Mantendo o foco com a técnica de Pomodoro

Dani Monteiro DBA
Tempestade de Dados
1 min readJul 2, 2017

Com um mundo de informações a minha volta, estou tentando aumentar a minha produtividade e ler dez mil coisas nas minhas horas vagas, entenda como metrô, ônibus, filas e no fim de semana.

O problema é que sou uma pessoa dispersa e extremamente agitada… E por isso até leio rápido, mas às vezes eu leio e só memorizo 20% daquilo que eu acabei de ler. Como o tempo passa rápido e eu não tenho tempo para ler e reler a mesma coisa resolvi buscar maneiras de melhorar a minha memorização e usar melhor meu tempo. Além do SQ3R eu estou usando também a regra de Pomodoro… Basicamente ela consiste em ler durante um período de 25 minutos sem parar, depois deste tempo é feita uma pausa curta de 5 minutos. Faço este ciclo de leitura e repetição 4X e tenho uma pausa mais longa de 15 minutos.

Para mim está dando super certo, tenho conseguido me concentrar e este fds li muito mais.

Estou usando um aplicativo chamado BeFocused que está me ajudando a controlar os tempos.

O tempo não para e a tecnologia também não… Então o negócio é manter o foco!!!

Espero ter ajudado!!!

Dani

--

--

Dani Monteiro DBA
Tempestade de Dados

DBA por paixão… Desenvolvedora por curiosidade… Arquiteta de Dados por profissão. Blog: DB4Beginners.com Twitter: @DaniMonteiroDBA Facebook.com/DB4Beginners