Jornalista, psicólogo, economista. As diversas formações dos jogadores da NBA

Confira a história de jogadores que não usaram a universidade somente como um método de chegar à maior liga de basquete do mundo

STICK TO SPORTZ
STICK TO SPORTZ
6 min readApr 3, 2019

--

Por @jhonataskm
Siga STICK TO SPORTZ no Twitter!

A maioria de nós sabe o caminho mais provável que a maior parte dos jogadores da NBA percorrem: saem do ensino médio, vão para uma universidade e lá passam 3, 2 ou até mesmo somente 1 ano (o popular one-and-done) até a temporada em que se sentem prontos para se elegerem ao Draft. Mas o que acontece com as graduações que esses jogadores começam, já que elas duram 4 ou 5 anos? Muitos jogadores acabam por não concluí-las e focam somente na carreira no basquete. Entretanto, há aqueles que optam por tentar se formar, seja atrasando sua ida à NBA, ou arrumando métodos de conciliar estudos e a carreira no esporte. E são destes caras que vamos falar hoje.

1- C.J. MCCOLLUM

Entrevista de Adam Silver para CJ Foto: The Players’ Tribune

Sendo clubista, vou começar pelo jogador do meu time. C.J. McCollum entrou na Universidade Lehigh no ano de 2009. No seu ano de calouro ele teve excelentes médias de 19.1 pontos e 5.0 rebotes por jogo. Já no seu ano senior, o terceiro ano de graduação, C.J. tinha números de 22 pontos e 6.5 rebotes. Ao fim dessa temporada, McCollum era listado como um dos melhores prospectos para o Draft de 2012, mas decidiu continuar mais um ano na universidade para concluir sua graduação em jornalismo. Um dos motivos foi a promessa que fez à sua mãe, bem como por admirar a profissão e pretender segui-la, o que faz hoje. O ala-armador do Portland Trail-Blazers comanda um dos mais famosos podcasts esportivos, com o analista de basquete da ESPN Jordan Schultz; tem uma coluna no The Players’ Tribune, na qual ele já publicou sobre como o jornalismo importa para ele; e também já entrevistou o comissário da NBA, Adam Silver.

2- JIMMY BUTLER

Jimmy Butler, bacharel em comunicação.

A história da vida de Jimmy Butler é uma das mais bonitas e difíceis da NBA. Ele foi feito para vencer. Jimmy foi expulso de casa por sua mãe aos 13 anos de idade. Migrou de casa em casa de amigos até encontrar a família de Jordan Leslie, que o acolheu. A universidade escolhida por ele e sua nova família foi a de Marquette, pois ‘‘é uma universidade academicamente incrível, Butler deveria escolhê-la porque basquete não é para a vida toda, ele precisa de educação e um bom diploma como base’’, disse Michelle Lambert, sua nova mãe.

O atual ala do Philadelphia 76ers entrou na universidade de Marquette em 2008, no curso de Comunicação, e foi selecionado no Draft de 2011. Dessa forma, faltava ainda um ano a cumprir do seu curso, então Jimmy Buckets começou a frequentar a universidade durante a off-season, concluindo o curso em 2014.

3- TIM DUNCAN

Tim Duncan e sua camisa aposentada em Wake Forest

Após ter seus sonhos de ser um nadador olímpico frustrados por um furacão — que destruiu a única piscina olímpica da ilha de Saint Croix — e pouco tempo depois perder sua mãe, Tim Duncan prometeu a si mesmo que iria para a universidade e conseguiria seu diploma por ela. Tim Duncan entrou na universidade de Wake Forest em 1993, onde cursou psicologia e participou do time de basquete. ‘The Big Fundamental’ teve médias espetaculares nos seus respectivos 2º e 3º anos e inclusive era cotado para ser Pick 1 dos Drafts de 1995 e 1996. Timmy não se elegeu para ser selecionado nesses anos, não apenas pela promessa que havia feito por sua mãe, mas porque ele simplesmente adorava o curso. Duncan se envolvia nas pesquisas, grupos de estudo e artigos acadêmicos. O título de seu TCC foi: “Fanfarrões, Esnobes e Narcisistas: Reações Interpessoais ao Narcisismo Exagerado”. Olhando e analisando bem essa denominação, dá para se dizer que o TCC de Tim Duncan ajudou a moldar a cultura vencedora do Spurs, hein?

