Teraway: o jeito de fazer educação na Tera

Tera
Tera
Oct 29 · 5 min read

Entenda de onde veio e para onde vai a metodologia de aprendizagem que desenvolvemos.

“O segredo da mudança é concentrar toda sua energia
não lutando com o antigo,
mas construindo o novo.”
Dan Millman

Em um contexto global que se transforma de maneira não-linear e em velocidade exponencial, não dá mais para perpetuar o antigo jeito industrial de replicar conhecimento: as formas de aprender e avaliar a aprendizagem precisam mudar. Antigas profissões são extintas, novas profissões surgem. Rotinas e padrões operacionais no trabalho perdem espaço para algoritmos e robôs. Mais e mais pessoas precisam adquirir novíssimas competências exigidas pela Economia Digital para se desenvolver ou fazer uma transição de carreira.

Acreditamos que, cada vez mais, as pessoas vão ter que estudar pela vida toda, em ciclos de aprendizagem bem mais curtos do que estávamos acostumados no modelo tradicional. Será preciso adquirir habilidades mais rápido e aplicá-las imediatamente.

De um lado, milhares de empresas digitais precisam de pessoas capazes de usar tecnologia para resolver problemas; de outro, muita gente precisa encarar a jornada de aprender, desaprender e reaprender, para se adaptar a um ecossistema profissional fluido, flexível e descentralizado.

Entre um lado e outro, está a Tera, disposta a revolucionar a maneira de pensar e fazer educação. Queremos empoderar pessoas com conhecimento, habilidades e conexões essenciais para inovar, crescer e realizar grandes projetos. Para isso, desenvolvemos jornadas de aprendizagem rápidas, práticas e leves — para que sejam libertadoras e devolvam às pessoas o poder e o prazer de aprender durante a vida toda.

Nesse movimento, temos a oportunidade de dar, junto com cada estudante, um passo a mais em direção a um mundo consciente, responsável e otimista: o mundo onde queremos viver. É por isso que nos dedicamos a revolucionar a maneira de ensinar e aprender — e buscamos entregar o melhor conteúdo (hard skills + soft skills) para que enxerguem além dos limites e deem o próximo passo no trabalho.

Origem da metodologia

Andragogia é a arte de causar o entendimento.” — Franklin Wave

A gente observa, pesquisa, entende, aprofunda, empatiza, coloca a mão na massa. Faz protótipo, testa, recebe feedback, analisa, melhora, adapta, prioriza, faz de novo do zero, deixa de fazer. A gente constrói, depois desconstrói. Todos os dias um método, conteúdo ou ritual pode ser adaptado, ajustado e transformado. Nossa cultura respira design — e as pessoas estão sempre no centro de tudo.

A Teraway, metodologia proprietária que define o jeito Tera de fazer educação, vem sendo desenvolvida desde sempre com a colaboração e a participação de estudantes, experts do mercado digital (de startups e grandes corporações), acadêmicos, consultores e instituições de educação. Nesse desenvolvimento, todas as mudanças e decisões são baseadas nos princípios da Andragogia, a arte ou ciência de orientar adultos a aprender.

Em resumo, sabemos que as pessoas aprendem fazendo e desejam aplicar os aprendizados na vida real; elas levam suas bagagens e experiências para onde vão e desejam aprender aquilo que faz sentido para elas nesse momento; elas têm ritmos e níveis diferentes de aprendizagem e buscam estudar de um jeito que encaixa em suas rotinas.

Teraway: fundamentos

A metodologia de aprendizagem proposta pela Tera é a mesma nas jornadas full-time (tempo integral) e part-time (noites e fins de semana).

Estudantes são recebida(o)s e cuidada(o)s por facilitadores de aprendizagem, que ouvem suas expectativas e acompanham a turma ao longo da jornada; enquanto o conteúdo das aulas é oferecido por experts que já trabalham no mercado digital.

Essa dinâmica ganha vida e contornos a partir de uma série fundamentos. Estes são os principais:

Permitir que a pessoa aprenda fazendo é mais prazeroso e faz com que a fixação dos assuntos seja mais rápida e envolvente. Quem estuda na Tera vai aprender técnicas, ferramentas e conceitos na prática, para poder aplicar já no dia seguinte aquilo que fizer sentido.

Todas as pessoas têm experiências e conhecimento para trocar com a turma e, assim, enriquecer o processo de aprendizagem com novas perspectivas e visões. Na Tera, as pessoas que ocupam a posição de experts estão preparadas não apenas para compartilhar seu conhecimento e vivências no mercado mas também para ouvir e mediar trocas entre estudantes da turma, usando essas trocas para complementar o conteúdo oferecido.

Das experiências vividas pela comunidade Tera, surgem a todo momento casos e situações reais que são combinados ao conteúdo e ajudam estudantes a vivenciar as necessidades, papéis e responsabilidades de equipes digitais do mercado, sentindo na pele desafios reais sem o risco e a pressão que existe nas empresas.

Na Tera, apresentamos a estudantes desafios que impactam, refletem ou simulam a vida real, para serem abordados durante as aulas. A sala de aula se torna um laboratório para ideias, projetos e protótipos, que ajudam a tangibilizar problemas e oportunidades do dia a dia. Desafiar pessoas a aplicar o conhecimento em projetos acelera o processo de aprendizagem e abre espaço para criar em um espaço seguro para experimentar e errar.

Buscando fomentar valores como responsabilidade, empatia e protagonismo, acreditamos na filosofia do Espaço Aberto: o que acontecer era para ter acontecido, quem veio era para ter vindo, as atividades acontecem quando eram para acontecer e, quando o encontro terminar, terminou. Assim, respeitamos o ritmo e necessidades de cada pessoa, honrando também os combinados que fortalecem a jornada do grupo.

Referência de aula — metodologia Teraway, 2019

Esses pilares são traduzidos em iniciativas da Tera antes, durante e depois da sala de aula, em eventos para a comunidade, nas nossas relações e também no nosso jeito de ser e fazer educação todos os dias.

Sabemos que nossa responsabilidade é grande: mais do que uma escola, a Tera pretende ser um ponto de encontro que vai ajudar a resolver a escassez de talentos na Economia Digital, reinventando a educação adulta para darmos o próximo salto exponencial em um mundo conectado, tecnológico e global.

Construir o novo é só o começo.

Somos Tera

Histórias e visões da comunidade Tera sobre a evolução das profissões, produtos e organizações neste mundo digital volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Tera

Written by

Tera

Um novo modelo de educação com foco nas principais habilidades para a economia digital: www.somostera.com

Somos Tera

Histórias e visões da comunidade Tera sobre a evolução das profissões, produtos e organizações neste mundo digital volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade