Impactamos mais pessoas em 2020: e queremos compartilhar essa jornada com você

Tera
Somos Tera
Published in
9 min readDec 18, 2020

--

Ilustração: Julio Molina

Durante um momento de crise mundial, para a Tera algumas palavras são chaves para descrever nossos passos durante esse último ano. Começamos com ‘transformação’, de modelo de ensino, local de trabalho e ferramentas. Seguimos com ‘teste’ e ‘validação’, coisas que ainda praticamos em busca de sempre melhorar a experiência de jornada de quem estuda com a gente.

Assumimos lá no começo a missão de ajudar as pessoas a criarem os próprios futuros e enxergarem além dos limites, para que juntos formássemos uma comunidade de pessoas que transformam positivamente a realidade a sua volta, com mais inclusão e diversidade.

Neste texto, queremos dividir com você os principais aprendizados que tivemos e os momentos valiosos que tivemos o privilégio de vivenciar em 2020, mesmo em meio a tantas mudanças e desafios. Além disso, esse é um momento de gratidão a quem trilhou esse caminho com a gente até aqui.

Bora fazer a famosa retrospectiva de fim de ano?

O ano em que fomos mais fortes que o Covid

É impossível começar qualquer retrospectiva de 2020 sem falar primeiro dos efeitos do Covid-19. A verdade é que alguns de nós mal conseguem lembrar das semanas deste ano que antecederam a transformação total na nossa forma de aprender, ensinar, trabalhar e viver em sociedade.

Antes mesmo das pessoas começarem a estocar máscaras ou papel higiênico, nosso CEO Leandro Herrera já estava atento ao contexto mundial e começou a compartilhar com o time um plano com cenários possíveis e ações que poderíamos tomar como empresa dentro de cada um deles.

Na Tera, sempre falamos da importância de desenvolver uma mentalidade preparada para o imprevisível. E com certeza essa visão foi essencial para uma adaptação rápida em 2020. No espaço de poucas semanas, criamos um círculo organizacional focado em vencer o Covid-19, revisamos todos os nossos cursos para que eles pudessem ser conduzidos online, fizemos mais e mais testes de plataformas e práticas para otimizar aulas à distância e conversamos com toda nossa comunidade para esclarecer as medidas que estávamos tomando.

Para te contextualizar do tamanho do desafio, antes de tudo isso acontecer a Tera só tinha cursos presenciais, e não imaginávamos apostar em cursos online no momento. A pandemia apareceu e nos forçou a reinventar a forma como fazíamos quase tudo. Em uma analogia, a Tera foi praticamente desligada por umas semanas e religada novamente com uma roupagem totalmente nova.

Se você nos acompanha desde essa época, provavelmente nos viu falando que “a Tera estava de portas abertas — na nuvem”. Essa foi a forma que encontramos de continuar contribuindo para que o conhecimento e a tecnologia sirvam ao bem coletivo, ao mesmo tempo em que tomamos medidas responsáveis para a contenção da pandemia global.

Felizmente, deu certo! Mais pessoas se juntaram à nossa comunidade para aprender, ensinar e gerar transformação. Na nuvem e sem as barreiras do físico, foram:

  • 2.200 estudantes do Brasil inteiro, com todos os estados representados;
  • chegamos ao marco de 5.000 pessoas em nossa comunidade;
  • 4.182 horas de aprendizagem;
  • 74 turmas;
  • 150 experts conduzindo aulas ao vivo;
  • 112 profissionais dando mentorias;
  • 63 pessoas facilitando as aulas;
  • Nossa expert Nath Yamauti foi a mais ativa, com 142 horas de aulas em 2020;
  • 420 projetos finais apresentados, com estudantes recebendo feedbacks da nossa rede.

Deixamos nosso time seguro e online

Para continuar oferecendo valor para você e todo mundo da nossa comunidade de estudantes, experts, facilitadores e mentores, era essencial que o time da Tera estivesse seguro e bem cuidado. Afinal, a pandemia não apenas nos obrigou a mudar a forma de trabalhar como nos confrontou com diversos desafios físicos e psicológicos.

