Taqtalkies #14: Lucas Otsuka

Viviane Ducarme
TaqtileBR
9 min readJun 8, 2018

--

Otu-san e eu fizemos a mesma faculdade — e estivemos nela ao mesmo tempo-, mas estranhamente nunca nos esbarramos por lá. Já aqui na Taqtile, embora não tenhamos trabalhado no mesmo projeto, temos bastante contato. Principalmente por ser um dos grande entusiastas e guardiões do desenvolvimento da área de design. Tenho muito o que aprender com ele, principalmente em como sobreviver a um processo de intercâmbio na USP, como ganhar concursos em meio à greve e como persistir na cozinha e trazer marmitas de forma recorrente. Quando crescer quero ser igual ao Otsuka.

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile.

Faço o design dos nossos aplicativos e também ajudo a conduzir Design Sprints com nossos clientes.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Eu fiz colégio técnico em informática, por isso com 16 anos já consegui meu primeiro estágio na área. Estagiei muito tempo programando sites, como webmaster da Superinteressante, Guia do estudante, Mundo Estranho e Aventuras na História. Depois, virei webmaster do Almanaque Abril, onde tive de fato meu primeiro contato com design de interfaces e arquitetura de informação. Desenhei algumas seções do site, além de programar tudo o que tinha de conteúdo novo.

Depois disso, fiz um estágio na USP, projetando os aplicativos da universidade, foi aí que eu realmente larguei a programação e virei designer UI. Porém, como sempre tive uma grande paixão por design de produto, fui atrás de um estágio nessa área antes de me formar. Consegui estagiar em uma loja de móveis, desenhando vários tipos de mobiliário de alto padrão. Finalmente, percebi que não me identificava muito com esse mercado e que minha paixão por tecnologia e informática falava mais alto. Então, consegui unir minha paixão por design com meu interesse por tecnologia quando entrei na Taqtile, aí sim mergulhei de vez em UX e UI.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Já fui baterista de uma banda cover de Pearl Jam até eu vender minha bateria para pagar meu intercâmbio para a Austrália. Depois que fiz meu primeiro intercâmbio, fiquei viciado nisso. Já morei em 4 países diferentes, e por isso aprendi a falar 4 línguas.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Tentar se tornar um ser humano melhor a cada dia.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Sempre existe alguém melhor nesse mundo, mas eu me destaco em desenhar e organizar coisas. Meu jeito de organizar é bastante visual e eu trato o desenho como uma forma de organizar o problema, e por consequência, o meu mundo. O desenho me ajuda ter insights mais rápido. Meu cérebro fica muito mais ativo quando estou desenhando e escrevendo, eu digo que eu penso com as mãos.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Comprometimento, porque isso gera todas as outras qualidades que ele vai desenvolver.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Adoro ler livros de não-ficção, sempre que posso abro o Kindle, o Google Play Books ou o Pocket e leio algo. Amo ver TED Talks e vídeos sobre assuntos bem diversos em que eu acabo aprendendo algo.

Além disso, gosto muito de descobrir experiências pela cidade em que estou, seja conhecer um lugar diferente, experimentar um restaurante, ou apenas caminhar. Enquanto faço isso, adoro tirar fotos, gosto muito de fotografia.

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Quando eu era pequeno (menor que hoje), fui acender a luz do quarto e por não alcançar, subi numa cadeira, cai e bati a boca. Foi muito choro e sangue. Levei 4 pontos.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Eu não trabalho desenhando carros.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Design Sprints. Quando estou em um, fico completamente imerso no problema. Conhecer lugares novos e tirar fotos também me fazem esquecer do tempo.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Tentaria ao máximo compartilhar meu conhecimento a fim de ajudar pessoas que queiram se desenvolver em algum assunto que domino.

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Ansiosamente procurando a melhor solução para o problema.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Uma boa caneta, mas tem estar acompanhada de um caderno de bolso sem linhas ou post-its.

Quais são seus filmes favoritos?

Estou tentando lembrar dos filmes que mais gostei, aqui estão alguns:

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Estou lendo a biografia do Elon Musk e recomendo sem nenhuma dúvida, por ser extremamente inspiradora. Ela está me fazendo questionar vários pontos da minha vida. Sobre design estou lendo Microinterações do Dan Saffer.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

  1. Mindset, por me ensinar como melhor interpretar meus fracassos,
  2. O Poder do Hábito, por me abrir a mente para os hábitos que temos e como vencer a mente para fazer o que realmente você quer,
  3. Sprint, por ter organizado um processo criativo em grupo em um livro tão fácil e gostoso de ler, e assim, ter se tornado tão difundido atualmente.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Na maior parte das vezes escuto a Playlist Concentration Maximum no Spotify para conseguir domar minha mente e conseguir me focar no que eu preciso resolver. É uma playlist com ninguém cantando e só tem músicas calmas com piano.

