Interfaces remotas

Ryan Lopes
Tendências Digitais
2 min readJun 19, 2017

Com o avanço dos serviços remotos, podemos fazer muitas ações diretamente do nosso computador ou smartphone. Enviar arquivos, compartilhar fotos e vídeos, pagar boletos, entre outras coisas, são recursos dessa tecnologia. Existe também a nuvem, que funciona como um meio de armazenamento, acesso e compartilhamento de dados na internet, ou seja, você pode enviar dados para um local de armazenamento e acessar de onde quiser, desde que tenha internet. Muitos utilizam a nuvem como backup de arquivos do seu computador ou celular, a fim de manter seguro as informações de possíveis perdas.

Computadores estão começando a ser feitos para funcionarem diretamente com a nuvem, sem a necessidade de ter uma quantidade alta de memória de armazenamento. Um exemplo é o Solu, que é um computador ligado a nuvem, podendo ser conectado a um monitor e teclado ou se preferir utilizar diretamente em sua interface. A vantagem desse computador é não ter a necessidade de fazer backups diários, com medo de perder arquivos importantes, tudo o que for utilizado no Solu, vai diretamente para a nuvem.

Computador remoto Solu

Outro recursos que a tecnologia remota proporciona, é o uso de smartphones para controlar sua casa, onde objetos conectados ao seu celuar, obtêm informações suas e do seu lar, com o objetivo de proporcionar diversas ações que o ajudam, podendo ser acessado de qualquer lugar. Com isso, há uma necessidade de aplicativos intuitos e fáceis de utilizar

Nest Cam: Outdoor é uma câmera que pode ser acessada via celular de qualquer lugar, onde você pode ver o que está acontecendo na sua casa. Caso alguém esteja no alcance da câmera, a Nest Cam envia notificações de movimento, onde você pode conectar seu celular e falar através da câmera.

Video sobre a Nest Cam: Outdoor

O uso remoto é algo que tende a crescer muito, pois há uma necessidade de ter as coisas aqui e agora. Uma barreira, é a falta de confiança na utilização de suas informações nesses locais de compartilhamento. Para onde vai e quem tem acesso, são perguntas frequentes sobre essas tecnologias.

--

--