TaqTalkies #09: Alan Raso

Greg Milani
TaqtileBR

--

Nesse episódio #09 do TaqTalkies conversamos com o Taqtiler Alan Raso. Eu simpatizo muito com o Alan pois ambos torcemos pelo mesmo time, o São Paulo Futebol Clube e faz cerca de 10 anos que ele não ganha nada. Diferente do Alan eu joguei a toalha e desisti de assistir os jogos do SPFC …

Além da paixão pelo futebol, Alan também é uma máquina nos jogos de tiro, em especial Counter Strike. Nas noites de jogos da Taqtile ele é obrigado a jogar de olhos fechados para dar mais graça!

Então sem balbúrdias, com vocês, Alan Raso!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile

Sou desenvolvedor, atualmente web (React).

Quais foram seus projetos na Taqtile?

  • Alguns aplicativos iOS (Fastenal; Netshoes; CNova e Raia).
  • Passei um tempo no Front End da parte do admin do TQ1 (chamava “Shingle” ainda).
  • Dois aplicativos Android inteiros (Droga Raia fase 1 e Boticário representante)
  • Atualmente estou trabalhando no site da Eudora em react

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

  • Eu quase não ouço música por conta própria e eu não costumo beber.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

“Fazer o bem a outros para fazer bem a ti” ( ou algo assim). Essa foi uma frase que eu ouvi e teve um destaque legal pra mim.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Acho que foco. Começo a codificar e me desligo completamente do mundo. Quando alguém se dirige a mim, eu até sei que a pessoa está falando, mas por uns 5~10 segundos eu não assimilo nada, provavelmente porque estou terminando uma linha de raciocínio. O chato é que depois ela tem que repetir =/

Depois que eu sou interrompido eu volto bem rápido pro foco que eu estava, então não se preocupem.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Séries, filmes, jogos (PC e tabuleiro/mesa), futebol (mais assistir do que jogar, infelizmente), comida…

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Acho que é uma de quando tinha uns 2 anos. Meu avô me deixou em pé na pia e eu caí de cabeça pra baixo tabelando entre ele e o fogão. Meu tio tentou me acalmar depois com um boneco sem cabeça, não deu muito certo. Minha mãe sempre morre de rir quando conta.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

“Você não vai ser jogador de futebol, moleque! Vai estudar!”

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

De comer, nada. De ir ao banheiro, um jogo do São Paulo.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Difícil dizer sem realmente ter essa certeza, mas acho que eu não mudaria muito minha rotina.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Concentrado.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Acho que não tenho outro.

Quais são seus filmes favoritos?

Difícil. Eu gosto de muito filme, até os que têm fama de ser ruim. Mas em geral, filmes de fantasia. Essa geração de filmes da Marvel, por exemplo, me agrada bastante.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Silêncio (pelo menos no contato direto com o ouvido).

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Séries e jogos de PC são os favoritos a isso.

Quais seus maiores medos?

Perder memória e perder a visão

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Aqueles caras que discutem e criam as regras de futebol (“International Board”).

Quais coisas te deixam bastante triste?

Senso de superioridade. Se expressa bastante em forma de racismo, machismo, homofobia, etc… Meio difícil entender porque muita gente acha que é superior a outra pessoa.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

É clichê pra caramba, mas ver que alguma coisa que eu fiz deu um resultado bom pra alguém me deixa feliz.

Pelo que você se sente mais grato?

Pelas oportunidades que eu tive, principalmente no período escolar.

O que você gosta menos sobre você?

A preguiça. Não a de sono, a de fazer as coisas mesmo.

ilustração de Alan Raso feita pela colaboradora Viviane Ducarme

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Acho que de início elas pensam que eu sou tímido e meio sério. Depois de um tempo eu vou me soltando.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

  • Às vezes não parece, mas eu sou uma pessoa bem compreensiva.
  • Eu gosto de ensinar (o que eu tenho capacidade, claro).

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Minha bolsa no Ensino Médio.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Usar boné todo o dia.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Deixar de usar boné todo dia. Não me pergunte porque eu fazia isso na adolescência, não vou saber responder.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Bullying… Aquele insistente, que você sabe que o cara não gosta, mas como a galera ri você acha que tem o direito do continuar, isso foi na adolescência…

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Eu tenho um primo que foi o primeiro na família a fazer faculdade, há um tempo. Foi até um exemplo pra mim, principalmente porque ele conseguiu as coisas na raça. A família dele, na época, tinha bastante dificuldade financeira, mas ele fez a faculdade no interior, passou perrengue pra caramba, e o hoje trabalha com jornalismo econômico. Bem significativo, a meu ver.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Meu PC com placa de vídeo boa.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Criar e alimentar intrigas não é bom pra nenhum lado.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Não peça conselhos aleatórios às pessoas.

Ainda não leu o EP08 do TaqTalkies do Leonardo costa? Aproveite!

--

--