TaqTalkies #27: Vinicius Vilar

Viviane Ducarme
TaqtileBR
12 min readOct 9, 2018

--

O meu primeiro contato com o Vini foi quando a Taqtile viajou para a praia no início do ano retrasado, logo que eu havia entrado. Na manhã do sábado, quando eu acordei no quarto compartilhado, vi uma cama no meio do caminho que supostamente não estava lá no dia anterior e, capotado nela, estava o Vini. Só mais tarde, quando estávamos em São Paulo, conversamos um pouco sobre a sua mudança para um apartamento com um amigo que nunca dorme lá, mas que paga as contas, sobre o crossfit e sempre ouço que nos afters dos happy hours, ele é presença carimbada. Com vocês, Vinicius Vilar!

Olá! Me conta o que você faz aqui na Taqtile!

Hoje atuo principalmente como desenvolvedor, trabalho com tecnologias nativas para mobile, web e híbridas. Meu atual projeto é em React e React Native usando TypeScript, web e mobile, respectivamente. Em relação à linguagem, desde que entrei, trabalhei bastante com Java, Js, Ts, um pouco de Kotlin e Swift. Pensando na competência de full-stack, trabalhei um pouco com front-end mobile e web, mas meu principal ponto de atuação foi a parte da lógica de negócios do lado do cliente, a parte da interface do software com o usuário. Recentemente tive contato com o back-end. Além disso tenho outras atribuições mais estratégicas como líder de desenvolvimento e planejamento de projeto. E também faço bico de designer se precisar.

Quais foram suas outras experiências de trabalho?

Iniciei minha experiência de programador no laboratório de técnicas de software (LTS) na Poli. Lá eu fiquei por quase 1 ano e desenvolvi alguns softwares. No LTS comecei com Android, tirei alguns certificados inclusive, depois fui para um projeto web, usando a linguagem PHP. Nesse projeto fiquei encarregado de avaliar uma ferramenta da Faculdade de Saúde Pública da Usp que supostamente havia sido hackeada. Ainda neste projeto pude iniciar a prática de gestão de projeto já que coordenei parte da recuperação da plataforma. Enfim, tive meu primeiro contato com o mercado de trabalho e atribuições que até hoje exerço.

Depois disso passei brevemente por uma startup chamada RevMob, lá também trabalhei com desenvolvimento de software. Depois disso vim aqui para a Taqtile, como estagiário e assim continuei até o fim da faculdade em 2016, quando fui efetivado.

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que eu sei fazer beatbox. Quando era mais novo eu fazia mesmo, treinava novos sons. Agora eu não faço mais, mas é algo que nunca se esquece como fazer. Desafio nossa amiguinha Tuanny Martins para um duelo na arena Taqtile.

Como você explicaria sua filosofia de vida básica?

Sempre manter a calma e tirar o máximo possível de tudo que puder, respeitando sempre ao próximo. Uso isso sempre para ver o lado positivo de tudo e tirar experiências de tudo o que faço.

O que no seu cotidiano você é melhor do que qualquer outra pessoa? Qual seu segredo?

Nossa eu acho que nada, muita presunção da minha parte. Mas sou fera em ser de boa, o segredo é sempre estar de boa. Também me considero um motorista melhor do que 99,99% das pessoas que vejo no dia-a-dia, mas tem aquele 0,01% que é vagabundo.

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

A mais imprescindível é difícil dizer, mas senso crítico, humildade, comprometimento e desenvolvimento contínuo são imprescindíveis.

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

No tempo livre eu gosto de ver algo relevante, mas aleatório, conhecimentos distintos dos meus.

Gosto muito de viajar e sair com os amigos.

Mas depende do que é considerado "livre", fora do horário de trabalho? Ou fora do horário de "comprometimento"? Hoje considero atividade física algo que não compõe meu tempo "livre".

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Que eu sempre fui uma criança calma, bastava me deixar na frente na tv ou fazendo algo que eu gostava que podia me esquecer. Eu não destruía nada, nem dava trabalho. Ao contrário dos meus dois irmão.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Que eu não suporto mais jogar video-game, parece que to lá perdendo tempo da minha vida. Quando eu era criança eu era viciado a ponto de dormir jogando.

