Dia 7 — Video

Samuel Fialho
Superlativo Blog
Published in
4 min readJan 30, 2018

Este artigo pertence a uma série a que chamei “Como testar uma ideia de negócio sem metermos os pés pelas mãos”. Acompanhe-me nos próximos dias numa jornada em que decidirei se avanço ou recuo com a concretização de um projecto.

Depois de uma paragem na escrita de artigos para esta série (estive na Suíça durante alguns dias para o pitch de um projecto), estou de regresso. Como tinha referido no artigo anterior, optei por iniciar o video — sem dúvida, a tarefa que me irá ocupar mais tempo.

O video é uma peça central nesta estratégia por duas razões: em primeiro lugar, será o factor pelo qual os utilizadores se poderão interessar pelo projecto, clicar no link e visitar o site; em segundo lugar, porque explica de uma maneira rápida e intuitiva todo o projecto, bem como os valores associados a ele.

Para este efeito, o video tem de ser curto. Estava a apontar para uma duração máxima de 40 segundos, mas acabei por me esticar um pouco mais (pelo menos neste protótipo).

Como estrutura narrativa, utilizei a infalível fórmula da Pixar:

Once upon a time there was ______. Everyday, ______. One day, ______. Because of that ______. Until finally ______.

Esta estrutura sintetiza tudo o que uma boa história deve conter. Então, comecei a desenvolver a seguinte ideia:

Antigamente, imprimir pósteres científicos era uma enorme confusão. Todos os dias, os cientistas tinham de enfrentar contrariedades: incompatibilidade de ficheiros, problemas na impressão, custos díspares e irracionais. Até que um dia a emitscience.com surgiu. Por essa razão, os cientistas agora sabem que os seus pósteres estão em boas mãos, livres de problemas, são entregues a tempo e horas e são sempre impressos com a melhor qualidade. Finalmente, os cientistas podem relaxar e focar-se naquilo que realmente é importante: fazer ciência.

Tendo a estrutura feita, avancei para o copy do video. Saiu isto:

A Raquel é cientista e acabou mesmo agora o seu póster científico.

Foi um trabalho intenso, mas finalmente está pronto para ser mostrado ao mundo.

Dantes, a Raquel teria de colocar o seu trabalho numa pen, deslocar-se a uma tipografia e rezar para que imprimissem o póster o mais rapidamente possível.

Fazia figas para que o ficheiro fosse compatível e para que a impressão decorresse sem quaisquer tipo de problemas. Teria ainda de esperar que entregassem o póster sem demoras.

Enfim, uma verdadeira aventura.

Até que surgiu a emitscience.com

Agora, a Raquel apenas tem de enviar o ficheiro do seu trabalho através da internet e sabe que uma equipa de profissionais se irá dedicar inteiramente à impressão do seu póster.

Eles irão analisar o ficheiro com cuidado, ajudar se existirem problemas e imprimir o póster sempre nos melhores materiais.

Depois de fazerem o controlo de qualidade final, irão enviar o póster por transportadora para onde a Raquel quiser. Por exemplo, este agora vai direitinho para a morada do congresso onde ela o vai apresentar.

Assim, a Raquel sabe que o seu trabalho precioso está em boas mãos e pode focar-se naquilo que realmente interessa: fazer mais e melhor ciência.

Boa sorte com a apresentação, Raquel!

Emitscience.com

Simplificamos a transmissão de conhecimento.

É bom lembrar de que nada disto está fechado. Tenho consciência de que se podem melhorar muitos aspectos do texto e sintetizar algumas das ideias.

Fechada por agora a voz off, gravei-a no meu computador para verificar os tempos. 1:13 segundos. Nada mal.

Maquete já com algumas músicas como fundo para estabelecer o mood do video.

Coloquei em loop a maqueta que acabei de gravar e comecei a desenhar um storyboard muito rápido, para ter uma noção de quantas ilustrações iria precisar.

Storyboard rápido para planear ilustrações e testar o ritmo do video.

Irei precisar de desenhar 12 ilustrações, embora apenas metade delas me pareçam um pouco mais complexas. As outras ou são imagens que já tenho desenhadas, ou então são coisas de facto muito simples.

Depois de fazer as ilustrações, é tempo de passar para o After Effects e começar a animar uma por uma. Quando isso estiver pronto, grava-se a voz off final (que irei pedir a uma amiga com uma voz adequada para o fazer) e é tempo de editar tudo.

Sei que vou perder algum tempo com a produção deste video, mas, como disse, é uma peça central para testar a ideia. É através do sucesso desta mensagem que irei convencer os utilizadores a visitar o site e a deixar-me o seu email.

Amanhã irei começar a desenvolver algumas das ilustrações necessárias para o video. Irei também decidir qual será a data para concluir o inquérito que ainda estou a realizar.

Até lá e obrigado por continuar a ler estes artigos.

--

--

Samuel Fialho
Superlativo Blog

Full Stack Designer. React forever apprentice. Communication thinker. Original from Nazaré. Based in Lisbon.