Tech para novos negócios na Quero: K12 e LLL

Conheça o trabalho dos squads que desenvolvem produtos para o ensino básico e educação continuada

Gisela Zaffalon Bobato
Tech at Quero
4 min readJul 8, 2020

--

Com alguns anos de história, a Quero Educação se consolidou no mercado de instituições de ensino superior com o nosso marketplace — Quero Bolsa. Mas você sabia que temos um braço da empresa chamado de Novos Negócios, que conta com um time de tecnologia desenvolvendo produtos para novos investimentos? Pois é, objetivo deste setor da empresa é desenvolver produtos para o Ensino Básico, educação continuada e também para desenvolver estratégias de inbound marketing.

Hoje, vamos apresentar tribo que está concentrada em criar soluções para o que chamamos de K12 (ensino básico) e LLL (lifelong learning). Tanto no K12 quanto no LLL, temos um time de tecnologia que conta com desenvolvedores, designers, product managers e data scientists trabalhando nessas soluções.

Trabalhar com os squads dos Novos Negócios é relembrar os primeiros passos da trajetória da Quero Educação, aproveitando os acertos e os aprendizados com os possíveis erros do passado. É adaptar-se às novas demandas, utilizando o melhor da tecnologia da Quero Educação.

K12 — Quero Escola e Melhor Escola

Há algum tempo estamos apostando nossos esforços no segmento de educação básica, com o Quero Escola, marketplace que disponibiliza descontos para escolas particulares de ensino básico. Essa é uma nova fronteira de crescimento para o setor de edtechs.

Para reforçar e garantir o sucesso, em 2019, fizemos um aporte e incorporamos o Melhor Escola aos nossos negócios. Na época, adicionamos em sua base cerca de 3 mil escolas e 12 mil cursos de nível infantil, fundamental e médio. Com a equipe comercial trabalhando efetivamente para aumentar esses números, o time de tecnologia precisa garantir a execução do projeto para nossos clientes B2B e B2C.

Assim, nossos squads trabalham para manter os dois marketplaces e as duas marcas, Quero Escola e Melhor Escola. “Assim, o maior desafio da Engenharia, por exemplo, é manter a unificação do back-end de ambos sites para sua otimização e também para evitar retrabalhos futuros”, conta Einstein do Nascimento, head de tecnologia da tribo.

O papel do time de tecnologia é manter a evolução do Quero Escola e fazer com o que o Melhor Escola cresça 50 vezes nos próximos quatro anos — resultado que alcançamos com outros produtos da Quero Educação.

LLL — Lifelong learning

Os times de Engenharia, Produto, Design e Data do LLL trabalham para desenvolver produtos para alunos e instituições de ensino continuado. No site do Quero Bolsa, por exemplo, temos seções disponibilizando descontos para cursos de pós-graduação, cursos técnicos, cursos livres, idiomas e até mesmo intercâmbio (em parceria com o Descubra o Mundo).

Com suas devidas particularidades e uma maior granularidade nas parcerias, nosso maior desafio é apostar em tecnologia para fazer possível o “mais com menos”. O trabalho do squad é alavancar o negócio das instituições de ensino parceiras e transformar as possibilidades por meio da tecnologia. “Hoje, nos concentramos no enriquecimento de informações, refatoração do estoque de descontos, além dos esforços em projetos de automação para otimização”, explica Einstein.

Entre para a tribo e escolha um desafio

Entrar para a tribo de K12 e LLL é ter a clareza de que trabalhamos com projeto de alto impacto, utilizando tecnologia como potencializador.

Aqui, devemos nos preparar sempre para a próxima alta temporada de matrículas e vendas de descontos e garantir que, ao vivê-la, os nossos usuários tenham a melhor experiência.

Além disso,trabalhar em nossos squads é ter a oportunidade de viver os desafios de uma edtech no início de sua história, os quais correm em torno de palavras-chave como SEO, leads, CRM, estoque, marketing B2C e B2B.

Einstein também explica que o lado bom disso tudo é que vivemos a emoção do início de uma história, tendo ao lado o suporte de um time bem consolidado da Quero Educação — as tribos do Ensino Superior.

“Contamos com o know-how dessas pessoas e de colaboradores do Melhor Escola, que acumularam resultados positivos em suas equipes ao longo dos últimos semestres”, acrescenta.

No caso de quem viveu o início da história da Quero Educação, é uma oportunidade de brilhar os olhos com a nostalgia do passado, mas com a experiência necessária para prováveis novos desafios.

E, por último e não menos importante, ter a oportunidade de entrar para tribo de Novos Negócios, trabalhando nas squads de K12 e LLL, é fazer parte dessa jornada com autonomia e alcançar um grande e nobre objetivo: encurtar as distâncias da educação (básica e continuada).

Quer fazer parte deste desafio e entrar para nossa tribo? Estamos com vagas abertas.

Leia também:

--

--