Biometria

Fabio Furtado
Tendências Digitais
6 min readJun 15, 2018

A evolução da biometria pode possibilitar novas formas de interação, autenticação e segurança nas interfaces digitais.

Há alguns anos atrás o scanner de íris e portas operadas por impressão digital eram considerados ficção científica, mas hoje a biometria já está sendo utilizada de muitas formas na tecnologia, como por exemplo na autenticação e desbloqueio de smarphones mais modernos, e na validação do voto nas eleições no Brasil, além de muitas outras utilidades que estão sendo exploradas. Mas a biometria é uma tecnologia que ainda foi pouco explorada quando se trata de interfaces digitais, existem muitas possibilidades de uso dessa tecnologia para evoluir a forma que interagimos em interfaces, além de deixar o ambiente virtual mais seguro.

Mas afinal o que é a Biometria?

Biometria é basicamente o estudo das características físicas e do comportamento dos seres vivos. O termo Biometria significa Bio (Vida) + Metria (Medida).

A Biometria é principalmente utilizada como uma maneira de identificação única de indivíduos, através da análise de suas características físicas, biológicas e comportamentais. A biometria vêm se mostrando muito útil para a segurança nos últimos anos, possibilitando a criação de equipamentos que auxiliam no reconhecimento de pessoas, investigação criminal, controle de acesso, etc. Essa tecnologia já está sendo utilizada por muitas empresas, instituições governamentais, aeroportos, agências bancárias, urnas eletrônicas, etc. A Biometria possui vantagens sobre os outros métodos de segurança por conta da singularidade das características dos seres vivos, o que facilita que sua aplicação seja bem sucedida.

“Embora tenham se tornado famosas há pouco tempo, as técnicas de reconhecimento por meio das características das pessoas já eram utilizadas na China no ano 800 d.C, quando comerciantes confirmavam a identidade de seus clientes por meio da impressão de suas digitais em tábuas de barro.”

Fonte: Tecmundo.

Para a realização de uma identificação biométrica, o sistema necessita de alguma característica biológica da pessoa, como por exemplo a íris dos olhos, a digital nos dedos, a palma da mão, a voz, a maneira de caminhar, expressões do rosto, fios de cabelos, etc.

O processo de um sistema biométrico pode ser resumido em três principais etapas, sendo elas: a coleta da amostra, a remoção de uma amostra e por último a análise e comparação com as amostras de outros seres vivos. Existe também a biometria comportamental, que é um pouco mais avançada e complexa, pois ela se baseia em como os seres agem diante de várias situações, como eles reagem em situações de perigo por exemplo, ou apenas pelo jeito de caminhar, ou pelo movimentos com as mãos o sistema já consegue identificar o individuo. Essa tecnologia de biometria comportamental esta se desenvolvendo e no futuro pode se tornar uma da principais formas de identificação e segurança na sociedade.

Um dos métodos mais utilizados e eficientes de sistema biométrico atualmente é feito pela identificação da íris do olho, pois ela esta sempre visível no ser humano, além de possuir características muito heterogêneas e singulares.

Esses são os principais sistemas de leitura biométrica atualmente, segundo o site CanalTech:

  • Impressão digital: Captação das linhas da impressão digital por meio de um leitor biométrico que impulsiona o sistema a compará-lo com seu banco de dados.
  • Reconhecimento facial: Realiza a leitura dos traços do rosto de um indivíduo.
  • Veias: Realiza a captação de informações baseados nos volumes de veias aparentes do corpo de uma pessoa.
  • Identificação pela íris : Fotografia da íris do olho realizada sob uma iluminação infra-vermelha.
  • Identificação pela retina: Informações são coletadas por meio de um foco de luz.
  • Geometria da mão: Envolve a identificação do tamanho, da estrutura e da posição da palma da mão de uma pessoa.
  • Reconhecimento de voz: Analisa a sonoridade, a gravidade e os sinais agudos de uma voz. Pode falhar, visto que existem pessoas que sofrem mudanças na estrutura oral.
Animação mostrando um exemplo da execução de biometria por reconhecimento facial.

Mas como a Biometria interfere nas Interfaces Digitais?

A biometria possui um potencial muito grande a ser explorado em interfaces digitais, podemos ver isso com os modelos recentes de smartphones no mercado, o Samsung S8 e o Iphone X, em que o sistema biométrico já vêm integrado com o equipamento para auxiliar na segurança e desbloqueio do telefone celular. A biometria pode ser aplicada em aplicativos, redes sociais, email e outras diversas contas digitais como forma de substituição da tradicional tela de login, deixando a vida digital muito mais segura. Uma tendência também que está crescendo são os bancos digitais, como o Nubank por exemplo e até mesmo o bitcoin, e com a biometria aplicada nas interfaces possibilitaria uma maior segurança de sua carteira digital.

O mercado atual da tecnologia biométrica em interface digitais ainda é pequeno, mas o tudo indica que é uma área da tecnologia que pode crescer muito nos próximos anos, e vai dificultar a vida de muitos hackers. Vamos poder utilizar a nossa voz, íris e retina, rosto, ou impressão digital no lugar das senhas, nunca mais teremos problemas em em esquecer senhas e ficar dependendo de recuperação por email, não teríamos problemas ao deixar a conta do Facebook aberta em um outro computador também pois nenhuma outra pessoa conseguiria utilizar sem a mesma biometria do proprietário da conta, aumentando a preservação da privacidade no ambiente digital que atualmente preocupa muitas pessoas.

Aplicativo que utiliza a biometria em sua interface.

Com a biometria aplicada nas interfaces muitas telas poderiam ser descartadas possibilitando novas criações de layouts e designs, provavelmente surgiram novas tendências derivadas da biometria, e os desenvolvedores entrariam em uma competição no mercado em disputa da melhor forma de aplicar essa tecnologia em suas interfaces, os pagamentos online tornariam-se bem mais fáceis e seguros, provavelmente um sistema biométrico começara a vir integrado a todos os novos computadores e smartphones.

Nessa matéria são apresentada algumas aplicações da biometria para web.

Enfim são muitas as vantagens da biometria quando aplicada na vida digital através das interfaces que nem conseguiria ficar imaginando todas as possibilidades que essa tecnologia pode gerar, definitivamente uma tendência que vai impactar na tecnologia e nas interfaces.

Referências:

Artigos Acadêmicos:

--

--