Hipsters Ponto Tech: Débitos técnicos na Quero

Desafios para lidar com eles e superá-los e como pagar essa dívida nos ajudou em um dos dias mais importante da empresa, o Dia do Enem.

leticiayanaguya
Tech at Quero
3 min readMar 3, 2020

--

O débito técnico é algo que faz parte do cotidiano de grande número de empresas de desenvolvimento — principalmente aquelas que, assim como nós, cresceram rapidamente. Se você não conhece o conceito,

débito técnico é o que você adquire quando escolhe implementar uma funcionalidade de certa forma para ganhar mais tempo, com o fim de levar o produto rapidamente ao mercado.

Foi o nosso caso: em cerca de três anos, a Quero Educação cresceu aproximadamente 38 vezes. E, com o crescimento, vieram também os débitos técnicos.

É nesse contexto que eu, João Vitor Alves e Thomás Dias fomos convidados para a participação sobre o último episódio do podcast Hipsters Ponto Tech. Fomos entrevistados por Gabriel Ferreira para contar um pouco de nossas experiências.

João Vitor é desenvolvedor na Quero há seis anos, vivenciando o crescimento rápido da empresa desde seus primórdios. Como tech lead da squad User Decision, tenta alinhar dois objetivos na hora de lidar com os débitos no dia a dia de seu time: eles querem ser ágeis, mas também evitar a dor do desenvolvimento por conta de alguma dívida técnica. Seu time é responsável por cuidar do happy path dos cursos de graduação do Quero Bolsa, disponibilizando o melhor meio para os alunos tomarem uma decisão de onde estudar.

Já Thomás, nosso CTO, é quem levanta a bandeira do pagamento dos débitos técnicos desde que assumiu a liderança de nosso time e sempre mostra à diretoria a importância de fazê-lo lado a lado com o produto.

No meu caso, programo junto ao time de Tráfego, responsável pela aquisição e qualificação de usuários do Quero Bolsa, além gerenciar o rastreio de dados de navegação dos usuários. No nosso caso, tentamos dissolver pendências relacionadas à lista de débitos técnicos junto às tarefas de novas features, sempre alinhados com a inovação e entregas de valor.

Entre os resultados do empenho de cada squad, estamos evoluindo cada vez mais para melhorar experiências do dia a dia do desenvolvedor. São desafios diários, sim, mas tivemos que referenciar o dia mais movimentado na Quero: o dia do resultado do Enem.

Para nos preparar para dias como esse, pagamos alguns débitos técnicos:

  • Colocamos cache nas principais páginas acessadas (como a página de programas de governo);
  • Mudamos a arquitetura de alguns sistemas, migrando para o Kubernetes, a fim de possibilitar o autoscaling e outras melhorias; e
  • Reescrevemos o sistema de envio de e-mails para os alunos, para que aceitasse uma maior demanda, por conta do crescimento da empresa.

Em 2020, no dia do resultado do Enem, chegamos a mais de 3 milhões de sessões durante o dia todo, com o recorde de 47 mil acessos simultâneos, chegando a 10 mil requisições por segundo. E, mesmo nos preparando antes, com essa carga toda, foi (assim como os anos anteriores) um dia que tivemos que nos unir para fazer de tudo para que o site ficasse em pé.

E esse foi apenas um dos “causos de desenvolvedor” que contamos nesse bate papo no Hipsters On The Road. Todos eles alinhados ao tema principal do episódio que norteia, inclusive nosso Manifesto da Engenharia,

“O acúmulo consciente e cuidadoso do débito técnico pode ser uma ferramenta poderosa que nos permite lançar o que estamos construindo mais rapidamente. Assim como com a dívida financeira, sabemos que precisamos recompensá-la ao longo do tempo.”

E você? Quais histórias viveu ao adquirir e/ou pagar um débito técnico? Escute o episódio e comente conosco.

E não se esqueça: nosso time de Engenharia está com vagas abertas!

--

--

leticiayanaguya
Tech at Quero

Full Stack developer at Quero Educação and master’s student in Software Engineering at ITA