#SextoSentido

Quando a gente sabe antes de saber

por Rodrigo Turra


Recentemente, fui presenteado com uma oportunidade incrível e minha intuição foi posta à prova de fogo. Deveria topar ou não aquela mudança? Decidi fazer, com papel e caneta, uma lista de prós e contras sobre aquela possibilidade. Também fiz questão de conversar com várias pessoas em quem confio e fiz as perguntas mais improváveis. Tudo isso para fazer uma decisão mais racional e menos exaltada.

Seria tão fácil se já tivesse um mapa que nos guiasse, né? Com certeza esse tipo de decisão seria menos dolorosa.

Cheguei à conclusão de que esse mapa existe, do seu jeitinho, dentro de cada um de nós, e ele se chama intuição. Ela nada mais é do que um pressentimento, ou seja, antecede o sentimento. Lá no fundo, a gente sabe antes mesmo de saber. E o pior foi que me dei conta de que nunca fiz absolutamente nada para exercitar esse músculo do tal do tino. Fui atrás e quis compartilhar com vocês algumas descobertas dessa busca.

E você? Tem algo para compartilhar sobre intuição? Compartilhe no grupo do Swarm Creativity com a hashtag #SextoSentido!
by Julien Douvier

1. Blink, A decisão num piscar de olhos.

Sou apaixonado pelos livros do Malcolm Gladwell. Nesse, ele traz diversos experimentos, cases e histórias (que deram certo ou errado) que mostram a importância da intuição. Ele explica como pensamos sem pensar, e chegamos à uma conclusão antes mesmo de ter a noção consciente disto. Histórias como a de Amadou Diallo que levou um tiro de um policial sem qualquer motivo e do lançamento da “New Coke” fazem você querer devorar o livro. Um conceito interessante é o de como uma pequena “fatia” de determinada situação pode te contar muito sobre ela. Recomendadíssimo!


2. Uma exploração do inconsciente

O time do TAB do UOL levantou um baita estudo sobre o inconsciente. São pesquisas, entrevistas e testes que mostram como somos influenciados por nosso inconsciente. Até os sonhos, hipnose e claro, a intuição, são abordados. O que pode te ajudar bastante: um teste que determina quão intuitivo você é.


by Julien Douvier

3. Pessoas intuitivas e seus hábitos

Desde passar tempo sozinho até prestar atenção aos seus sonhos, o artigo do BrasilPost traz ótimas soluções pra quem que não tem colocado em prática o sexto sentido. Só discordo um pouco da abordagem: acredito que todos somos intuitivos. Em alguns momentos mais, outros nem tanto. Ou seja, “pessoas intuitivas” somos todos nós ;)


4. Tecnologia e Instinto

Dia desses entrei em pânico pois estava sem internet no celular. Precisava de um endereço, já estava dentro taxi e não sabia o número do local, apenas a rua. Depois desse desespero sem necessidade, lembrei que bastava perguntar a alguém onde o lugar ficava que tudo estaria bem. E percebi que isso atrapalha a minha intuição: vivo usando o GPS, o que danificou (ainda mais) o meu senso de direção e parece que criei uma barreira para falar com estranhos, já que tenho qualquer informação no meu bolso.

Você acredita que a tecnologia ajuda ou atrapalha nesse aspecto?


5. Intuição na arte

Me deparei com um curso no SESC chamado “Desbloqueio Criativo: Uma Introdução ao Desenho Intuitivo” (infelizmente as vagas estavam esgotadas quando vi), e isso me lembrou de como a arte depende muito da intuição. Não adianta saber toda a técnica de determinada arte e não exercitar a sua intuição. Acredito que aquele temperinho especial tem uma participação da intuição.

Você acha que a arte influencia a intuição ou vice-versa?


// Para Degustar

1- Dan Ariely sofreu uma queimadura muito séria e a maneira que as enfermeiras trocavam seus curativos o incentivou a fazer um experimento sobre intuição. Vale a reflexão.
2- Dirigido por David Hunt esse curta sensacional deixa a gente hipnotizado. O que você faria no lugar dele?

// Digital Detox

PORQUE A INTUIÇÃO TAMBÉM PRECISA FICAR OFFLINE

O tédio é brilhante: New City Life lança desafios semanais para incentivar as pessoas a reverem seu relacionamento com seus celulares. Assine a newsletter!

F***YEAHPARTY: tá pensando em fazer uma festinha em casa? Ou só uma faxina mais animada? Criei uma playlist no Spotify pra não ter erro.

Farofa.la: assinatura de snacks orgânicos, deliciosos e saudáveis. Todo mês chega uma caixinha com 5 snacks de dar água na boca, doces e salgados. Já sou cliente fiel.

As boas do fim de semana em SP: toda semana, o blog Chicken or Pasta faz uma lista com os melhores programas a se fazer em São Paulo. Presta atenção que sempre tem coisa boa!

Gostou do que leu? Então clique no botão Recommend aí embaixo. Fazendo isso, você ajuda este post a ser encontrado por mais pessoas.

Se você curte o assunto, colabore com a conversa compartilhando no grupo Swarm Creativity outras referências, escrevendo uma resposta ao artigo aqui no Medium.

Para compartilhar:

// Swarm Creativity

A cada mês, publicamos um novo conjunto de artigos, que se integram em uma experiência coletiva e são complementados por você. Leia os demais desta edição em nossa publicação aqui no Medium. Assine nossa newsletter e participe das discussões no nosso grupo no Facebook.


One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.