Matrícula digital e Nota Quero: conheça os resultados do desenvolvimento dos produtos
Desenvolvendo produtos para aumentar o valor do Quero Bolsa, nosso squad cooperou para levar conveniência aos nossos clientes, alunos e instituições de ensino.
Chamada até então de Conveniência, nossa tribo teve como objetivo desenvolver produtos para reforçar noções de conveniência no Quero Bolsa, nosso principal marketplace. No final das contas, dois grandes destaques do time são os produtos Matrícula Digital e Nota Quero, junto deles, as métricas que apontam o impacto no nosso negócio.
O que são esses produtos
Matrícula Digital é exatamente a pista que seu nome dá: o processo online de submissão de documentos e de todos os requisitos necessários pelos alunos para ingressar em um curso na faculdade. Ele fotografa os documentos requeridos pela faculdade e adiciona as fotos a nossa plataforma. Para cumprir o processo, ele só precisa de um celular, podendo se matricular na faculdade de qualquer lugar.
Outro produto de destaque é o Nota Quero, o vestibular gratuito que acontece dentro do Quero Bolsa. Ele é utilizado para substituir os processos seletivos das faculdades que assim o escolherem.Tudo fica por conta da gente. Assim, as instituições de ensino não precisam se preocupar com avaliação, apenas com a captação dos alunos. Por outro lado, o aluno pode fazer a prova e nós mostramos a ele em quais faculdades ele passou.
Outra opção do Nota Quero é o aluno adicionar a nota do Enem ao nosso site para que façamos o cálculo da média.
Nossa tribo trabalhou para aumentar o valor do Quero Bolsa, que possui três pilares — informação, preço e, enfim, conveniência. Segurando firme neste último, fomos responsáveis também por outros produto: Matrícula Integrada e Carteirinha, sempre com o fim de encontrar nosso product market fit transformando a conveniência em algo desejável para os alunos e faculdades. E…
spoiler alert!
Contribuímos para que as faculdades tenham mais matriculados, garantindo que suas ofertas cheguem aos alunos de maneira orgânica.
Antes de mais nada, as OKRs
Até onde gostaríamos de chegar? No início deste semestre, tínhamos como objetivo garantir aos alunos a facilidade em realizar o processo de matrícula dentro do Quero Bolsa — isso juntamente com o aumento da influência da matrícula digital na venda de ofertas do marketplace.
Para saber se alcançamos, olhamos para indicadores como:
- Vender mais bolsas com matrícula digital
- Diminuição dos pedidos de reembolso.
- Matrícula em até 14 dias para garantia de satisfação dos alunos.
- Reduzir a demanda do atendimento no processo de matrícula.
Métricas, resultados & comparações
Não, não falarei de números absolutos, mas apenas do resultado do último semestre de alta aqui na Quero Educação (entre os meses outubro de 2019 e março de 2020). E apenas com os números de um semestre, conseguimos mostrar o impacto no negócio que almejamos tanto. E, para isso, terei que comparar com um outro produto desenvolvido pela nossa tribo — o Matrícula Integrada (regular).
Antes de mais nada, Matrícula Integrada nada mais é que o processo tradicional de matrícula, no qual é necessário interagir com as instituições de ensino durante as etapas, levando em conta suas próprias etapas.
Para entender o sucesso — ou não — da matrícula digital nas instituições de ensino, avaliamos o número de ordens de matrícula e porcentagem de reembolso, quando o aluno desiste de estudar naquela instituição. Também avaliamos o status pós-compra, tendo em vista a análise de matrícula de risco (quando o aluno pagou a taxa de pré-matrícula para a Quero, mas ainda não se matriculou na instituição), o número de alunos matriculados e também a porcentagem de alunos matriculados.
Em relação a pedidos de devolução da pré-matrícula, devido à facilidade de realizar a tarefa, mostramos que nosso produto está tendo menos reembolsos que em processos utilizando a matrícula integrada.
A consequência disso é que, sim, matriculamos mais quando a instituição de ensino utiliza o serviço digital de matrícula do Quero Bolsa. Em números absolutos e proporcionais, a matrícula comum tem 6,5% mais reembolso que a matrícula digital.
Além disso, após o pagamento efetuado da pré-matrícula e comparando os dois tipos de matrícula, entendemos que, apesar da churn rate ser parecida, temos menos alunos com matrícula em risco e mais alunos matriculados quando usamos a feature digital para o processo.
A velocidade de matrícula também é uma análise importante a ser feita já que garante o sucesso de uma de nossas metas do semestre. No gráfico acima, o vermelho representa desistência, o amarelo, matrícula aberta e o azul são as matrículas feitas em até 14 dias. Com o azul dominando abaixo, mostramos que, devido à conveniência apresentada pelo produto, o aluno se matricula com mais eficiência sem ter que se apresentar no balcão da faculdade.
A conclusão é que a matrícula digital é muito mais rápida em comparação à matrícula tradicional, sendo que, se pensarmos nos matriculados em até 14 dias, 63% a executam digitalmente.
Para o Nota Quero especificamente, estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a experiência do usuário quando for aplicar sua nota. O produto já pode ser utilizado no processo de matrícula digital, sendo que o aluno testa seu conhecimento para saber como ele iria no vestibular tradicional da faculdade.
Em números gerais, só nesse último semestre alcançamos a marca de dezenas de milhares de execuções pelos alunos utilizando o produto, diminuindo cada vez mais a taxa de reembolso de matriculados.
A nossa grande aposta foi aumentar ainda mais a conveniência e, por isso, implementamos o Nota Quero em nosso aplicativo. Apesar de não parecer muito intuitivo realizar uma prova no celular, comprovamos o crescimento na nossa base de alunos realizando a prova no Quero Bolsa por termos adaptado aos seus contextos. Hoje, são quase 200 instituições de ensino parceiras da Quero Educação utilizam este serviço para captar mais alunos.
Benefícios além da conveniência
Durante a pandemia do Covid-19, entre as medidas para diminuir o impacto no mercado educacional, disponibilizamos gratuitamente as funcionalidades da Matrícula Digital para as instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa.
O aluno que quiser iniciar seus estudos no próximo semestre poderá fazer sua matrícula sem correr riscos de contaminação, mantendo as medidas de isolamento social previstas pela Organização Mundial de Saúde. Estamos, neste caso, tentando mitigar ao máximo os efeitos negativos relacionados à captação de alunos pelas instituições de ensino, ajudando-as a enfrentar um problema global.
Para mim, criar produtos como o Matrícula Digital e o Nota Quero é sinônimo da grande missão da Quero.
Nossos produtos têm em sua essência a forma mais pura de seguir com o mote que está estampado em nossas camisetas, que é viabilizar o acesso à educação por meio da tecnologia — diminuindo as distâncias entre os alunos e as instituições de ensino.
Eles apoiam as instituições até nas situações mais atípicas, transformando a conveniência em algo mais, garantindo a segurança das pessoas sem que elas deixem de realizar o sonho de começar a estudar.
Leia também: Alinhamento, essencial para o crescimento