A nostalgia da nostalgia

Izabelle Cristine
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

Você já se perguntou o porquê de praticamente tudo o que está em alta recentemente é baseado em estilos retrô?

“A nostalgia foi mostrada para neutralizar a solidão, a ansiedade e o tédio.”

disse John Tierney do The New York Times.

Pesquisas indicam que esse hábito além de racional também é saudável!

Nessa era de grande impacto nas mídias digitais, a construção de conexões sociais por meio da nostalgia é uma maneira fácil de ter um contato mais direto com os telespectadores e usuários. A associação das marcas com referências dos anos 70, 80 e 90 acaba humanizando as mesmas, mantendo conexões significativas entre o passado e presente. Esse conceito também é conhecido como retrofuturismo e é melhor detalhado no texto Retrofuturismo de Rubens Paulico.

Um grande exemplo é a série “Stranger Things”, uma das séries mais famosas da atualidade. A série mostra várias referências nostálgicas, principalmente dos anos 80, como E.T e Goonies.

Painel de referências relacionadas aos anos 80.

Além de manter as referências cinematográficas, a série também desfruta dos penteados e a moda dos anos 80. Apesar de todas essas referências, o show ainda possui uma personalidade única — e é isso que liga o telespectador a série. E essa nostalgia não está somente aplicada à referências de produções atuais, mas também aos chamados remakes que estão sendo lançados e relançados nos últimos anos. Em outro artigo de Paulico: Anos 80 e 90: Nostalgia no Entretenimento, são citados diversos exemplos dessas produções.

O interessante é que além dos filmes e séries, o tema retrô vai muito além. Já chegou até o mundo da moda, videogames, blogs, músicas e decoração.

Nos jogos ainda temos a regressão indo mais fundo com diversos aspectos como o resgate dos jogos lowbits e os chamados jogos indie, que nada mais são do que uma busca pela nostalgia ou uma nostalgia não-intencional — proporcionada por falta de orçamento e produção — que acaba por fazer sucesso com o público.

Sobre esse tema, Eric Figueira em seu artigo Regressão Visual afirma que:

(…)o estilo visual que antes era ditado pela limitação de software e hardware, foram trazidos de volta como estilo “indie” pela limitação de recursos, e começou a ser considerado com um estilo visual bem consolidado, e começou a ser uma escolha visual artística, e não mais uma limitação.

Outra mídia onde essa nostalgia se faz muito presente é no Tumblr. No texto Estilo Tumblr, Julia L. Luiz conta um pouco sobre o tipo de conteúdo publicado e consumido nessa rede social. O Tumblr é conhecido por ser uma das redes sociais com mais conteúdo retro, vintage, hipster e oldschool onde seus usuários geralmente refletem esse aesthetic e por isso o termo “estilo Tumblr”.

Ótimo exemplo desse conteúdo é o blog Soviet Postcards, um blog dedicado à postcards e ilustrações realizadas por artistas da União Soviética na década de 50/60.

Print da mainpage do blog Soviet Postcards.

Ao que se percebe, a nostalgia vai muito além dos anos 80 e reflete em todos os aspectos possíveis, on e offline. Cada vez mais os usuários se interessam por cores, roupas, músicas, mobílias, artes, etc que remetem ao passado e esse passado se torna cada vez mais distante.

Ao contrário do que se achava sobre o futuro no século XX — com os tais carros voadores, luzes para todo lado, minimalismo, refinamento de materiais e métodos — , nós estamos mais interessados em resgatar e fazer um remake dos estilos e aspectos que eles tanto desejavam superar. Quem diria, não é?

--

--