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Com meu amor, amigos, família ou viajando.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Busque autonomia na sua vida.

Quais seus maiores medos?

Medo de não ter conquistado o que eu queria no final da vida, por ter ficado distraído com coisas menores.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Aprender e ensinar o máximo possível.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Músico, apesar de já ter decidido não seguir essa carreira há muito tempo, seria legal ver como é viver disso.

Quais coisas te deixam bastante triste?

Falta de empatia pelas outras pessoas, que gera intolerância de diversos tipos. Ver que algumas pessoas simplesmente tem um bloqueio por aprender ou se recusam a ver o problema de um outro ângulo me deixa bastante triste.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Ver o resultado positivo do meu trabalho na vida de outras pessoas.

Pelo que você se sente mais grato?

Pelas oportunidades que a vida me deu e por todas as pessoas que me ajudaram a conquistar o que tenho hoje.

O que você gosta menos sobre você?

Costumo ser bastante indeciso, estou trabalhando isso ultimamente.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Acho que elas geralmente pensam que sou tímido e sério.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Gosto de conhecer pessoas diferentes, de outras culturas, pessoas que não tem nada a ver comigo para eu poder aprender algo novo, por isso não tenham medo.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Mergulhar em uma ilha da Austrália. Eu não sabia nadar direito e estava com medo de morrer por encostar em uma água viva, ou encontrar um tubarão ou encontrar um crocodilo de água salgada (porque Austrália né)… enfim vários jeitos de morrer.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Eu e um grupo de amigos da faculdade conseguimos fazer o Retrolley, um projeto de carrinho para coletar resíduos de avião, ganhar vários prêmios de inovação pelo mundo. Isso fez com que a Airbus se interessasse em financiar a construção de protótipos para apresentar para possíveis clientes, além de patentear a invenção na Europa e Estados Unidos. Finalmente uma grande empresa do setor decidiu licenciar a invenção e colocar no mercado essa ideia. Sempre fico muito orgulhoso quando ideias que eu ajudei a construir atingem o mercado e vão afetar positivamente a vida de outras pessoas.

Lucas Otsuka por Gabriela Marques

Qual a melhor decisão que já fez?

Decidi abrir mão de continuar trabalhando com programação para estudar com bastante empenho no cursinho para passar na Fuvest no curso que eu queria. Isso depois me abriu mais portas que imaginei.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

Comer escorpião e algumas outras comidas exóticas na China.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

Sair da casa dos meus pais foi já uma grande mudança.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Tentar agradar todo mundo, mesmo que isso não vá contra o que acredito.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Quando fui morar na Austrália, porque lá eu amadureci bastante em pouco tempo.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Acho que o tempo que tirei para pensar o que realmente eu queria fazer da minha vida profissionalmente, depois de ter acabado o colégio. Resolvi fazer o intercâmbio para a Austrália nessa época, isso me ajudou a abrir minha mente para o mundo e analisar melhor as possibilidades.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Meus pais. Minha mãe, pelo jeito planejador, prevenido de ser, e meu pai, pelo jeito paciente e tranquilo de levar as coisas. É um bom equilíbrio.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

As pessoas tem uma quantidade imutável de talento e habilidade. Muito do que é descrito sobre a mentalidade fixa por Carol Dwerk em Mindset eram coisas que eu acreditava até não muito tempo atrás.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Com certeza para o futuro, lá pelos anos 3000, para ver como a humanidade evoluiu, se é que ela ainda existirá.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Nas minhas viagens de intercâmbio.

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Tive muitos fracassos, como não conseguir vencer vários concursos que me inscrevi, não ter conseguido um emprego em design industrial quando eu realmente queria essa carreira, não ter conseguido aprender japonês, alemão e chinês até o fim, apesar das aulas. Porém não sei dizer qual o maior deles.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

O fracasso é parte integrante do sucesso.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Faltam muitos haha. O principal é a independência financeira.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Leia algo novo sempre que possível.

Chegou agora e não sabe o que está acontecendo? Comece pelo começo!

--

--