TaqTalkies #33: Paola Fernandes

Felipe Amorim
TaqtileBR
Published in
10 min readAug 16, 2021

Opa! Nesse episódio #33 nós conversamos com a Paola Bracho, a pessoa mais organizada da empresa. Quando eu entrei na Taqtile e ainda não conhecia muita gente eu ouvi (ou pensei ter ouvido) alguém chamar a Paola de Tuanny! Então pra mim ela ficou sendo a Tuanny mesmo com foto no slack e tudo. Um tempo depois, na festa para novos funcionários que aconteceu em setembro ou outubro de 2019, eu conheci a Tuanny (a real e oficial) e conclui que existiam duas Tuannys na empresa 😃

Mas a minha maior memória relacionada a Paola foi do dia em que fui almoçar com ela na esquina da Taqtile e o Alex, ídolo do Coritiba, estava almoçando na mesa ao lado! Foi por insistência da Paola que eu criei coragem para ir lá falar com ele e ela mesma tirou uma foto. Obrigado mesmo, Pa, foi um dia inesquecível 😂

Enfim turma, chega de enrolar. Com vocês, Paola Fernandes clap clap clap clap…

Me conte um pouco sobre você (qual sua idade, apelido e onde nasceu, por exemplo).

Olá! Eu sou a Paola (Ooooi, Paola), mas como é um nome meio “sério”, algumas pessoas me chamam de “Pa”, “Paolinha”, hahaha. Tenho 20 e poucos anos e sou de SP mesmo, mais especificamente da #ZL.

O que você faz aqui na Taqtile?

Aqui na Taqtile eu faço parte da equipe de design o/, tendo focado mais na área de UX.

Como você chegou na Taqtile? Pode nos contar um pouco da sua história profissional até aqui, se quiser (:

A minha relação com a Taqtile nasceu por conta da faculdade. O primeiro contato foi em um meetup, mas naquela época eu não sabia muito sobre aqui nem como pronunciar o nome corretamente (“téquitaiou”), hahaha. Encurtando um pouco a história, foi por conta da participação da Taqtile no Treinamento de Novos Piratas (um curso organizado pelo NEU-USP, em que eles convidam profissionais de startups para darem aula sobre determinados assuntos — dev, design, mkt) que descobri um pouco mais sobre aqui. Um dia, veio a oportunidade, passei pelo processo seletivo e cá estou eu :)

E o que te levou a escolher essa carreira?

Bom, eu sempre fui conectada com o design sem ter ciência disso, seja pelo lado criativo quanto pelo lado questionador/observador e curioso, de entender como as coisas funcionam. Lá em casa sempre fui incentivada a valorizar a Educação, então logo no final do ensino fundamental fui fazer um curso técnico. Como na época meu hobbie era passar horas fazendo montagens no Photoshop, foi fácil escolher um curso que tivesse relação com isso, o lado criativo. O mais próximo disso era design gráfico ou produção multimídia (meu escolhido, porque o ensino médio já era integrado e eu gostei da escola, tinha bolsa de 100%, etc). Foi durante esse período que tive contato com pessoas diferentes das quais estava habituada, além de professores incríveis, que me fizeram entender melhor o que era design e enxergá-lo como uma carreira. Busquei por faculdades e dentre todas me apaixonei pela FAUDUSP (além de ser uma necessidade financeira), que tem um currículo generalista e humanista. Com o final do ensino médio, dediquei todas as minhas energias (e tempo livre) para atingir esse objetivo, dividindo com a minha primeira experiência profissional na área, em um estúdio de fotografia. E foi com o tempo mesmo que fui testando, vendo outros lados e me apaixonando cada vez mais por essa profissão. Gosto de entender as pessoas e ajudá-las e o design é também sobre isso ❤

Qual qualidade você julga ser a mais imprescindível para ser um bom profissional?

Hmm, uma só? Eu consigo resumir tudo com ter “bom senso”, mas entendo que isso é muito relativo e depende muito da base de cada um. Bom, mas tanto pelo lado profissional ou não, acho que o mais importante é ser respeitoso.

Na sua opinião, o que faz alguém ser um bom designer?

Os designers que eu admiro possuem em comum a humildade, a capacidade de escuta e empatia, além de serem muito comprometidos em aprender constantemente. Organização é um plus. Competências técnicas são coisas que podem ser adquiridas com a experiência e prática.

Paolinha, feita pelo Christopher Taylor, nosso artista :)

Se você pudesse tentar qualquer outro emprego por um dia, qual seria?

Acho que o legal de ser designer é que você pode mergulhar em outras profissões, mas algumas que eu gostaria de testar um dia: trabalhar em uma papelaria, em uma creche de cachorros ou ter uma cafeteria.

O que você considera o melhor investimento que já fez — pode ser financeiro, emocional, educacional, qualquer um — para chegar onde está hoje? E por “chegar onde você está hoje” não é necessariamente como um profissional, mas como pessoa.

