Aplicativos para Jogos de Tabuleiro

Bruno Burigo Guimarães Back
Tendências Digitais
4 min readNov 12, 2017
XCOM

Antes os jogos de tabuleiro contemplavam , peças, dados, cartas , livro de regras, fichas, tabela de pontuação e é claro o próprio tabuleiro. As regras eram mais simples, depois vieram com temáticas (o que tornava o jogo infinitamente mais interessante), aí vieram jogos em que eram possível jogar cooperativamente trazendo mais uma maneira de jogabilidade. Agora os jogos de tabuleiro estão trazendo mais uma inovação para seu mundo: os aplicativos.

Existem jogos de tabuleiro que incorporaram o aplicativo como um requisito para poder ser jogado, tornando-o parte dos componentes necessários. O jogo XCOM : Board Game possui uma série de cartas, fichas e miniaturas; para até 4 jogadores, é cooperativo onde cada um é responsável por um setor a fim de repelir uma invasão alienígena, sendo esta controlada por um aplicativo de software gratuito. Assim o aplicativo é essencial para conseguir jogar o jogo, pois é através dele que é determinada onde a invasão acontecerá no mapa múndi.

Alguns board games requerem uma contagem de pontos utilizando papel e caneta, o que para muitos jogadores é maçante assumir esta função, além de que muitos jogos possuem um sistema de pontuação mais complexo, porém com o aplicativo fica mais fácil e compreensível o registro de pontos dos jogadores. Um exemplo disso é o jogo 7 Wonders:

Além de facilitar a contagem de pontos o aplicativo também fornece as regras do jogo, o que também é um grande facilitador, em vista da possível perda do livro de regras físico.

Outro fator importante em relação aos aplicativos para jogos de tabuleiro é que além de poderem ser uma ferramenta para o jogo físico, eles também estão incorporando o jogo como um todo. Existe a migração completa do jogo de tabuleiro para o meio digital como no exemplo anterior de 7 Wonders, onde é possível jogar sem um tabuleiro tradicional usando somente o iPad.

Existe a possibilidade de jogar no modo local e também no modo on line com outros jogadores, mas uma novidade que o jogo tradicional não possui é que através do aplicativo é possível jogar contra uma Inteligência Artificial, ou seja, é possível jogar mesmo estando sozinho.

Outra vantagem do uso dos aplicativos é que os ícones do jogo ficam mais visíveis, como o destaque das cartas que o jogador pode e não pode jogar no momento, contribuindo para uma sessão de jogo mais eficiente, sem precisar parar o jogo e perguntar para os outros “por que não posso usar esta carta mesmo”? A interface do aplicativo utiliza de meios para tornar o jogo o mais claro possível para seu jogadores, nada mais lógico do que utilizar a gamificação da interface para tornar isso uma realidade. Utilizando os próprios meios gráficos do jogo de tabuleiro fica fácil tornar a interface do aplicativo em algo intuitivo e de fácil manipulação, o touch screen cria uma interação rápida e prática, tornando a experiência de jogar em algo agradável e prazeroso.

É inquestionável que os aplicativos estão mudando o jeito de jogar board games, seja para facilitar um ponto específico, uma ferramenta própria do jogo ou um meio de jogar à distância, cada vez mais existirão novas maneiras de aplicar estes dispositivos na experiência de jogar, tornando-a em algo único. Entretanto acredito que isso não extinguirá com o tradicional jogo de tabuleiro, ainda existem muitos jogos que não requerem qualquer influência do meio digital para poderem ser jogados, os aplicativos ao meu ver são mais um meio de aproveitar o que o jogo tem a oferecer , uma ferramenta que pode trazer benefícios, mas que não é indispensável (claro que tirando alguns casos como XCOM), para os jogos de tabuleiro.

Referências:

Lista de jogos de tabuleiro que usam tecnologia (Apps e etc): https://www.ludopedia.com.br/lista/1320/jogos-que-usam-tecnologia-apps-etc

--

--