Encontre sua tribo: como o time de tecnologia da Quero é estruturado

Thomás Dias
Tech at Quero
Published in
5 min readJan 15, 2020

Nossos times são divididos em tribos e squads, de acordo com a estrutura de negócio da empresa

Vocês já devem ter escutado sobre o famoso “Modelo Spotify”, de divisão de times em Squads, Tribes, Chapters, Guilds, não é? Bem, já escutei de próprios funcionários do Spotify que isso de “modelo” não existe, que os times têm autonomia para se organizar, mas que existe um guia de boas práticas para isso.

Quando a Quero participou do programa de aceleração da Y Combinator em 2016, organizamos os times para se orientarem a métricas e objetivos de negócio - e não a necessidades de stakeholders. A princípio eram três times de desenvolvimento com um responsável por produto gerenciando o backlog de todos eles, e um designer trabalhando com todos.

Com o crescimento da empresa e da quantidade de times, passamos a trabalhar com times multidisciplinares. Cada um deles passamos a chamar de Squads (seguindo o padrão de mercado) e, mais recentemente, organizamos eles em Tribos, cada uma orientada a uma particularidade do nosso negócio. Ou seja, hoje temos grupos de times multidisciplinares que trabalham da forma mais autônoma possível para resolver problemas do nosso negócio.

Como uma edtech, precisamos de um time de tecnologia completo para evoluir novos produtos. Com mais de 150 pessoas, nosso time trabalha para desenvolver quatro grandes produtos e dezenas de serviços e componentes para diversas frentes da educação: ensino superior, LLL (lifelong learning) e K12 (ensino básico).

É nosso trabalho evoluir e manter nossos produtos, entre eles, o Quero Bolsa, nosso marketplace. Nossos engenheiros, PMs, designers, data scientists e engineers trabalham ao lado dos times comercial e marketing com o objetivo de tornar esses produtos conhecidos pelas instituições de ensino parceiras e pelos alunos. Esses objetivos são divididos em três pilares:

  • Disponibilidade e preço: nossos usuários têm acesso aos melhores preços do mercado.
  • Conteúdo: disponibilizamos todas as informações para que os alunos tomem sua melhor decisão.
  • Conveniência: oferecemos a melhor experiência para os alunos entrarem na universidade.

E foi baseado nesses pilares que estruturamos nosso time de tecnologia a fim de alcançar esses objetivos e não perder oportunidades.

Quem compõe o nosso time de tecnologia

O time de Tecnologia da Quero é dividido em duas áreas, Infra e Tech. O primeiro, como o nome já diz, garante todo o suporte que a tecnologia e a empresa precisam, enquanto o segundo desenvolve e mantém os produtos necessários para a empresa continuar alavancando os seus resultados.

A equipe de Infra é composta pelo time de Infra Corp, o qual trabalha para evoluir a infraestrutura de TI, e o time de Data Engineering, que cuida de toda a infraestrutura de dados garantindo que a empresa seja data-driven e data-informed.

Tech abraça nossas squads multidisciplinares, compostas por engenheiros, PMs, designers e data scientists. São times autônomos, responsáveis cada um por sua unidade de negócio. Ao todo, somos 14 squads dentro do Ensino Superior, além das squads de Novos Negócios, que chamamos de K12 e LLL… and counting. Essas últimas são lideradas pelo Diretor de Tecnologia de Novos Negócios, Roger Garcia, enquanto as de Ensino Superior, por mim.

Em qual tribo você quer entrar?

Assim como outras empresas de tecnologia, nossas squads estão dentro de tribos que trabalham em prol de suas unidades de negócio. As tribos do Ensino Superior aqui na Quero são chamadas de B2C, B2B, Quero Pago, Conteúdo, Conveniência e Plataforma.

B2C

As squads desta tribo são responsáveis pelo lado do cliente do marketplace, nossos alunos. Trabalhando junto com os times de Marketing, Growth e Relacionamento, elas cuidam do tráfego, da decisão do usuário e até de ferramentas internas, que auxiliam no contato com os alunos. É o caso do OPA (Painel do Guia do Aluno), desenvolvida internamente e possibilita milhares de atendimentos diários em diversos canais de atendimento, como telefone e WhatsApp.

B2B

Essas squads estão encarregadas de garantir a melhor experiência com os nossos parceiros, as instituições de ensino. Além disso, cuida de toda a modelagem de estoque e catálogo, e da operação disso no marketplace. Trabalha junto com os times comerciais para garantir de fato a disponibilidade e preço do nosso estoque.

Conteúdo

Esta tribo fica em nosso escritório de Fortaleza. Eles mantêm e desenvolvem propriedades relacionadas a coleta de dados gerados por nossos usuários e também referentes às faculdades. Além disso cuidam das dezenas de propriedades de conteúdo da Quero, como a Revista QB e o nosso site de Notas de Corte.

Conveniência

As squads estão localizadas em São Paulo e são responsáveis por desenvolver serviços que trarão — como o nome já diz — comodidade para os alunos. Entre os produtos, temos o Admissão Digital, que permite o envio de documentação guiada para matrícula nas faculdades.

Quero Pago

Esta tribo é responsável pelo desenvolvimento de nossa fintech (sim, você sabia que também somos uma fintech dentro de uma edtech?). O Quero Pago realiza a gestão e cobrança de mensalidades dos alunos e recebíveis das instituições. Entre os serviços, nossos times desenvolvem, por exemplo, as funcionalidades de parcelamento.

Plataformas

Este time ainda em formação, será responsável por garantir e estruturar os componentes de software para garantir que as demais tribos da Quero sejam mais eficientes no desenvolvimento dos produtos. Atualmente atuam na tribo os squads de Cloud Engineering e Design System.

Guildas, orgânicas e de alto alcance

Aqui na Quero, além das tribos, também temos essas comunidades informais que discutem para evoluir um tema específico dentro da empresa. Apesar de não termos atividades para as squads dentro dessas guildas, estimulamos elas. As discussões geradas dentro delas podem levar a resoluções de problemas dentro das squads ou até mesmo dentro da squad de Plataforma, caso seja um problema global.

Entre os exemplos de guildas, temos as de front-end, a de data, a de agile, entre outras. Tanto os participantes quanto os líderes são voluntários durante todos os seus processos e discussão. Algumas delas podem ser canceladas ao longo do tempo, caso as atividades não sejam mais necessárias pelo grau de evolução da empresa. Outras, porém, podem ser sugeridas. É só os interessados procurarem seus heads e assim a mágica começa a acontecer.

Tribos unidas por um mesmo propósito

Divididos em diferentes unidades de negócio e atividades, no fim do dia, nosso objetivo é o mesmo que toda a empresa: elaborar estratégias e construir pontes entre instituições de ensino e aqueles que querem estudar. Nosso papel aqui é fazê-lo levando todos os dias uma experiência digital aos nossos usuários com inovação e propósito sempre.

Se quiser saber mais sobre como cada time trabalha, acompanhe nossos próximos artigos.

Já escolheu sua tribo? Então agora conheça nossas vagas.

--

--