir atores e fazer um ecossistema mais forte.”
  2. Como: “Comunidade no Discord/Slack fazendo com que todo mundo participe de áreas diferentes, futuros jobs (para todos) e deixar os dados disponíveis e acessíveis para o ecossistema global.”
  3. O que: “Somos um comunidade de inovação que temos como futuro MVP canais de comunicação recorrente onde as pessoas consigam se “nutrir”.

Finalizando nossa segunda reunião com muitas ideias e projeções futuras falamos em nos encontrar uma semana para produzir coisas incríveis, se você tem interesse em fazer parte e nos ajudar consolidar algo maneiro, é só entrar em contato comigo, Lai Amorim e Edu Oliveira, estaremos de braços abertos para lhe dar um abraço virtual.

Em breve conto mais sobre como estamos neste processo de criar e fortalecer essa comunidade. (:

— — — — — —

Movimentando o ecossistema

Esse texto faz parte de uma série de escritos para registrar os aprendizados de Lai, Edu e Rafa durante o projeto de fazer um mapeamento do ecossistema maranhenses de inovação.

--

--