Sem dúvidas, educacional. Claro, minha mãe foi parte fundamental disso, permitindo que eu pudesse focar minhas energias nos estudos e não nos problemas. Mas ter abraçado as oportunidades e me dedicado para alcançar os objetivos (primeiro o ensino técnico/médio e depois a faculdade) sem dúvidas foram investimentos decisivos para minha formação como pessoa e como profissional.

Dê um conselho para alguém que pensa em trabalhar com o que você trabalha.

Converse com pessoas da área (estou disponível para isso), de diferentes modelos de empresa e frentes diferentes (design tem várias). Se possível, tente ler algum livro ou fazer algum curso de curta duração para sentir se faz sentido para você. Temos uma listinha de refs úteis, pode ser um bom caminho também.

O que você faz antes e depois de chegar na Taqtile? Qual a sua rotina básica?

Ah, não tem muito segredo, haha. Tenho acordado bem cedo, tomo banho, café da manhã, mimo o Bob (meu cachorro), escovo os dentes e vou pro trabalho (às vezes lendo algo no caminho, ouvindo música, cochilando ou vendo redes sociais). Quando saio de lá, na maioria das vezes vou direto para casa, brinco com o Bob, vejo qualquer besteira pra distrair a cabeça e durmo.

🆙 Atualização pós-pandemia: hoje eu acordo, tomo banho, dou comida para os cachorros (sim, agora tenho dois ❤) e inicio meu trabalho. Com o home office, tem dias que pulo algumas etapas 😅, afinal não gasto mais 3h de locomoção trabalho <> casa. De resto, tenho estudado mais e investido meu tempo em capacitar alunos do Instituto Taqtile no fim do dia :)

O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Estar com amigos e/ou meu namorado, passear/ brincar com o Bob (e Zeca), fazer algo em família, aprender algo novo, etc.

O que você sempre carrega com você? (não vale celular)

Pré-pandemia: minha agenda (amo papelaria), um estojo com canetas coloridas, fitas adesivas e grifa-textos, álcool gel e itens de higiene/maquiagem, fone de ouvido, carregador portátil, óculos de grau, carteira, bilhete único, chave de casa e o Kindle (às vezes).

Pandemia (quando necessário): máscara, álcool gel, chave de casa e carteira

O que você pensa que as pessoas pensam sobre você?

Depende da pessoa, haha. Mas acredito que muitos me vêem como uma pessoa calma (às vezes séria, se não forem muito próximas a ponto de conhecer meu lado palhaça).

O que a maioria das pessoas não sabe sobre você?

Que minha cabeça não para. Muitas vezes estou ansiosa/nervosa/pirando, mas aparento estar “pleníssima”. Eu também sou meio encanada com organização, mas nada muito “prático” ou relevante (ex: gosto de organizar meus apps do celular por cores e categorias, deixar itens alinhados — seja na minha mesa ou em prateleiras de lojas, kkk). Gosto de fazer paródias improvisadas e imitações diversas, mas o mais aleatório: eu já tive um vídeo no YouTube com mais de 10 milhões de visualizações (não adianta procurar, já tirei do ar, mas algum dia eu conto essa história).

Quais coisas te fazem realmente feliz?

Ajudar as pessoas, fazê-las darem risada e conviver com pessoas queridas/doguinhos/animais fofos. Primeiro o Bob e Zeca, mas não poderia deixar de citar o Takinho e o Cevichénho ❤️ (#saudades)

O que você gosta menos sobre você?

Complicado.. acho que um dos pontos é que muitas vezes não sou tão objetiva e prática como gostaria e na tentativa de resolver/organizar as coisas, acabo me embolando.

Em um mundo onde todas as pessoas buscam destacar seus pontos fortes e dar ênfase àquilo que são melhores, gostaríamos de exercitar o raciocínio inverso aqui. Por isso, poderia nos contar um pouco sobre o que você não sabe fazer? Se quiser, pode imaginar como seria o seu “anti-linkedin” e compartilhar um pouco.

Nossa, não sei várias coisas. Pra começar, tenho dificuldade em ser objetiva, sou uma negação para lidar com conflitos e tendo a me distrair com facilidade, desviando meu foco ao dar prioridade a coisas “menos importantes” ou fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Também não sou muito boa com atividades manuais, seja pela falta de prática ou pressa, o que me deixa um pouco frustrada (especialmente quando algo está ficando mais ou menos bom e, na tentativa de melhorar, acabo piorando).

Qual história que sua família sempre conta sobre você?

Que eu era um bebê de buenas, tranquila, não dava trabalho. Meus pais dizem também que na minha primeira viagem de avião (era um desses simples), tava todo mundo com medo e eu fiz uma versão adaptada de “cai, cai balão” com a palavra avião, hehe. Tem outras, mas minha memória tem me boicotado nos últimos tempos.

