TaqTalkies #2: André Kanayama

Viviane Ducarme
TaqtileBR

--

Quando você trabalha em uma empresa relativamente grande, é mais difícil conhecer as pessoas que ainda não fizeram projetos com você ou que não são da sua área. André Kanayama é uma dessas pessoas. Sentamos longe, somos ambos tímidos e não nos cruzamos muito na mesinha do café. Mesmo assim, ele me chamou atenção logo de cara pelo seu humor extremamente afiado. O talk da vez vai mostrar um pouco do que estou falando e as reflexões pessoais de André Kanayama.

Oi André! Me diga o que você faz aqui na Taqtile.

Hoje sou desenvolvedor de projetos e mantenedor do TQ1 e TQG (nossos produtos).

Quais foram suas experiências de trabalho?

2011–2013: Sysadmin na Rede Linux do IME-USP

O IME possui uma rede de máquinas Linux, que foi uma iniciativa dos próprios alunos da computação, dado que os mesmos sentiam falta de um lugar decente para fazer suas tarefas de programação. A cada 2 anos, 7 jovens padawans são escolhidos para administrar essa rede. Entre as atividades estão:

  • Manter os servidores de arquivos, e-mail, DNS, etc;
  • Manter os sistemas atualizados;
  • Instalação de softwares que são necessários;
  • Dar cursos sobre Linux e Software Livre;
  • E principalmente colocar papel nas impressoras;

2013–2014: Sysadmin no grupo Data do IME-USP

Logo que meu tempo na Rede Linux acabou, me tornei administrador das máquinas do grupo DATA, as tarefas eram parecidas, mas não precisava mais cuidar das impressoras e os usuários tinham necessidades bem mais específicas.

2014: Corporate Operations Engineer (estágio) na Google São Paulo

Dava suporte técnico aos funcionários da empresa, mantinha a infra de redes e videoconferências, também trabalhava em meios de melhorar a qualidade do atendimento e da infra.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Tem pouca coisa acho, geralmente eu falo sobre quase tudo. Mas acho que posso listar algumas coisas.

  • Toco teclado (to parado, mas ja toquei por muito tempo);
  • Cresci na ZL de São Paulo;
  • Tenho um site;
  • Sou católico;

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Penso que a gente precisa aproveitar as oportunidades que nos são dadas e aproveitar para sempre terminar melhor do que quem lutou para nos dar tais oportunidades. Então a gente luta para que as próximas gerações aproveitem as oportunidades que vamos criar para elas.

Kanayama, uma de nossas estrelas na landing page do site da Taqtile.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Eu diria que é honestidade, não dá pra trabalhar com quem você não confia.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Eu faço um barulho com a mão que nunca vi ninguém fazendo igual, o segredo é criar o vácuo certo para que o barulho seja audível.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

  • Jogar games eletrônicos;
  • Ficar com a Gláucia (minha namorada);
  • Ler;
  • Assistir televisão;
  • Exercícios físicos;

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Uma vez quando eu era pequeno, eu queria brincar, mas ninguém queria brincar comigo, então eu fingi que desmaiei pra chamar a atenção e todo mundo ficou desesperado.

Que apps, softwares, ferramentas você não consegue viver sem?

Quais são seus filmes favoritos?

O que você está lendo atualmente?

Qual é seu to-do favorito?

Eu uso meu caderninho que fica na minha mesa e as vezes eu uso o Google Keep, acho simples e fácil de sharear.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Fones de ouvido sem fio, pra malhar sem o fio atrapalhar. Mobilidade é tudo.

O que é seu atalho para ganhar tempo ou life hack?

Tento sempre dormir uma certa quantidade de horas para passar o dia bem.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Pensando.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

90% metal, mas tem vezes que pra escutar, pop e um sertanejo. Quando quero ler alguma coisa que exige muita concentração, música clássica.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Gosto de ficar em casa, fazendo qualquer coisa, ou então sair pra comer em algum lugar legal.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Tem dias que eu não jogo video-game.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

De fazer cocô nada, pois é um momento muito importante no meu dia. Eu esqueço de comer quando alguma coisa dá errado e eu tenho que resolver, aí quando vejo to morrendo de fome :(

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Eu iria viajar e procurar ficar com quem amo. Gostaria de ser lembrado como um cara legal.

Ilustração de Kanayama por George Chaves, designer da Taqtile.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Meu playstation 4. No fim, até penso que saiu barato.

Quais são um dos seus pequenos objetivos na vida?

  • Ganhar 10 quilos de massa magra;
  • Correr 10 km em menos de uma hora;

O que você gosta menos sobre você?

Às vezes sou muito inerte na vida.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Dirigi na Radial Leste.

E a mais estranha?

A mais estranha não acho bom dizer, mas eu dancei créu em uma escuna pra mais de 100 pessoas, isso foi meio esquisito.

Qual a melhor decisão que já fez?

Ter me candidatado a uma vaga na Taqtile :D

Qual a maior mudança pessoal?

Se me permitem, vou falar 2:

  • Ir morar sozinho quando entrei na faculdade;
  • Passar a morar junto com a Gláucia (minha namorada);

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

A primeira coisa que me vem na cabeça é não ter conseguido ser efetivado no Google, fiquei bem triste quando isso aconteceu.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

A vida é muito curta pra perder tempo com besteiras

Quais seus maiores medos?

  • Ser enterrado vivo;
  • Esquecer de tudo;
  • Todas as minhas memórias terem sido implantadas em mim e na verdade meu passado é completamente diferente;
  • Perder as pessoas que são importantes para mim;

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Além dos meus pais e da minha irmã com quem eu convivi desde que eu nasci, quem me influencia hoje é a minha namorada Gláucia, que sempre faz com que eu queira ser uma pessoa melhor

Pelo que você se sente mais grato?

Pela vida.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Sou bem tímido e tenho bastante dificuldade para conversar com pessoas que não conheço. Então se eu não conversar com você ou não te cumprimentar sempre, não é porque não gosto de você!

Falta realizar algum sonho? Qual?

  • Casar;
  • Ter um filho;

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

A vida é boa só pelo fato de existir.

E qual o melhor conselho que já recebeu?

Olhe bem antes de atravessar.

Ainda não leu o primeiro episódio do TaqTalkies com o co-fundador da Taqtile, Edmar Miyake? Aproveite!

--

--