O que te faz esquecer de fazer cocô ou comer?

Da primeira acho que não tem nada. De comer quando estou fazendo algo que não tem como parar. Há ocasiões que não vejo a hora passar e praticamente acabo esquecendo de comer.

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que você faria e como gostaria de ser lembrado?

Adoraria falar coisas bonitas e humanitárias, mas se fosse daqui um ano, com o poder de mudança que eu tenho, acho que só faria as 4 coisas que mais gosto de fazer na vida: comer e viajar. Gastaria todo meu dinheiro com viagem e comida pra sobreviver por 1 ano.

Mas se fosse pra ser lembrado, que fosse por todo maravilhoso legado que deixei. No caso ainda preciso construir esse legado. Por isso não posso morrer daqui um ano, pode ser uns 10 ou 20?

Uma palavra que melhor descreve como você trabalha.

Comprometido.

Além do seu computador e telefone, que gadget você não consegue viver sem?

Minha caixa de som JBL, que inclusive preciso do telefone ou do computador.

Quais são seus filmes favoritos?

Poderoso chefão, principalmente o primeiro; Bastardos inglórios; Forrest Gump, tem muitos outros, mas esses vem primeiro na memória.

O que você está lendo atualmente? Um romance, história em quadrinho, website, revista? Ou algo que você recomendaria?

Atualmente eu tenho “lido” sobre alimentação, condicionamento físico, musculação.

Recomendaria algo nesse sentido para todos.

Quais são os três livros que mais te inspiraram? Por quê?

Diria que "Grit" e "Mindset", realmente me fizeram mudar algumas coisas no meu comportamento (principalmente Grit) e reforçar muitas outras (Mindset). Tenho que considerar o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas", foi o primeiro livro de “autoajuda”, como meu irmão me zoava, que li e realmente me fez mudar de postura sobre algumas coisas, mas tenho que fazer uma ressalva que dependendo da maneira interpretada pode parecer algo falso demais. Porém, pra época foi um livro muito bem feito, de uma maneira interessante de ver o mundo como já era visto à época e continua até hoje.

O que você ouve enquanto trabalha? Tem uma playlist preferida? Talvez rádio? Ou você prefere silêncio?

Varia muito, geralmente prefiro o silêncio, mas dependendo do momento (principalmente o barulho) ou a atividade que estou fazendo, ouço de tudo, música clássica, gosto de pianos e autores minimalistas como Debussy, Satie alguns mais contemporâneos também e claro, Chopin. Ai seguindo nessa linha de clássicos ouço um MC Lan, os pancadão tudo do Yuri Martins (sou teu fã), aí depois vou prum rastapé tipo Falamansa (pra ficar com vontade de um chamego), aí combino com um Metallica, SOAD, Slipknot, amenizo com Pearl Jam, então pra dar liga mesmo vou pra um Pixote da Massa, Turma do Pagode, Art Popular, aí enjoo e vou sofrer com a nossa rainha no assunto, Marília Mendonça, um pouco de Zé Neto e Cristiano. Aí to cansado dessas músicas da rádio coloco uma bossa nova, mas dá sono né, então passo para um Partido Alto, pra agitar, vou pra um Adoniran, Cartola, Pixinguinha, ai acalmo com uma drum and bass, decaindo conforme o cair da tarde para algo mais tranquilo da cena eletrônica. Ah e se é sexta ou quase sexta… y yo me caliento con un reggaeton, muy rico…

Como você recarrega as energias? O que você faz para esquecer do trabalho?

Busco praticar atividades físicas intensas. Tento fazer todos os dias, uma que to precisando, outra que é investimento a longo prazo e para completar isso me faz esquecer de tudo e focar só naquele momento.

Qual o melhor conselho que já recebeu?

Estude.

Quais seus maiores medos?

Falhar por medo, acabar com a sensação de não ter feito tudo o que devia.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Ter um carro super-esporte, pode parecer materialista e é :) por isso é pequeno.

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Por 1 dia só eu seria piloto de fórmula 1, mas com toda a certeza. Por mais que piloto de moto gp deve ser louco e de caça deve ser animal, ou de uma astronave talz…

Quais coisas te deixam bastante triste?

