Como se sair bem em uma entrevista para vaga de TI

Boa atitude, competência técnica e capacidade de trabalhar em equipe são aliados na hora de conquistar a vaga em uma empresa de tecnologia da informação

Na internet, não faltam artigos com dicas para entrevistas de emprego, mas você pode se beneficiar e muito ao conhecer as nuances de cada setor. Neste texto, o departamento de Recursos Humanos da System IT Solutions traz insights valiosos para vagas de tecnologia da informação (TI). Com mais de dez anos atuando no setor, atendendo grandes clientes e recrutando os melhores profissionais, nossa equipe tem dicas que podem ajudar o candidato a entender os pontos mais importantes e saber como se comportar durante a reunião com os recrutadores.

Entenda o processo seletivo e o objetivo da entrevista

Na System IT Solutions, buscamos trazer os melhores talentos para o quadro de colaboradores, utilizando os métodos mais eficientes para selecioná-los. Quem quer se sair bem e conquistar uma vaga no setor de TI pode se beneficiar e muito se entender como esse processo de seleção funciona. Ao ser convidado, é comum que o candidato tenha diversas dúvidas e sinta-se um pouco nervoso, mas o importante é que saiba lidar com isso e demonstre confiança e profissionalismo no encontro.

Normalmente, quando surge uma vaga em uma empresa de tecnologia, o primeiro passo do departamento de Recursos Humanos é elaborar um perfil ideal para preenchê-la. Com base neste perfil e após a divulgação da oportunidade em sites de emprego e outros canais, a empresa faz a triagem dos currículos recebidos e escolhe os melhores candidatos para a entrevista.

A entrevista em si é uma etapa essencial do processo de seleção, e pode ou não ser acompanhada de um teste (geralmente escrito), dependendo da vaga. O objetivo da conversa é avaliar o candidato em questões de comportamento e conhecimento técnico, verificando o que foi apresentado no currículo.

Após esta fase, os resultados de cada candidato são avaliados e comparados, e o RH apresenta os três melhores ao gestor da área que precisa de um novo profissional. Eles são entrevistados novamente, desta vez com o gestor presente. Depois da entrevista final, o profissional que melhor se encaixa nas necessidades da organização é convocado e recebe a proposta formal de contrato. Se aceitar, é contratado.

Existem, claro, variações de acordo com cada empresa. Algumas adotam entrevistas em grupo, outras aplicam atividades diferenciadas, mas este modelo geral é uma boa forma de se ter ideia do funcionamento da seleção. Candidatos que entendem esta mecânica têm mais chances de se sair bem.

Como se comportar durante a entrevista

Durante a entrevista em si, o candidato é avaliado diretamente pela empresa. Dois pontos se destacam na avaliação e são esperados de todo profissional de TI, independentemente da área específica em que atua: bom conhecimento técnico e capacidade de trabalhar em equipe.

O conhecimento técnico dentro de sua especialização, por exemplo, é fundamental. Empresas precisam de profissionais que dominem as tecnologias e ferramentas com as quais trabalham, independentemente da área específica de atuação. O segundo quesito é a capacidade de trabalhar em equipe. Saber interagir bem com o resto do time não é apenas um item a ser marcado na lista do recrutador. O sucesso de empresas de tecnologia depende fortemente da comunicação e colaboração entre seus membros, sendo que uma equipe mal-entrosada pode atrapalhar as operações e causar prejuízos ao negócio.

É fundamental que o candidato esteja bem preparado para apresentar estas características, bem como as demais qualidades que organizações de TI esperam de seus novos talentos. A postura do candidato durante a entrevista também é crucial para seu sucesso. Dependendo do comportamento, o convocado pode causar uma boa impressão e conquistar a oportunidade. Mas certas atitudes têm o efeito contrário e podem reduzir ou anular totalmente suas chances de conseguir o emprego.

Pontos positivos

Estes são alguns dos pontos positivos para se sair bem em uma entrevista de emprego na área de TI — e que também vale para outras áreas:

  • Comunicar-se de maneira clara e objetiva
  • Compartilhar ideias
  • Capacidade de administrar conflitos e imprevistos de forma imparcial
  • Relacionamento interpessoal baseado no profissionalismo

Pontos negativos

Algumas atitudes devem ser não apenas evitadas, mas trabalhadas pelo candidato caso as tenha, pois são vistas negativamente pelos recrutadores:

  • Demonstrar arrogância
  • Pedir remuneração muito superior à sua habilidade e experiência
  • Falta de pontualidade sem aviso prévio

Diferenciais

Em processos de seleção, muitas vezes candidatos trazem perfis, especializações e experiências semelhantes. Isso acontece porque inicialmente a filtragem é feita pelos currículos, e as empresas de TI sabem bem que tipos de profissionais precisam para preencher a vaga em questão.

Para se destacar da multidão, é importante que o convocado saiba mostrar seus diferenciais, e muitas vezes isso acontece durante a própria entrevista. Para uma vaga em TI, existem alguns pontos muito valorizados. A implementação de ideias inovadoras e bem-sucedidas em outras empresas, por exemplo, é um ótimo diferencial. Este tipo de conquista mostra que o candidato soube conciliar seu conhecimento técnico e criatividade em benefício do negócio, e é bastante valorizada no setor.

Outro ponto que pode fazer a diferença é o domínio de habilidades recentes pertinentes à vaga oferecida. Todo profissional de tecnologia sabe que precisa manter-se atualizado, mas novos certificados e cursos de vanguarda podem auxiliar ainda mais na contratação. Se você é profissional da área e quer se manter competitivo com novas especializações, não deixe de conferir também nosso artigo sobre as áreas mais valorizadas de TI em 2017.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.