Como a Luciana Aires contou aqui no Medium, mais do que pensar nos efeitos para o negócio, nos preocupamos com os impactos nas pessoas. Por isso, ficamos em casa, mas continuamos juntos online. Criamos formas de encontro virtual, desenvolvemos boas práticas para otimizar nossa rotina de trabalho e promovemos iniciativas para cuidar da saúde física e mental dos Terax. Algumas foram:

  • todo mundo recebeu aquele incentivo financeiro para montar um home office digno de Pinterest;
  • viramos assinantes do Zenklub para que todos pudessem cuidar da saúde mental ao longo desse período tão desafiador;
  • e ainda recebemos novas pessoas para integrar nosso time.

Compartilhamos conhecimento com mais de 16 mil pessoas na DPW

Imagine reunir 16.561 pessoas durante 5 dias de evento para discutir sobre o futuro do trabalho e as habilidades mais importantes para profissionais da atualidade. A gente não sabe qual seria o tamanho do auditório necessário para fazer isso fisicamente, mas sabemos que as salas virtuais deram conta do recado durante a Digital Product Week 2020.

A DPW foi marcante para nós porque, pela primeira vez, abrimos as portas da nossa plataforma digital de aprendizagem LXS para todo mundo que queria driblar os desafios de 2020 e decolar a carreira. Foram 5 dias com aulas ao vivo, debates, leituras, masterclasses e ferramentas para aplicar no trabalho.

O Learning Experience System (LXS) é a nossa plataforma proprietária de ensino e é por meio dele que as pessoas estudam quando fazem um curso na Tera. Durante a DPW, liberamos o acesso a conteúdos com exclusividade para quem participou da jornada. Além de celebrarmos todas as pessoas que se tornaram estudantes da Tera por alguns dias, também comemoramos o excelente desempenho da plataforma durante o evento, que recebeu milhares de acessos simultâneos pela primeira vez.

E o que não faltou foi calor humano. Recebemos 49% de mulheres, 34% de pessoas negras e também pessoas trans, não binárias e com deficiência. Elas estavam na platéia e também no palco, trazendo a representatividade que a gente acredita para todas as conversas.

Se você estava com a gente nesses dias, obrigada! A sua participação com certeza contribuiu para que o evento fosse uma iniciativa incrível de difusão de conhecimento.

Perdeu esse momento? Os conteúdos ainda estão disponíveis gratuitamente na nossa plataforma.

Fomentamos iniciativas para levar todas e todos com a gente

A gente sabe que só é possível transformar positivamente a sociedade se tivermos no mercado pessoas diversas, cada uma com sua bagagem diferente para somar. Por isso, em 2020 aumentamos nossas iniciativas em prol de inclusão, com objetivo de levar todas e todos com a gente em direção ao futuro do trabalho.

Lançamos um programa de financiamento por compartilhamento de renda — o ISA — , disponível para os cursos de Data Science e UX Design. Com o Income Share Agreement, pessoas podem se profissionalizar em carreiras digitais e começar a pagar pelo curso apenas depois de conseguirem um emprego.

Também seguimos no fomento do Diversitera, um programa de bolsas que oferece descontos especiais para mulheres, pessoas negras e pessoas trans estudarem na Tera.

Fechamos o ano com a alegria de patrocinar o primeiro evento da comunidade Mulheres em Inteligência Artificial, oferecendo três bolsas para que, em 2021, possamos ter mais mulheres incríveis estudando Data Science com a gente.

Alguns dados que nos deixam felizes:

  • 210 bolsistas Diversitera;
  • 304 financiamentos realizados em parceria com a Provi;
  • entre agosto e dezembro, 260 pessoas negras estudaram com a gente;
  • das 973 pessoas que estudaram na Tera desde agosto, 511 foram mulheres.

Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido em relação à inclusão de minorias em tecnologia. Também sabemos que podemos fazer mais: e queremos fazer! Sabemos que fazemos parte do problema, ao mesmo tempo que somos parte da solução. Por isso, em 2021, nos comprometemos a investir ainda mais em iniciativas que abram as portas do futuro do trabalho para mais pessoas.

Nos conectamos com outras empresas

Não vamos a lugar nenhum sozinhos e 2020 mostrou isso de forma ainda mais clara para todo mundo. Essa ideia se aplica ao mercado de trabalho e, ao longo do ano, nos conectamos com mais de 100 empresas para ajudar com capacitação de colaboradores nas habilidades e competências mais requisitadas para o momento atual e para o futuro.