4- JEREMY LIN

Jeremy LIn em Harvard Foto: SB Nation

O hoje armador reserva do Toronto Raptors, Jeremy Lin, descendente taiwanês, é nascido em Palo Alto, Califórnia. Jogando basquete de ensino médio na sua cidade natal, Lin teve interessantes médias de 15 pontos, 7 assistências e 6 rebotes. Entretanto, isso não foi o suficiente para conseguir bolsas nas principais universidades focadas no esporte. Com isso, Jeremy teve que se contentar em ir para Harvard (rs), já que seu GPA era de 4.2(!!) e atendia um dos requisitos para ser admitido. Já representando uma das maiores universidades do mundo, o asiático cursou Economia e teve média de 13 pontos, 4 rebotes e 4 assistências durante os quatro do curso (2006–2010). ‘Lincredible’ elegeu-se para o Draft de 2010, mas não foi escolhido por nenhuma equipe. Entretanto, para que não fiquemos tristes, foi nesse mesmo ano que o Golden State Warriors ofereceu a ele um contrato de uma temporada para entrar na NBA. Acabou que essa parceria não deu em nada e o momento mais significativo de Lin na NBA foi em 2012, pelo New York Knicks, quando chegou a receber o prêmio de jogador da semana, no que foi denominado de LINSANITY.

5- SHAQUILLE O’NEAL

Shaq em sua formatura. Foto: ABC News

Shaquille O’Neal dispensa apresentações na NBA, o cara foi simplesmente 4 vezes campeão, 3 vezes MVP das finais, uma vez MVP da temporada, e se continuasse daria pra fazer só um texto de todas as conquistas desse gigante. Shaq frequentou as aulas da Universidade do Estado de Luisiana por 3 anos, até se declarar para o Draft da NBA em 1992. Trancou o curso e após 8 anos voltou para concluí-lo, em 2000. o Superman formou-se em estudos gerais com especialização em ciências políticas e inclusive deixou de ir a um jogo da temporada para participar da sua cerimônia. Felizmente, a história do THE DIESEL não para por aí: concluiu um MBA no ano de 2005 pela Universidade de Phoenix e escreveu um doutorado em 2012, com o tema “A dualidade do humor e agressão em estilos de liderança” pela universidade de Barry. Nosso querido quebrador de tabelas também disse pretender realizar o curso de bacharel em direito num futuro próximo. QUE HOMEM, senhoras e senhores.

6- MICHAEL JORDAN

Michael Jordan em aula na Universidade de Carolina do Norte. Foto: Hooped Up

Para finalizar, e combinar com seu número de anéis, Michael Jordan é nosso sexto jogador listado que também tem um diploma de universidade. Mike entrou na Universidade Carolina do Norte em 1981, no curso de bacharelado em artes com especialização em geografia. 3 anos depois ele foi Draftado com a terceira escolha (?!) pelo Chicago Bulls e o resto é história. Todavia, como sabemos, a média de conclusão dos cursos é de 4 anos e com esse do Jordan não foi diferente. em 1986, Air Jordan voltou para a faculdade durante a off-season para poder concluir seu curso. Além de maior jogador de todos os tempos também é Bacharel em Geografia. É mole?

Bônus: Brandon Roy é formado em Estudos Étnicos Americanos; Aaron Brooks é formado em Ciências Políticas; Serena Williams, jogadora de tênis, é formada em Design de Roupas; Roy Hibbert é formado em Estudos Governamentais; Dwight Powell é formado em Ciência, Tecnologia e Sociedade.

--

--

STICK TO SPORTZ
STICK TO SPORTZ

A bola não mente e nem a gente. NBA, Cultura, Sociedade e mais tudo que der na telha #SpeakUpAndDribble