DevOps: o que é e como influencia a operação de Data Centers

Conceito promove integração entre equipes e infraestrutura para dar velocidade, produtividade e competitividade ao negócio

Você provavelmente já ouviu falar de DevOps. Vista como a “concretização da metodologia Agile”, a prática (ou conjunto delas) prega a integração eficiente entre os diferentes silos de TI e outros departamentos para que a empresa consiga desenvolver e lançar produtos e serviços com mais rapidez.

É uma resposta à transformação digital, que exige adaptação e inovação de organizações dos mais variados setores, e que acaba impactando na forma como projetamos e operamos Data Centers e toda a infraestrutura de TI. Vamos entender como isso acontece.

O que é DevOps?

Antes de entender como o DevOps influencia Data Centers, é preciso entender exatamente o que é esse conceito, ou melhor, conjunto de conceitos.

DevOps (uma fusão das palavras Desenvolvimento e Operações, em português) é um conjunto de conceitos, ferramentas e culturas que permite às empresas produzir e lançar softwares e serviços com grande agilidade. Como o próprio nome indica, no DevOps os envolvidos trabalham em conjunto ao longo de todas as etapas do ciclo de desenvolvimento, com times e profissionais multifuncionais comunicando-se diretamente e muitas vezes combinados em uma equipe só.

Surgiu no Vale do Silício com a demanda crescente por inovação e se popularizou com os chamados DevOps Days (o primeiro foi realizado em 2009, na Bélgica). Logo, organizações do mundo todo entenderam que a filosofia era a chave para agilizar seus processos, e passaram a adotá-la.

Os principais benefícios do DevOps são:

  • Velocidade de produção e adaptação ao mercado (produtividade e competitividade);
  • Entrega rápida de novos produtos, serviços, atualizações e correções;
  • Maior qualidade dos produtos e serviços;
  • Melhor comunicação e colaboração entre times e profissionais;
  • Menos complexidade = mais tempo para inovar

A lista completa é longa, mas na essência, trata-se de um mindset que aumenta produtividade, qualidade e competitividade do negócio. Este artigo (em inglês), destaca diversas vantagens que o DevOps traz para as organizações, pontuadas por especialistas da área. Vale a leitura.

Como DevOps influenciam a infraestrutura de TI e quais as melhores soluções?

DevOps impacta a cultura, os processos e equipes, mas também transforma a maneira como projetamos e utilizamos Data Centers. Isso acontece, principalmente, em duas frentes: automação e gerenciamento das operações e infraestrutura.

A automação agiliza processos que antes eram complexos e lentos e é considerada uma das principais ferramentas de DevOps. Nesse sentido, soluções como Cisco UCS Manager trazem inúmeros recursos para automação, que simplificam as operações como um todo e abrem espaço para inovação. Em DevOps, o provisionamento automatizado também desempenha um papel importante. É outro ponto onde a Cisco se destaca, com soluções que tornam mais rápida a definição de recursos e a configuração de servidores, como explicamos neste artigo.

A segunda frente é a do gerenciamento das operações. O ritmo acelerado de desenvolvimento exige uma infraestrutura igualmente performática, flexível e fácil de administrar. A Cisco é líder nisso, garantindo a simplificação para que o foco esteja na inovação e não na dificuldade em realizar de tarefas administrativas. Isso é feito através (novamente) do Cisco UCS Manager, que garante a otimização do trabalho das equipes através de uma interface unificada.

Assim como a lista de benefícios, os pontos de impacto de DevOps nos Data Centers são variados. Alguns quesitos são influenciados em maior, outros em menor grau, mas todos vêm sendo gradativamente transformados pela nova forma de trabalhar e conduzir negócios digitais.

Acompanhe

Siga o blog da System para novos conteúdos sobre tecnologia da informação e envie sugestões ou críticas para comunicacao@systemits.com. Visite também nosso site e saiba mais sobre a missão, visão e valores da System IT Solutions.