Poucas coisas me deixam triste, talvez ver outras pessoas tristes. Mas, pensando em algo mais concreto, a desigualdade da humanidade por conta de fatores que já poderíamos ter erradicado, como a falta de educação, atualmente, o maior mal da humanidade. E ver esse problema impactando no meu cotidiano, me deixa mais que triste, me deixa bravo.

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Acho que tudo que me gera a sensação de bem estar no dia seguinte junto com a sensação de reforço do que estou fazendo. Mas fico muito feliz com o reconhecimento dos meus esforços, principalmente se é algo que estou fazendo de coração e pelo bem.

Vini, por Gregory Milani.

Pelo que você se sente mais grato?

Por todas as pessoas que acreditaram no meu potencial e de alguma forma abdicaram de algo para me beneficiar, sou realmente grato a todas essas pessoas porque na maioria dos casos eu sequer faço ideia do tamanho dessa abdicação e talvez jamais saberei.

Exemplo simples são meus pais, que deixaram muitos confortos por minha causa. Exemplos se seguem até hoje e sempre e, com sorte, para sempre vão aparecer.

O que você gosta menos sobre você?

Minha extrema capacidade de ficar inerte. Capacidade de, sem motivo aparente, não fazer algo que qualquer idiota teria feito. Me sinto um lixo, uma farsa, mas então tento trabalhar na dificuldade.

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Geralmente não paro para pensar nisso. Mas talvez que eu seja enrolado às vezes. É que eu sou desenrolado no que eu desenrolo bem né galere, ai no mais tenho que enrolar mesmo, mas só ralar que rola e sempre rola.

O que você gostaria que todo mundo soubesse sobre você?

Que gosto de todo mundo sempre (essa é minha primeira impressão quase 100% das vezes, se você ficou fora você claramente se esforçou) e que sempre podem contar comigo.

Qual foi uma das coisas mais assustadoras que você já fez?

Eu me mantive calmo e preparado para ser esmagado por um caminhão.
Céu cinza, dia chuvoso, baixa visibilidade, a clássica condição adversa da autoescola, só que na Marginal Tietê, na Ponte Estaiada do sambódromo, perto das 3h da tarde. Trânsito pára de repente, 3 faixas, eu na última da direita, junto com os caminhões. Todos à minha frente param rapidamente, eu também, claro motoristas atentos, todos bem. Eu olho para o retrovisor, vejo um caminhão com o motorista vacilão, só com o cavalinho, sem carga, voando com aquela m%$#@, o … não tava prestando atenção suficiente, não conseguiu frear a tempo, eu era o primeiro na frente dele, vejo a frente daquele Scania jantando o asfalto. Penso, se não fizer nada vai ser minha vez, sem culpa e sem chance, vou nessa sabendo. O caminhão começa a trepidar, era vermelho, igual meu Puntinho, engato a primeira, olho os carro parados na minha frente, penso, vou jogar no meio deles e vamos todos dividir essa conta juntos, tava preparado, ai o caminhão começa a realmente chegar perto, vejo claramente a feição apavorada do motorista vacilaum, to preparado, ai o malandro salva noiz, vejo ele girando todo o volante, atravessa as 3 pistas, saindo da terceira e indo bater com tudo na primeira, quase tomba pra dentro do rio, o trânsito no meu retrovisor pára junto com o caminhão, o motorista estava bem, vou embora vivo, para assistir aula. Assisti? Claro que não, na época o litro do danone era 3 reais dentro do centrinho.

Que conquista você está mais orgulhoso de ter realizado?

Na época de ter passado na Poli, mas hoje de, mais de uma vez, ter tido a sensibilidade de perceber e ajudar idosos desconhecidos passando por dificuldades na rua. Todo o resto não foi mais que o mínimo necessário ou que deveria ter feito.

Qual a melhor decisão que já fez?

Ter ido morar sozinho, muita coisa mudou depois disso, ganhei muita experiência e conhecimento pessoal.

Qual a coisa mais estranha que você já fez?

A primeira parte da tabela a gente oculta, são coisas que se falam mas não se escrevem. A parte segura da tabela talvez tenha sido uma vez que taquei um avião de papel descendo da torre do glorioso Hopi Hari e ele voltou no meu colo quando eu estava lá embaixo.