Itaú, CI&T, iFood, Safra, Totvs, OLX, Cielo, Zup, Yduqs, Sesi e Senai são só algumas das marcas que se juntaram a nós em uma parceria que certamente vai contribuir para um mercado mais capacitado e tecnológico. E tem mais…

  • O Sebrae Nacional capacitou 130 profissionais de todo o Brasil em Product Management e Dados;
  • A Unilever está capacitando seus líderes para transformar o negócio e liderar com base em Dados;
  • O Grupo Movile capacitou mais de 100 colaboradores, distribuídos nas suas empresas iFood e Wavy Global.
  • O Banco Votorantim capacitou mais de 100 colaboradores em Product Management;
  • XP Investimentos capacitou lideranças em dados;
  • Mais de 120 profissionais do Itaú já foram capacitados.

Ficamos felizes de ter a confiança das empresas de que podemos ajudar elas e seus colaboradores a passarem por esse momento difícil, capacitando seus times, investindo em educação e tecnologia de forma consciente.

Contamos histórias da nossa comunidade

A Tera é uma comunidade composta por gente com diferentes jornadas, desafios e conquistas. Por isso, não podíamos deixar de contar as histórias de algumas dessas pessoas que têm o mesmo desejo que a gente: transformar positivamente a sociedade:

  • Valéria Reis: que levou seu sonho de transformar a vida de pessoas por meio da tecnologia para a carreira de UX designer e agora constrói jornadas para colaboradores na Zup.
  • Linecker Antunes: que se formou como product manager na Tera em 2018 e hoje lidera times de sucesso no Enjoei além de ser um dos experts e mentores do curso;
  • Beatriz Yumi: que fez uma transição de carreira para a área de dados em meio à pandemia e, além da recolocação, tomou como missão a mentoria de mulheres em Data Science;
  • Pedro Motta: que usou a bagagem dos cursos de produto e liderança em dados da Tera para participar de grandes iniciativas do iFood durante a pandemia do Covid-19, gerando impacto em milhares de pessoas usuárias.
  • Juliana Martins: que carrega em sua bagagem a trajetória de uma mulher preta, mãe, periférica para a liderança ágil de produtos digitais e tem como missão pessoal levar outras pessoas pretas para espaços de poder no mercado.

Para nós é um privilégio saber que a história da Tera é atravessada por todas essas histórias. Com elas aprendemos que transformação é uma rede, que se amplia à medida que mais pessoas chegam para somar com suas ideias, aprendizados e sonhos de uma sociedade mais justa e de um mercado mais acessível para todas e todos.

As pessoas que passam pela Tera também deixam inúmeros aprendizados e ideias em forma de projetos. Os trabalhos finais, que são apresentados ao fim de cada curso, volta e meia aparecem descritos aqui, levantando questionamentos, identificando problemas, propondo excelentes soluções e, é claro, enchendo nossa rede de orgulho.

Separamos alguns desses projetos dos nossos estudantes:

Ajudamos na preparação para 2021 com a Digital Trends

O ano não termina sem que todo mundo comece a falar sem parar em tendências para o ano seguinte. Você provavelmente já viu algumas dessas listas por aí, e é claro que nós não ficaríamos de fora.

Para ajudar profissionais das principais carreiras digitais na preparação para 2021, convidamos experts de mercado para trazer visões sobre habilidades, ferramentas e mudanças que vão permear nossa atuação. A Digital Trends 2021 contou com a participação de 4719 pessoas inscritas.

Se você não quer ficar por fora de todas as tendências que podem nortear sua profissão em 2021, temos um presente para você!

Baixe gratuitamente o e-book “Tendências para carreiras digitais em 2021”, com todos os insights da Digital Trends.

Depois de olhar para trás e ver tantos aprendizados que tivemos e momentos dignos de celebração, só resta agradecer a você, que compartilhou sua jornada com a Tera em 2020.

Se você está chegando agora nessa nave, fica o convite para decolar com a gente em 2021 e participar da transformação do nosso mercado e da nossa sociedade. Afinal, unindo pessoas, conhecimento e tecnologia, o que será que não podemos fazer?

--

--

Tera
Somos Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com