O que é verdade sobre você hoje que faria seu eu de 8 anos chorar?

Depois que acaba a escola, não fica mais tranquilo. A gente vira adulto sem perceber (e muitas vezes, de forma parcelada). E ah, não chegou a cartinha de Hogwarts.

Quais são seus pequenos objetivos na vida?

Tenho tentado relacionar minhas metas/objetivos menores com meus objetivos maiores, meu propósito. Nesse sentido, quero continuar aprendendo e compartilhando conhecimento com as pessoas (aos poucos, em uma escala maior).

Quem na sua vida mais te influenciou? Como ela(e) fez isso?

Minha mãe. Ver o empenho dela, a dedicação em oferecer o melhor pra nossa família, mesmo que isso a colocasse em segundo plano ou em situações desagradáveis, me despertou gratidão e me fez perceber a minha responsabilidade, além da importância da educação e de uma boa base familiar (o que, infelizmente, é um privilégio).

Se você soubesse que iria morrer daqui um ano, o que faria e como gostaria de ser lembrada?

Eu ficaria bem preocupada com as pessoas mais próximas que ficariam aqui, então tentaria passar mais tempo aproveitando meu momento com elas, preparando o “terreno” pra situação, sem deixar de trabalhar com o que gosto e compartilhando meus aprendizados, conhecimento e experiência com os outros. Quero ser alguém que não viveu em vão, só produzindo lixo no planeta, mas sim transformando a vida das pessoas (ainda que poucas ou de forma bem simples, mas positiva).

Qual é a “coisa” que você acreditou por um longo tempo que hoje concluiu que é errada ou mudou de opinião?

Puts, tem muitas. Uma delas é visão política e social. Apesar das dificuldades, hoje tenho muito mais ciência dos meus privilégios.

Quais são seus pet peeves (coisas que te incomodam)?

Vou falar só algumas, pra não ficar rendida, haha: injustiça, tentar encontrar algo no escuro e sem óculos, barulho, gente que fala alto e alguns comportamentos típicos de transporte público (empurra-empurra, gente folgada ou que para no meio do caminho, etc).

Qual a melhor decisão que já fez?

Ter feito ensino técnico. Não só pelo lado profissional, mas principalmente por me tirar da minha bolha, em diversos aspectos.

Se você tivesse uma máquina do tempo/espaço e pudesse viajar para qualquer lugar e tempo, para onde e por que você iria para esse lugar?

Eu sou uma pessoa muito imaginativa, sonhadora, então tô sempre “viajando”, haha. Talvez seria legal ver como foi a infância dos meus pais e avós, ver com meus olhos as situações que eles descreveram para mim e, assim, entender melhor minhas raízes.

Quais são seus filmes, séries, animes, livros, jogos ou canal no youtube favoritos? Nos conte o porquê.

Puts, tenho muita dificuldade de definir coisas favoritas. Não tenho uma cor favorita, por exemplo (mas sim uma paleta, haha). De modo geral, eu gosto de conteúdos que me façam trabalhar a imaginação, seja um livro, música, filme, etc. Eu gostava muito de Harry Potter quando era mais nova (li antes do filme, então imaginava os personagens bem diferentes), mas gostei muito de ter lido alguns livros mais “fora” da minha realidade, como Vidas Secas, Capitães da Areia, Crime e Castigo.. No Youtube e Netflix, gosto desde coisas que distraiam a mente e são divertidas, como Diva Depressão, Blogueirinha (melhor do mundoooo, rs) e RuPaul’s Drag Race, ou com um certo suspense/enigma, drama, como Law & Order, How To Get Away With Murder, The Blacklist, The Good Wife, Dark, etc. Em resumo, tudo que tem a ver com um lado mais investigativo/enigmático (não terror) ou dramas com pessoas (mulheres principalmente) fortes.

Qual a playlist da sua vida? Pode ser quantas músicas você quiser :D

Ah, depende muito do meu humor, dia, clima. Eu escuto um pouco de tudo, menos sertanejo, forró, eletrônica e metal/afins. É, talvez eu não seja tão eclética assim, hehehe. Se eu quero começar o dia mais animada, escuto umas músicas pops, uns mpbs, haha. Mas também escuto “rock” mais tranquilo, tipo Red Hot, Paramore, etc. Não tenho playlist fixa, só uma cantora favorita: Avril Lavigne ❤ (não ligo, me julguem, rs)

Qual foi uma das coisas mais assustadoras ou estranhas que você já fez?

Hmm, não sou muito radical (e sério, minha memória está péssima, kkk). O mais assustador, talvez, foi ter ido naquele Sky Coaster (Hopi Hari), umas 3 vezes. Dá o maior medo, mas a sensação depois é muito boa. Pendurar o enfeite de Halloween na Taqtile me deu um pouco de medo também (pela altura, hehe). Pessoas próximas também relataram que às vezes eu falo enquanto durmo 🤔

--

--