Qual a maior mudança pessoal que você já fez?

A maior mudança pessoal foi a minha mesmo, mas faz-se carreto também, ai eu faço mudança de grupo. Zu-e-ra.
Talvez a mudança mais recente da minha vida que é uma real mudança na minha percepção pessoal e de como encarar as coisas, refletiu muito na minha saúde.

Qual a coisa mais estúpida que você fez?

Ter perdido o voo da escala na França para Irlanda por ter ficado dormindo no chão. O portão mudou nesse meio tempo e não olhei. Comecei a viagem gastando 10% do que tinha levado, só para comprar outra passagem.

Qual a melhor viagem que você já fez? Por quê?

Minha primeira e única viagem para Europa. Foi muito bom, consegui conciliar certo luxo com perrengue, conheci muitos lugares, lugares históricos, muitas pessoas e o melhor eu paguei tudo com meu próprio dinheiro.

O que você considera o melhor investimento que você já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde você está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como um humano.

Investimento na saúde, voltar a fazer exercícios físicos disciplina e consciência.

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Talvez minha mãe, pela proximidade e sabedoria nos conselhos. Mas ultimamente tenho pensando em como eu ajo e me parece que o que mais me influenciou foram os atos positivos e negativos dos meus pais. Acho que consegui converter grande parte das atitudes negativas em positivas para mim mesmo.

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Que porte legal de arma é correto. Não acredito que seja. Grande parte da minha vida acreditei nisso, hoje penso o contrário. Gostaria que fôssemos capaz, até porque sempre fui fascinado em armas, pensei uma época em prestar engenharia bélica, mas hoje entendo que não estamos preparados para isso ainda e talvez quando estivermos já não faça mais sentido.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e porque você iria para esse lugar?

Eu iria para um tempo em que a máquina do tempo é algo trivial, assim não teria que perder meu, até então finito tempo, pensando nisso. Do francês, stratégie.

Qual é a coisa que você gastou muito dinheiro, porém não se arrepende?

Viagem para europa, aluguei até BMW série 5 (540d), porque é isso ai…

Foi doidera. Gastei mais que precisava? Sim. Mais que podia? Não. Certeza? Não. Foi tudo ganho com meu suor? Sim. Taxa de arrependimento: -19 graus celsius na Polônia. Loco

Qual seu maior fracasso? Como você lidou com ele?

Não sei dizer qual meu maior fracasso, então penso na coisa que mais me arrependo que ter parado de fazer exercícios físicos todas as semanas por um bom tempo e não cuidar da minha saúde. Estou lidando com ele de uma maneira muito saudável, acredito que realmente nunca mais vou parar de fazer atividades físicas todas as semanas pelo menos 3 vezes. Desde que tomei consciência e comecei a mudar tenho me mantido geralmente acima dessa meta.

O que você acha ser muito óbvio para você que não é tão óbvio para as outras pessoas?

Educação de qualidade para todos é a chave para o fim da desigualdade do mundo e início de uma prosperidade inimaginável para a humanidade.

Falta realizar algum sonho? Qual?

Oloco.. Essa pergunta era para uma pessoa de quantos anos? Se eu já tivesse realizados todos os sonhos da minha vida eu tava bem ein… Mininu tarra mal ele na vida, viu, oxi.. Po falta a maioria deles ainda mais sonhos são de meta aberta, a medida que nós alcançamos nós dobramos.
Se for alcançável enquanto eu estiver vivo gostaria muito de ver o planeta do espaço, mas se for pra depois de mim eu gosto de sonhar com um mundo consciente onde vejamos esse globo sem as fronteiras que dividem países e criam “pátrias”, o que na verdade dividem pessoas, e segmento um já existente e carente planeta. Um mundo que girasse com mais força com a maioria indo pro mesmo lado, e não cada um indo pro seu lado, uma humanidade prosperando junta de verdade.

Se alguém te pedisse um conselho aleatório, o que você diria?

Aleatório? Use filtro solar.
Não aleatório, faça o bem para receber o bem, se não receber o bem, encontre o bem. Sempre é possível ;

Vlw amiguinhows!

Quem é essa Tuanny Martins que faz um beatbox excelente? Saiba mais aqui.

--

--